0

Tradicional Lava Pratos acontece neste fim de semana em Ribamar

unnamedConsiderado como o primeiro Carnaval fora de época do país, o tradicional Lava Pratos, evento promovido pela administração do prefeito Gil Cutrim (PMDB), acontece neste fim de semana no município de São José de Ribamar. O evento encerra oficialmente a temporada momesca no Maranhão e, este ano, chega a sua 68ª edição.

A previsão é de que mais de 150 mil pessoas visitem a cidade durante os dois dias da festa – sábado (08) e domingo (09) – que acontece no Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, localizado na orla marítima da Sede da cidade. A programação completa do Lava Pratos 2014 de São José de Ribamar pode ser conferida no www.sjr.ma..gov.br

A programação começa as 20h30 do sábado com as apresentações da Banda Vadiê, Máquina de Descascar Alho e Banda Energia. No domingo, os shows têm início a partir das 13h30 com várias atrações, dentre elas Vamu di Samba, Argumento, Banda Regional Fênix, Bicho Terra, Swing dos Plays e Pepê Júnior. É importante ressaltar que também no domingo a Avenida Gonçalves Dias, principal da Sede, estará aberta durante todo o dia para receber desfiles de agremiações.

Para garantir a comodidade e segurança dos foliões, esquemas nas áreas da saúde, trânsito e segurança, por exemplo, foram montados pela Prefeitura e Governo do Estado.

Mais de 550 homens da Polícia Militar estarão no município trabalhando durante os dois dias de Lava Pratos. Barreiras disciplinadoras serão instaladas pela PM nas duas rodovias estaduais (MA 201 e MA 204) que dão acesso à Sede da cidade executando o trabalho de fiscalização e de cumprimento da lei seca. Ainda na noite desta sexta-feira (07), é importante salientar, homens do 13º Batalhão da PM irão iniciar outro trabalho, denominado de Operação Lava Pratos, que consiste na realização de incursões em bairros visando apreender drogas e armas. Homens do Corpo de Bombeiros também estarão na cidade prestando apoio na terra e no mar (botes e um barco resgate ficarão de prontidão em pontos estratégicos da orla). Seguranças privados contratados pela Prefeitura também estarão trabalhando e auxiliando as ações da Polícia e do CB.

O Hospital Municipal e o Centro de Saúde Honório Gomes, ambos localizados na Sede da cidade, funcionarão em regime de plantão 24h com equipes médicas reforçadas e ambulâncias extras. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Ribamar estarão percorrendo o circuito da folia distribuindo preservativos e repassando informações importantes sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis.

O trânsito na Sede do município sofrerá algumas intervenções no sábado à tarde (a partir das 13h) e durante todo o domingo de Lava Pratos. As vans que estiverem trafegando no sentido MA-201/Ribamar deverão seguir pela Avenida Clodomir Cardoso, passando pela Avenida Garrastazu Médici, Rua da Avenida até a Rua Bom Jesus (ponto final ao lado da Data Control). Os ônibus que estiverem trafegando nesse mesmo sentido deverão seguir pela Avenida Clodomir Cardoso, passar pela Avenida Garrastazu Medici e chegar ao Parque da Campina (ponto final).

A partir das 11h de domingo, o ponto de embarque e desembarque de passageiros, da linha Terminal Cohab/Ribamar, será no pátio externo da empresa TCM, localizada na Avenida Clodomir Cardoso.

Os ônibus que deixarem a Sede com destino a São Luis e Paço do Lumiar pela Estrada de Ribamar (rodovia estadual MA-201) deverão seguir o seguinte itinerário: Parque da Campina, passando pela Rua Humberto de Campus e Avenida Clodomir Cardoso até chegar à rodovia estadual. As vans que trafegarem nesse mesmo sentido farão o seguinte itinerário: Rua Bom Jesus, passando pela Avenida Clodomir Cardoso até chegar à MA-201. Carros de passeio poderão utilizar as ruas paralelas à Avenida Gonçalves Dias.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *