13

Começa a “desintrusão” da reserva Awá-Guajá…

we

Família se prepara para deixar casa em que viveu por anos, mesmo sem ter ainda para onde ir

Dois dias antes do prazo, o Exército começou ontem a retirar as famílias remanescentes da área que a Justiça Federal – baseada em relatório de uma antropóloga da Funai – entendeu pertencer a uma tribo nômade Awá-Guajá.

No total, 1,2 mil famílias foram retiradas da área em que vivam há anos.

As que estão sendo retiradas desde ontem pelo Exército foram as que não saíram por livre e espontânea vontade dentro do prazo dado pela Justiça.

O clima é tenso na região.

we2

Homens do Exército pressionam famílias a deixar a região agora considerada indígena

Para o deputado federal Weverton Rocha (PDT), a ação é uma injustiça com as famílias.

– Uma ação como esta, inspirada em questão da Funai, serve apenas para tirar a paz destas mais de 1,2 mil famílias – lembrou o parlamentar.

Além de Weverton Rocha, apenas o deputado estadual Neto Evangelista (PSDB) discutiu o assunto publicamente.

A questão da reserva Awá-Guajá não foi agendada por nenhum órgão governamental e nem ganhou a pauta política dos candidatos a governador do estado.

As 1,2 mil famílias retiradas da área ainda não tem para onde ir, já que o Incra não definiu nova área de assentamento para recebê-las.

Na região ficarão cerca de 400 índios…

As imagens são da Fanpage de Weverton Rocha no facebook

Marco Aurélio D'Eça

13 Comments

  1. Fico triste quando vejo comentários de que a região é de dominio de madeireiros. Isso não é verdade! quem conhece a região sabe que tem muitas familias de agricultores, pequenos pecuaristas e estes que conseguiram crescer dentro da área com fruto de seu trabalho, isso sim é que deveria ser divulgado a nível nacional, pois o que o Governo Federal está fazendo é patrocinando o ÊXODO RURAL no país que tão pouco planta. Aqui em Zé Doca, criou-se na década de 60, um dos maiores projetos agricolas do Brasil, chamado até pelo presidente JK de a redenção do nordeste. SUDENE depois COLONE, hoje nenhum investimento, tudo só engodo deste governo.

  2. O que é que madeireiro produz? Só DEVASTAÇÃO; para apoiá-los levaram muitos forasteiros para a região, é uma grande sacanagem.

  3. Esses 400 índios agora vão otimizar a produção de maconha, porque é só o que sabem fazer.

  4. Engraçado que quase nenhum político tá dando apoio pra essas famílias, né? Só o deputado Weverton Rocha que mostra se importar de fato com a situação desse povo.

  5. Como a “justiça” não faz nada para impedir a desintrusão nessa região? É um absurdo milhares de famílias sem teto, isso é um desrespeito incalculável. Temos que unir forças junto ao Deputado Weverton Rocha para podermos vencer a retira dessas famílias. Por que outros políticos não fazem nada para interferir nisso? Cadê as autoridades?

  6. CADE ROSEANA QUE NÃO VEM AQUI FAZER NADA POR ESSAS PESSOAS? NÃO VEM PORQUE NÃO QUER CONTRARIAR DILMA, TA PENSANDO SO EM ELEIÇÃO E O POVO QUE SE VIRE.

  7. Não dá pra entender por que só o Weverton se manisfestou em Brasilia a favor dessas familias, será possivel que o governo federal realmente desabrigará todo esse povo, sem dá um lugar para eles viverem, deixando toda uma vida pra tras, tudo que batalhou para conseguir na vida, idosos que não tem mais forças para recomeçar. Muito injusto isso.

  8. Isso é desumano. Essas famílias serão desabrigadas, como viverão? Eu assisti o pronunciamento do deputado Weverton Rocha e vi que ele é quem se preocupa realmente com essa situação. Weverton, confio no seu trabalho em prol dessas famílias. Tomara que a gente consiga reverter o caso.

  9. Cade as autoridades para intervir em uma hora dessas? Pra onde essas fimilias irão? É uma vergonha ver que somente Weverton Rocha e Neto Evangelista se preocuparam em levantar esse assunto na camara. E agora???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *