0

Eleição indireta: linha de sucessão na Assembleia se encerra com Arnaldo Melo…

governo

Cleonice e Arnaldo: ele pode assumir e pasar para ela…

Muitas análises nos últimos dias – inclusive deste blog – apontaram a impossibilidade de a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Cleonice Freire, assumir o governo – por 30 dias – após eventual renúncia da governadora Roseana Sarney (PMDB).

Mas esta possibilidade é real a partir de um simples movimento: o presidente da assembleia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB), assumir o governo.

A partir da posse de Melo no posto de Roseana – para os primeiros 30 dias antes da eleição indireta – a linha de sucessão deixa a Assembleia e passa a ser do Tribunal de Justiça.

Arnaldo Melo pode, por exemplo, ficar 15 dias no cargo – enquanto o presidente em exercício da Assembléia, Max Barros (PMDB), organiza o processo de escolha do novo governador pelos deputados.

Após o 15º dia, Arnaldo renunciaria, abrindo exatamente para a presidente do TJ, que ficaria no posto até a posse do novo governador escolhido na Assembleia.

Desta forma, Arnaldo Melo teria condições de assumir o governo e, ao mesmo tempo, preservar os seus direitos eleitorais na Assembleia, já que não ficaria no governo além do dia 6 de abril, período já vedado pela Lei Eleitoral.

E esta possibilidade está sendo discutida amplamente nos bastidores…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *