10

Posição de Weverton Rocha sobre Awá-Guajás repercute na imprensa americana…

http://www.blogdodecio.com.br/wp-content/uploads/2011/11/weverton-Rocha-IG.jpg

Weverton: destaque na mídia internacional

O jornal norte-americano The Washington Post conversou na semana que passou com o deputado federal maranhense Weverton Rocha (PDT), principal articulador das discussões sobre a desintrusão de uma reserva Awá-Guajá, em São João do Carú.

– Nós não podemos deixar que os direitos dos índios violem os direitos dos trabalhadores rurais – afirmou o parlamentar maranhense.

A desintrusão da reserva ocorreu no mês passado. Rocha foi o único membro da bancada maranhense a se envolver diretamente na luta em defesa da dignidade dos lavradores expulsos das terras.

Imagem usada pelo WP para ilustrar a matéria

Para o parlamentar, nãos e discute mais no Brasil o direito dos índios, já reconhecidos por toda a sociedade.

– A preocupação agora é com o tratamento às pessoas que precisem ser despejados – frisou Weverton Rocha.

Washington Post lembrou que durante muito tempo o Brasil enfrentou críticas por não conseguir defender a Amazônia e tribos ameaçadas, mas o processo de desintrusão do território Awá Guajá, que poderia se apresentar como uma vitória para o Governo Brasileiro, tem sido alvo de críticas devido ao tratamento dispensado aos agricultores expulsos da área.

E foi neste debate que o deputado maranhense se destacou…

Leia aqui, em inglês, a íntegra da matéria do WP

Marco Aurélio D'Eça

10 Comments

  1. ARNALDO LACERDA, tua carapuça já caiu; não conseguiu se tornar o politico que imaginou; não conseguirás voto para teus deputados mentirosos que mandaram o povo plantar e perderam a plantação; quem falou a verdade foi o MININO PREFEITO e seu grupo que não enganaram o povo e está junto com o ZEZINHO atendendo a todos que os procuram; porque tú não está ajudando no transporte das pessoas do CAJU? A já sei, não interessa como tú mesmo diz, “aqueles lascados que se danem”. CRIA VERGONHA NA CARA ARNALDO LACERDA.

  2. Seria de grande importância que o menino prefeito de São João do Carú, procurasse se atualizar ou colocar seus assessores que nada fazem, para não lhe passar vergonha sobre o que está acontecendo no CARÚ e na desintrusão da área Awá-Guajá. Todos sabemos, que o ARNALDO LACERDA desde o inicio dessa causa, vem lutando com advogados e politicos que abraçam está causa ( isto quer dizer Politicos que não vivem debaixo de ordem do GRUPO SARNEY como o atual prefeito de São João do Caru.) Fomos a 1° audiência publica em São Luis feita pelo Deputado Estadual Carlos Amorim, onde estava presente o Deputado Federal Weverton Rocha e outras autoridades. Fomos também, em duas audiências em Brasilia, feitas pelo Deputado Federal Weverton Rocha, sem falar da vinda destes dois deputados citados acima em São João do Carú, para visitar a área em litigio, para melhor nos defender. Existem 38 DVD’S gravados dos pronunciamentos do Deputado Weverton nos defendendo em plenário e também uns 20 do Deputado Carlos Amorim. É uma Pena, menino prefeito, que você e seu grupo, a Deputada VIANEY BRINGEL e o deputado DAVI ALVES SILVA JUNIOR, não podem falar o mesmo, pois ja nos expulsaram de seus gabinetes, e deram razão aos 33 índios que ja tem na área mais de 700 MIL HECTARES DE TERRAS já demarcados. Fico com DÓ, pois vocês, não podem falar, nem pensar, nem agir, nem ajudar as pobres 1200 famílias de agricultores que estão sendo jogados no meio da rua, por que sua MAMÃE ROSEANE SARNEY não DEIXA! Imagino o quanto é ruim não poder falar nem gritar, pois tenho certeza se o menino prefeito e seu grupo pudessem, estariam GRITANDO JUNTO CONOSCO! FORA FUNAI! FORA FUNAI! FORA FUNAI! Sem falar que depois você está na prefeitura seu pai se tornou o maior PECUARISTA da REGIÃO CARUENSE.!

  3. Parabens ao deputado, ta fazendo algo por essas familias, esse governo aprovou essa atitude desumana com essas familias.

  4. O deputado Weverton sempre lutando pela causas sociais. Muita generosidade da parte dele se preocupar com as famílias desabrigadas. Precisamos divulgar este tipo de ação para conscientizar a população sobre os problemas do nosso estado. Parabéns, Weverton.

  5. Fico orgulhosa do deputado Weverton em se prontificar a ajudar essas famílias pois até onde vi nenhum outro político fez nada para ajudar. São pessoas assim que fazem a diferença. Parabéns deputado!

  6. O Deputado Weverton falta com a verdade, quando diz que o Prefeito de São João do Caru não apoia os agricultores; Quem não apoia são os aliados do Deputados que impediram os trabalhadores de se cadastrarem junto ao INCRA por ocasião das notificações; Ele mente quando fala em 6000 pessoas, isso seria a metade da população caruense; Ele mente quando fala em 33 indios, existem três aldeias na área; Ele faz politicagem quando fala apenas em São João do Caru, para tentar que sejam dados votos, pois a operação de desintrusão, atinge os municipios de São João do Caru, Governador Newton Bello, Zé Doca e Centro Novo do Maranhão. O que ele não diz é que o seu aliado em São João do Caru, o senhor ARNALDO LACERDA, junto com o ex-prefeito BIDU foram os maiores destruidores das matas na região; O que ele não fala é que estes dois senhores retiraram todos os seus bens de dentro da área, enquanto orientavam os trabalhadores a resistirem no local. Esta é a realidade. EU MORO EM SÃO JOÃO DO CARU E TODAS AS PESSOAS DESINTRUSADAS JA TINHAM CASA FORA E OS QUE NÃO TINHAM A PREFEITURA ESTÁ OS AJUDANDO. OBS: foram notificadas pouco mais 400 familias nos quatro municipios e dessas apenas 240 se enquadram como pequenos produtores os demais são os aliados do Deputado Weverton (fazendeiros, madereiros e grileiros).

  7. IMPORTANTISSIMA A POSTURA DO DEPUTADO EM VER TAMBÉM O LADO DOS TRABALHADORES RURAIS Q SÃO CIDADÃOS BRASILEIROS COM DEVERES MAS COM DIREITOS ! EU ME PERGUNTO PRA QUÊ TANTA TERRA SÓ PRA PLANTAR MANDIOCA? E O QUE O ÍNDIO DEVOLVE PARA A SOCIEDADE? VAMOS ACREDITAR PRA SEMPRE NO ÍNDIO INOCENTE? VAMOS ACREDITAR QUE ELES SÃO BEBÊS? A TERRA É DA NAÇÃO BRASILEIRA NÃO É DELES.
    MAS O QUE DIZER DOS ÍNDIOS EM GRAJAÚ? DIA APÓS DIAS ELES ROUBAM MOTORISTAS. PLANTAM E TRAFICAM DROGAS COM A PROTECAO DO ESTADO. AS PESSOAS VAO POR PORTO FRANCO PRA EVITAR OS ROUBOS DOS INDIOS PRA CHEGAR EM GRAJAÚ.

  8. Quer dizer, contra os índios e a favor dos fazendeiros q vão doar dinheiro pra sua campanha.

  9. meu caro amigo ja tem alguma expectativa de quem serao os sucessores desses secretarios.

    Resp.; Ainda não.

  10. Pela a 1ª vez na historia desse pais, esse rapaz se posiciona de maneira corretíssima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *