12

O governo e os votos da eleição indireta…

O governo Roseana Sarney (PMDB) trabalha com um grupo de 15 deputados para formar a base inicial com a qual pretende eleger o secretário Luis Fernando Silva (PMDB) governador indireto, após renúncia da governadora.

E a partir deste grupo tem um trabalho de articulação que pode garantir até 27 votos para o peemedebista.

Alguns são fechados com o governo em qualquer circunstância – como Max Barros (PMDB), Victor Mendes (PV), Manoel Ribeiro (PTB), Graça Paz (PSL), Ricardo Murad (PMDB) e Carlos Filho (PV).

Outros fecham com o projeto de Luis Fernando por ver nele a única alternativa para vencer as eleições de outubro; ou por não ter simpatia pelo projeto oposicionista de Flávio Dino (PCdoB).

Estão nesta lista Eduardo Braide (PMN), Zé Carlos da Caixa (PT), Neto Evangelista (PSDB), Raimundo Louro (PRP), Antonio Pereira (DEM), Rigo Teles (PV), Edison Araújo (PSL), e os imperatrizenes Léo Cunha (PSC) e Dr. Pádua (PRB), mais ligados ao prefeito Sebastião Madeira (PSDB).

Estes formam a base dos 15 que poderão dar o suporte para a maioria dos votos.

Detalhe: o governo nem inclui nesta conta os líderes do governo, César Pires (DEM), e dos blocos governistas , Roberto Costa (PMDB), Edilázio Júnior (PV), Marcos Caldas (PRB) e Alexandre Almeida (PTN), que ainda não sentaram com a governadora.

Além deles, o governo pretende conversar, já após o Carnaval, com Stênio Rezende (PMDB), André Fufuca (PEN), Francisca Primo (PT) e Vianey Bringel (PMDB).

Com estes votos, o governador indireto já estaria eleito com folga.

Mas o governo ainda vê com bons olhos uma aproximação com pelo menos dois membros da oposição: Carlinhos Amorim (PDT) e Gardênia Castelo (PSDB).

Já seriam 26 votos, suficientes para eleger o governador.

A partir daí, é a conversa com o presidente da Casa, Arnaldo Melo (PMDB), que definirá os demais votos, buscando o apoio dos que se alinham incondicionalmente a ele: Jota Pinto (PEN), Hélio Soares (PMDB), Camilo Figueiredo (PR), Rogério Cafeteira (PSC), Hemetério Weba (PV), Carlinhos Florêncio (PHS) e Afonso Manoel (PMDB).

E assim se fará a eleição indireta na Assembleia…

PS 1.: Ricardo Murad e Victor Mendes são citados por que eles são titulares do mandato, e devem assumir para votar na indireta;

 

PS 2.: Apenas os nomes grifados dão uma cota de 21 votos ao candidato do governo, sem incluir os líderes dos blocos e o grupo mais ligado a Arnaldo Melo.

Marco Aurélio D'Eça

12 Comments

  1. só uma correção MARCOS CALDAS não pertence mais ao PRB e sim ao hoje ao PRP

  2. A DIFERENÇA DO GRUPO SARNEY PARA OS OUTROS, É PORQUE NESSE GRUPO AS DECISÕES NÃO SÃO TOMADAS COM PRESSA.

    Meus amigos, MUITOS CRITICAM dizendo que o GRUPO SARNEY deixa as decisões tardaram para serem decididas e que por isso, os adversários conquistam territórios para se fortalecerem.

    Meus amigos, as únicas vezes que esse grupo falhou, foi quando foram traídos por covardes aproveitadores incompetentes, TRAÍRAS QUE NUNCA MAIS SERÃO DIGNOS DE CONFIANÇA, não pelo simples fato de terem traídos o GRUPO SARNEY, mas pela forma covarde de terem traídos já que não tiveram méritos suficientes para ganharem eleição no voto.

    Meus amigos, a GOVERNADORA está firme e jamais vai tomar decisão precipitada que possa prejudicar o seu plano de governo que ainda não foi concluído. O GRUPO está unido e consolidado para na hora certa confirmar sua DECISÃO EM PROL DO MARANHÃO.

    Meus amigos, não sei se vocês prestaram bem atenção quando me manifestei a respeito de um pronunciamento do DEPUTADO MAX BARROS na ATRIBUNA DA ASSEMBLÉIA quando ele disse que QUEM FOR ALIADO TEM QUE MOSTRAR A CARA É AGORA. Meus amigos esse grupo tem força e tem homens honrados e sérios. Outra, o RICARDO MURAD pode até ser doido como alguns dizem, mas ele também tem suas qualidades. O VICTOR MENDES dispensa comentário, é um jovem de futuro promissor na política do MARANHÃO, ele tem visão política, tem posição e oferece extrema segurança. Parabéns por todos que focam nesta direção, O DEPUTADO MAX BARROS É UM DOS SIMBÓLOS DE FIRMEZA DESSE GRUPO SEMPRE ALI COLADO COM A GOVERNADORA. É ESSA FIRMEZA QUE SE CHAMA DE SEGURANÇA.

  3. Só falta voce combinar com os deputados pois dessa rua lista aí talvez 9 a 10 votem com o governo o resto é Arnaldo até debaixo da guarda. Espero e verá . É o prenúncio do fim sa oligarquia que ainda sobrevive embora na uti aqui no Maranhão.

  4. ROSEANA NUNCA FOI UMA POLÍTICA DE MANTER SUA PALAVRA, E ISSO ATÉ A BASE ALIADA DELA SABE PORQUE JÁ FOI VÍTIMA, A PRIMEIRA OPORTUNIDADE QUE ESSA TURMA TIVER PRA DAR UMA RASTEIRA NELA, PODE TER CERTEZA QUE ELES DARÃO

  5. MORO EM PARAIBANO, PROXIMO A PASSAGEM FRANCA CIDADE DO ARNALDO, QUERO QUE O ARNALDO VENÇA A ELEIÇÃO PARA SER O GOVERNADOR ATE 12/2014 PARA ENTREGAR A FAIXA PARA DINO

  6. Essa mesma conta foi feita na votação pra presidencia da assembleia , e deu no que deu !

  7. Caro Marcos
    Suas análises são sempre oportunas e certeiras, mas neste caso você esta totalmente equivocado. Roseana possui apenas aqueles 6 votos citados no começo do seu post e talvez mais uns dois ou três, caso de Roberto Costa, Cesar Pires e Edilásio Junior os demais são os votos do Governador do Estado. Ou seja, se Arnaldo assumir o governo, os votos são dele. Infelizmente essa causa esta perdida. Só existe uma possibilidade de Luis Fernando se eleger e se tornar o melhor governador do Maranhão, pois nunca o Maranhão teve um candidato tão competente e preparado como ele, é o sacrifício de Roseana ficando até o final do mandato. Assim fez José Reinaldo, e o clã Sarney paga até hoje por causa disso. Se Arnaldo assumir, tanto ele pode ir para a reeleição, quanto pode apoiar Flávio Dino, ou apoiar José Reinaldo. Em qualquer dessas situações, até a eleição de Roseana ao Senado pode estar perdida.

  8. Cara blogueiro o Sr. esta totalmente enganado a maioria dos deputados estao com o Arnaldo Melo. O cavalo esta passando passando selado, e o \deputado Arnaldo vai montar.

  9. E aí Aurélio vc já leu a reportagem do estadão sobre o perfil do Luis Fernando???

  10. não esqueça que dentre os tidos da base governista, existem aqueles que conhecem ceu e inferno, ou seja estiveram de ambos os lados, são caros e não se entregam facilmente e se fosse facil como vc quer que seja, a governadora não estaria lutando com unhas e dentes pra pegar até os pseudos oposicionistas (neto evangelista, vendido a maura jorge ainda de fraldas). arnaldo melo vai pagar pra ver e ele sabe que comtrinta dias com a caneta na mão pode fazer o que roseana não fez em quatro ano$$$$$$ para os deputados que pensam em se reeleger, simples assim. brinca com arnaldo e veja o possível estrago que ele pode fazer em 30 dias, como um bom garoto sabe que seu cão com fome sempre volta a comida na hora certa e aí coleira nele. abre olho roseana essa guerra é de verdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *