20

E São Luís não existe no Carnaval do Brasil…

http://www.blogsoestado.com/zecasoares/files/2012/02/bichoterra.jpg

Bicho Terra: tão bom quanto o melhor do Rio e de Salvador

O boicote da grande mídia paulista-quatrocentona-falida-e-antinordestina a tudo de bom que possa ser mostrado pelo Maranhão continua intenso no Carnaval.

Para a Rede Globo, Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo e seus satélites na Internet simplesmente não existe carnaval no Maranhão.

Até o Ceará, sem tradição carnavalesca alguma, de domingo para cá, já teve pelo menos quatro matérias exibidas em rede nacional – de um esquisito campeonato de fantasia a um bloco sem graça formado por agricultores.

Mas de São Luís, absolutamente nada.

Na Globo, na Record, na Band e nos portais há destaques para tudo. Do repetitivo axé baiano ao primitivo e animalesco maracatu pernambucano.

Mas São Luís, com toda sua riqueza cultural, seus diversificados ritmos carnavalescos, é simplesmente ignorada. Nenhuma matéria tem destaque nas redes.

http://www.cultura.ma.gov.br/portal/sgc/modulos/sgc_sede/noticia/img_noticia/2011.02.16-PreCarnaval_no_centro_historico__foto_Antonio_Martins1.jpg

Como em Minas e em Olinda, aqui também se dança entre casarões coloniais

E o Maranhão tem uma riqueza a mais: tudo o que tem nos grandes centros do Carnaval, aqui também tem. Da escola de samba ao trio elétrico; dos blocos de rua aos folguedos traidicionais.

Mas só em São Luís tem coisas como o Tambor de Crioula, os blocos tradicionais, as tribos de índio, o Fofão, o Bicho Terra, os blocos do Reggae e o Cacuriá.

Nos últimos anos, o que se mostrava do Maranhão eram apenas coisas bizarras, como uns tais “homens da lama”, as corridas de carroças  ou o desnecessário “Pela Porco”, coisas que vendiam o Maranhão como terra de nativos selvagens.

http://www.blogsoestado.com/danielmatos/files/2013/01/carnaval-programa%C3%A7%C3%A3o.jpg

O reggae nos desfiles de Carnaval: só aqui no Maranhão

Por que é isso que rende para as grandes redes.É esta a imagem do Maranhão que eles querem construir.

E os pobres repórteres, pautados que são, aceitam submeter a cultura do estado a este vexame em troca de alguns segundos em rede nacional.

Mas este ano, nem o grotesco ganhou pauta nas emissoras nacionais.

Há um boicote assumido das emissoras de TV, dos jornais e das revistas a tudo que pode ser considerado bom e bonito no Maranhão.

A pauta quer mostrar só o feio, o ruim, o desgastante.

E em 2014, a tendência é piorar, afinal, é ano eleitoral.

E todos sabem o objetivo da mídia quatrocentona e de ses soldados no estado…

Marco Aurélio D'Eça

20 Comments

  1. meu caro, imagina o turista perguntando numa agencia de viagem sobre o carnaval de são luis:
    aeroporto? em reformas…
    sai na av. guajajaras engarrafamentos e buracos de toda a sorte
    praias poluídas
    hotéis caros
    alimentação e bebidas na orla a preços abusivos
    bandidos de pedrinhas colocando fogo em ônibus
    caema despejando esgoto nos rios
    água potável “um dia sim, oito não”!
    qual maluco tem coragem de pular carnaval em sls?

  2. Reggae não tem nada conosco pra se dizer que construímos isso. Então não se pode dizer que é uma marca genuinamente maranhense. Tambor de criola é coisa de festejo. Apenas foi incorporado nesses eventos carnavalesco por conta de programas culturais. Bom e genuinamente nosso são os blocos de rua e o fofão!

  3. Isso é perfeito!!!! Já imaginou o Maranhão sendo conhecido como o único estado do Brasil a não ter essa imundície e porcaria de carnaval? Seria muito bom.

  4. marco,
    Carnaval em RITMO DE ROCK. Esse não é nosso carnaval. Então a mídia tem razão.Isso parece concerto de Rock-Rio fora de época.
    Um abraço

    Resp.: eu gosto.

  5. Não vejo nada demais nisso, ora o Maranhão nunca teve uma tradição carnavalesca, a verdade tem que ser dita, o que se tem para mostrar aqui?!Desfile, “cópia” do Rio de Janeiro, na verdade tudo aqui no Maranhão é copiado de algum outro lugar… E pelo amor de DEUS, BICHO TERRA tá em todas, carnaval, ano novo, são joão, marafolia, eita faturamento…

  6. É só fazer um bloco dos “Santinho” de PEDRINHAS que a GLOBO vem correndo pra transmitir.

  7. o seu comentário é muito infeliz.No ma.tem realmente muitas coisas boas pra se ver no carnaval. Pra que trazer paralamas etc.

  8. o maracatu é uma manifestação afro, assim como os blocos tradicionais daqui, o bumba meu boi, e o próprio bicho terra, todos tem relação com as religiões afro descendentes. chamar ele de primitivo, é de uma ignorância sem tamanho. puro exemplo de preconceito. o mesmo preconceito que algumas pessoas do sul tem em relação ao nordeste, sua população e suas variadas manifestações culturais. voce pode não gostar, tem todo direito, mas usar desses preconceitos, que em qualquer universidade ou empresa jornalistica acredito serem ultrapassados: “primitivo” sim é jargão de gente do inicio do século passado.

    Resp. Você não me persuadiu. Continuo achando maracatu primitivo.

  9. Caros leitores, bom mesmo seri se não houvesse carnaval. Para quê aderir a essa festa tão repetida que só serve para o incentivo ao consumo de álcool, apelo sexual, prostituição, vandalismo e tantas outras mazelas bem conhecidas pelos brasileiros?
    Que tal deixar o Maranhão com suas festas e costumes tradicionais?
    Quero ver mesmo o Maranhão dar show é no ensino, na saúde e principalmente, no respeito aos direitos das pessoas, em todos os sentidos!

  10. CARO MARCOS
    NESTE PONTO CONCORDO COM VOCÊ,MAIS OS CULPADOS DESTE ATRASO E ABANDONO NACIONAL SÃO NOSSOS GESTORES QUE ESTÃO A FRENTE DO TURISMO,DA CULTURA NA DIVULGAÇÃO MAIS AMPLA DE NOSSA CULTURA JUNINA E CARNAVALESCA.O PIOR QUE TODO ESTADO PRINCIPALMENTE NOS MUNICÍPIOS ESTES PREFEITOS OPORTUNISTAS FECHAM GRANDES CONTRATOS COM BANDAS E TRIOS BAIANOS,GRUPOS DE FORRÓ CEARENSE TODA PORCARIA DE FORA ELES TRAZEM PARA ANIMAR EM SUAS CIDADES ENQUANTO SEUS ARTISTAS E REPRESENTANTES DA CULTURA POPULAR FICAM COM PIRES NA MÃO,E O POVÃO ABESTALHADO AINDA SAI DE SUA CASA PARA PRESTIGIAR ESTES LIXOS.FICA DIFÍCIL VALORIZAR O QUE É NOSSO POIS A PRIMEIRA BARREIRA ESTAR NESTES GESTORES QUE PROMOVEM ESTA IMPORTAÇÃO MEDIOCRE.

  11. ESSES INCONFORMADOS NÃO ACEITAM QUE SEJAM DIVULGADOS O QUE TEMOS DE POSITIVO EM NOSSA TERRA. MAS O QUE IMPORTA É QUE NÓS MARANHENSES VALORIZAMOS AS NOSSAS RAÍZES.

    Meus bravos e bravas, essa matéria relata exatamente o histórico e reflexões de quem de fato está antenado com a vida cotidiana do MARANHÃO e principalmente, com o da sua CAPITAL a nossa querida São Luis.

    MEUS BRAVOS E BRAVAS, segundo os indícios todos nós sabemos de toda uma armação para desmontar o MARANHÃO e DESMORALIZAR o GOVERNO ROSEANA SARNEY. Eram manchetes de todos os cantos da mídia nacional focando tudo o que não presta aqui no ESTADO. Nós MARANHENSES, fomos tratados como analfabetos, ridículos e de pobres miseráveis. A humilhação foi a estratégia de quem se fingem passar por OPOSIÇÃO, como ponto forte no tudo ou nada pelo PODER.

    O folclore, o carnaval e outros tradicionais eventos culturais do MARANHÃO, sempre foram enterrados por personagens de OPOSIÇÃO, e principalmente pelos traidores com fingidos de OPOSIÇÃO quando tiveram no GOVERNO. Isso no ponto de vista de quem acompanha a vida cotidiana do MARANHÃO jamais vai deixar de dizer que isso não era para afetar diretamente AQUELA QUE SEMPRE GOSTOU E RESPEITOU AS NOSSAS ORIGENS E RIQUESAS CULTURAIS, a atual GOVERNADORA DO MARANHÃO. claro que todos sabem que é uma política pregada para desestimular os celeiros das artes culturais do nosso querido ESTADO. Com isto, mexendo direto com quem sempre defendeu nossas raízes. A mídia nacional por alguns profissionais já são articulados para não mostrarem o que temos de atrativos nesses períodos, principalmente agora com as eleições que se encontram bem próximas.

    Se observarmos, a GOVERNADORA ROSEANA SARNEY não tem um CARNAL que ela não esteja no meio da folia aqui na sua terra natal. E NO SÃO JOÃO, não tem um que ela não está no meio da boiada e batalhões SEMPRE PRESTIGIANDO AS RIQUESAS E ORIGENS DE SEU POVO E DE SUA TERRA, já outros fingidos eh!!!!!!! Esses somem…….E ainda o que fazem é denegrir a imagem de nós MARANHENSES.

  12. Caro Décio:

    Desculpe, mas ao axé e o maracatu constituem a identidade cultural da Bahia e de Pernambuco, respectivamente. Reggae, música sertaneja e rock não têm têm a ver com o Maranhão. A profusão desses estilos patrocinados pelo Governo do Estado, na capital, revelam que não temos mais mesmo carnaval em São Luís. Logo mostrar o quê?
    PS: a propósito, salve o pessoal do Laborarte!

  13. Com a segurança pública do Maranhão um caos,como a mídia irá divulgar nossa Capital ?para os turistas serem roubados ?
    Isso seria uma irresponsabilidade da Globo !

  14. Marcos,
    Tu não gostar de algumas reminicencias da cultura africana é compreensível, vai ver tu odeia esse teu cabelo que te denuncia e não nega: Mulato, mulato, mulato.

    Resp.: Quanta tolice…

  15. Vamos olhar para o carnaval do interior do Maranhão. Um show de animação, espontaneidade e segurança. Em quase todas as cidades!!

  16. O QUE TEM A VER A MÍDIA QUATROCENTONA COM O CARNAVAL PERRENGUE DO MARANHÃO? TU QUERES COMPARAR O CARNAVAL DE RECIFE/OLINDA/BAHIA COM O CARNAVAL DO MARANHÃO? É FALTA DE ASSUNTO DO BLOGUEIRO, O MARANHÃO COMO SEMPRE, ESTÁ NA RABEIRA DO CARNAVAL BRASILEIRO, É SÓ PARA QUEM NÃO PODE SAIR DO ESTADO, ATÉ ROSENGANA CAI FORA, TÁ NO RIO, SÓ FALTA TU FALAR QUE O CARNAVAL DO MARANHÃO PE MELHOR DO QUE O DO RIO/SÃO PAULO FALIDO.

  17. A prefeitura a gente sabe que nada faz pelo carnaval, acho, até certo ponto certo, mas é outra estória. O governo do estado nos últimos anos só tem chamado nego de fora, é cantor carioca, cantora baiana e até banda de rock… O carnaval maranhenense foi esquecido por esses caras. .. Quer que a mídia de fora mostre o que? Banda baiana? Isso eles já fazem em salvador. É só ver o g1 Maranhão só tem matéria do carnaval da deodoro.

  18. Nao tem carnaval em fortaleza mas no Ceará sim e é excelente. No Maranhão a força está no interior. São luis tá muito cara e perigosa. O futuro e o carnaval da capital se esvaziar

  19. Concordo que a grande mídia nacional não da ao Carnaval provinciano do Maranhão o destaque que você julga justo. Mas seria justo também agredir gratuitamente a tradição e patrimônio imaterlal como o Maracatu? que a mídia daqui, à qual você serve se imponha como satélite da globo que é por estas plagas. Para a mirante só existe cultura aqui promovida pela turma do Bicho-terra,que monopoliza a cultura do Estado, como braço cultural do governo do estado.

    Resp.: Pra mim o maracatu é algo grotesco, rudimentar, primitivo. Muitas coisas são patrimônio imaterial por ser. Inclusive coisas do Maranhão. Não é por que algum político faz votar no Congresso – ou por que intelectuais dizem ser parte do folclore de um povo, que se tem que ser obrigado a gostar. Não gosto, acho feio, primitivo e grotesco. O Bicho terra é muito melhor que todos juntos.

  20. Meu, essa galera ta cansada de ver o nosso estado escravo de sarney, por isso não dão mídia! Tudo que pode render lucro para a família “real” e expurgado. É difícil aceitar, mas isso faz sentido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *