5

Ritmos e força popular no encerramento dos desfiles na Passarela do Samba

unnamed (13)Uma explosão de ritmos e força popular marcou o último dia de desfiles na Passarela do Samba (Anel Viário). Música e dança, fé e devoção, tudo se misturou formando uma bela singularidade cultural num arrebatador espetáculo, pleno e sincero, aonde a maior estrela é o povo.

Os tambores de crioula já chamavam a população em torno da Passarela, enquanto as alegorias de rua chegavam ao local. O grupo Tijupá foi o primeiro a desfilar, seguido da Casinha da Roça, toda enfeitada de artefatos típicos do camponês maranhense, como peneiras e cofos de palha, junto ao colorido das chitas nas saias das coreiras; e com um som dos tambores ecoando do interior da Casinha. Nesses moldes, o grupo Tapera também se apresentou na Passarela encerrando o desfile das alegorias de rua.

No horário previsto o desfile dos Blocos Afros foi iniciado com o grupo GDAM. Eles trouxeram a Passarela cerca de 200 componentes e em saudação a Exu (divindade espiritual africana) apresentaram um desfile nas cores da África do Sul, sobre o tema: Nelson Mandela, o Mensageiro da Paz.

Logo depois das suas bênçãos aos orixás, foi a vez do Bloco Abiyeyê Maylô, do bairro da Liberdade, entrar na Passarela, saudando Xangô; seguido do grupo Akomabu, o mais antigos deles, criado no Centro de Cultura Negra do Maranhão – CCN. Nem a chuva que caía naquele momento não atrapalhou a beleza e a alegria do grupo, que comemorou, na ocasião, seus 30 anos de história e resistência cultural.

O quarto bloco na Passarela foi o Ominirá. Formado por crianças, jovens e adultos da comunidade da Jordoa.  Ominirá desfilou sobre a temática dos Quilombos Urbanos.

E dando exemplo da irmandade existente entre os Blocos Afros de São Luís, a Officina Afro e grupo Netos de Nanã fizeram o desfile juntos. Na marcação típica dos tambores, inovaram na fusão com o sotaque da baixada, do bumba-meu-boi, proporcionando uma sonoridade única que despertou o púbico da Passarela, para aquele ritmo tão envolvente. O bloco Netos de Nanã veio com o tema: Oxalá, o deus da criação, e fez ainda uma homenagem aos doze anos de fundação do grupo no bairro da Liberdade.

Do bairro de Fátima, o bloco Abibimã trouxe o “Grito da Pele” para avenida, e entre os destaques de sua apresentação, os ‘capoeiras’ formaram uma ala que exigia deles muita concentração e desenvoltura para fazer a coreografia baseada nos movimentos dessa arte, de raiz africana.

Os blocos Didara e Juremê também desfilaram juntos.  E o bloco Aruanda fez o encerramento das apresentações dos blocos Afros.

A emoção tomou conta de todos os presentes na Passarela quando um cantador anunciou o guarnecer da Trupiada da Ilha! Fogos de artifício e o som das matracas e pandeirões do Bumba-meu-boi da Maioba, Pindoba e Maracanã, de sotaque da Ilha, contagiaram o público que já aguardava com ansiedade, a entrega simbólica da chave da cidade do Rei Momo a Mãe Catirina e Pai Francisco, personagens dessa nossa majestosa manifestação cultural. Um encerramento apoteótico, já anunciando as Festas Juninas em São Luís.

unnamed (5)O Carnaval “Batuca Brasil na Passarela da Folia” foi realizado numa parceira entre as secretarias municipais: de Turismo (SETUR), de Saúde (SEMUS), de Comunicação (SECOM), de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP), de Urbanismo e Habitação (SEMURH), de Trânsito e Transporte (SMTT), de Segurança Alimentar (SEMSA), de Segurança (SEMUSC), 1ª Vara da Infância e Juventude, Polícia Militar, Centrais Elétricas do Maranhão (Cemar), Corpo de Bombeiros e Delegacia de Costumes.

Uma promoção da Prefeitura de São Luís, através da Fundação Municipal de Cultura, Associação dos Blocos Tradicionais do Estado do Maranhão, União das Escolas de Samba do Maranhão e Associação Maranhense de Blocos Tradicionais.

Marco Aurélio D'Eça

5 Comments

  1. Fiquei em São Luís e não me arrenpendi disso! O carnaval foi lindo demais. Não vi brigas perto de onde fiquei. Pude curtir todos os ritmos que embalaram esse festejo. O que mais curti foram os blocos tradicionais: cada fantasia mais linda que a outra e as batidas são envolventes. Que ano que vem seja melhor ainda. Valeu prefeitura de São Luís. Foi, verdadeiramente, uma passarela de folia.

  2. Foi tudo muito lindo e organizado demais. A cidade precisa de mais carnavais assim. Fui com a minha mãe e minha tia e foi ótimo a prefeitura arrazou!

  3. Gente gostei da passarela, as escolas não são tao feias como diziam e a organização estava boa, parabéns a todos os blocos, escolas que passaram por la. foi lindo.

  4. Foi uma festa linda!!!O carnaval da passarela há tempos não era bom, como foi o deste ano, pude aproveitar com a minha família todos os dias lá, tranquilamente!!!O carnaval foi 100% só alegria!!!

  5. Pela primeira vez fui ver o carnaval de passarela e me supreendi e gostei bastante. Acho que tinha um certo preconceito com o ritmo, mas a emoção de estar pertinho das baterias das escolas é indescritível. Parabéns, show de bola!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *