4

Volto atrás, sim! Com o erro não há compromisso…

http://www.afiliadosedinheiro.com/wp-content/uploads/2013/09/1.jpgComo tudo o que este blog faz – ou deixa de fazer – ganhou forte repercussão o post “Desagravo aos advogados Gilson Ramalho e Ana Valéria…” ganhou forte repercussão nos meios socio-políticos.

Pessoas bem intencionadas e gente de má-fé tentaram interpretar o fato da maneira como achavam mais convenientes a si próprio; mas o fato é que a publicação do post, longe de ser uma imposição judicial, foi uma decisão do próprio blog.

O blog entendeu ser mais correto encerrar uma ação judicial desgastante. Mesmo por que, nada tem de pessoal, político ou profissional contra os dois advogados que o acionavam.

E a decisão do desagravo foi tomada com toda dignidade e sem nenhuma vergonha ou constrangimento.

Nestes oito anos de existência, esta não foi a primeira e – espera-se – nem será a última decisão deste tipo.

Várias ações foram encerradas desta forma, por serem entendidas como desnecessárias, desgastantes ou por ter perdido o sentido para uma ou para ambas as partes.

Outras ações, o blog prefere manter em todas as instâncias da Justiça por entender absurdas e injustas. E faz questão de levá-las às últimas consequência até provar os equívocos de seus argumentos.

E com esta postura, jamais perdeu uma causa ou foi condenado pelo exercício da liberdade de expressão.

Mas o título acima veio a  calhar também diante das especulações do fato.

Este blog não tem, nunca teve e nunca terá compromisso com o erro.  Este blog reconhece quando quando se equivoca; e faz questão de expor e corrigir o erro publicamente.

Com toda dignidade e sem nenhum constrangimento.

Vários exemplos podem ser lidos nos arquivos ao lado. Inclusive em relação a personagens públicos que têm este blog, equivocadamente, na cota de adversários pessoais.

Este blog reconhece quando erra por que não tem inimigos pessoais. Não trabalha com ódio ou rancor, mas apenas com a expressão pessoal baseada em sua visão de mundo e no que acredita.

É por isso que se mantém como o blog de maior influência e credibilidade  nos círculos de poder.

Servindo, inclusive, de pauta para outros blogs, como no caso acima.

É simples assim…

Marco Aurélio D'Eça

4 Comments

  1. ão seria melhor vc ser mais profissional e não publicar injúrias e difamação. Com certeza vc teria mais credibilidade. Me permita discordar, mas se não fosse a ação judicial vc jamais se retrataria. Duvido.Vê se publica meus comentários.

    Resp.: Amigo, não há nenhuma – mais nenhuma mesmo – decisão da Justiça, nestes oito anos de blog, confirmando que eu publico injúria ou difamação neste blog. O que há são pessoas que acham que eu as injuriei. Mas daí, de ele acharem e a Justiça entender que têm razão, é um longo caminho. Você não pode, só por que alguém me processou achando-se caluniando, acreditar que é ele, e não eu, quem tem razão. Não basta que a pessoa se sinta injuriada ou caluniada, meu caro. É ela que precisa provar que foi vítima disso. E para provar, é preciso que ele prove que eu sabia que ele não cometeu erro algum e, mesmo assim, publiquei. Calúnia é isso: é publicar algo contra alguém que você sabe que não é verdade. Mas como ele pode provar que eu sabia que não era verdade quando decidi publicar?

  2. Reconhecer um erro, reparar uma injustiça cometida é um ato de coragem e grandeza.
    Decisão como essa é que se espera de todos aqueles que lidam com informação…
    Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *