7

Já passou da hora de repensar o transporte público de São Luís

engarrafamentoA frota de carros em São Luís possui um número absurdo para pouco espaço a se trafegar nas ruas da cidade. São cerca de 300 mil veículos circulando – ou pelo menos tentando circular.

Os veículos pessoais são de extrema necessidade à maioria das pessoas, porém a aquisição de carros passou de necessidade a quase uma obrigação, gerando enormes engarrafamentos.

A culpa é do transporte público de péssima qualidade; é o motivo do aumento frenético dos carros na capital. Já passou da hora de repensar e oferecer mais qualidade a este sistema que, melhorado, evitaria o uso excessivo dos veículos próprios.

Falta uma frota nova e limpa para a maioria dos bairros, além de faixas exclusivas para que estes possam trafegar rapidamente.

Sonhar com um metrô (ou para os com a memória boa, o VLT) é pedir demais quando não se tem zelo nem pelo transporte mais antigo da cidade.

Repensá-lo é a solução.

Marco Aurélio D'Eça

7 Comments

  1. Acho que além de pensar no transporte público devemos ter obras não sei se é do governo federal ou do estado para construção de via que realmente desafoguem o trânsito de são Luís. pessoas fazem crianças sem pensar no amanhã e a população só está crescendo, lula e dilma liberaram tanto $$ que todo mundo tem um carro e aumentou a frota da cidade, enquanto a mesma não saiu do buraco, nao adiante ter onibus novo se não tem essas outras condições.

  2. O PROBLEMA É QUE ENQUANTO EXISTIR ESSE BRIGUINHA DE COMANDRE ENTRE A PREFEITURA E O GOVERNO DO ESTADO A MERDA CONTINUA. A VIA EXPRESSA QUE A PREFEITURA INSISTE EM DEIXAR FECHADO O RETORNO NO INÍCIO DO COHAFUMA ONDE TODOS, PRINCIPALMENTE NO HORÁRIO DA MANHÃ, OS ESTUDANTES DAS FACULDADES E COLÉGIOS NA REGIÃO DO RENASCENÇA, PODERIAM ENTRAR NA VIA EXPRESSA E EM DOIS MINUTOS ESTARIAM NOS SEUS DESTINOS. MAS A PREFEITURA INSISTE EM DEIXAR O RETORNO FECHADO PARA MOSTRAR PARA A POPULAÇÃO QUE A VIA EXPRESSA NÃO SERVIU PRA NADA. AI SE DEDUZ QUE DESSA BRIGUINHA ENTRE OS PODERES TERMINA PREJUDICANDO A POPULAÇÃO. ESSE PREFEITO ED-H QUE NA CAMPANHA PROMETEU UMA NOVA MANEIRA DE GOVERNAR MAS O QUE ESTAMOS VENDO É A CONTINUIDADE DO GOVERNO JOÃO CASTELO. O QUE FALTA PARA MELHORAR O NOSSO TRASITO É VERGONHA NA CARA.

  3. Meu amigo se for depender dessa administração municipal de H não vamos ter melhoria alguma.
    Ainda bem que temos uma governadora do Estado que pensa em resolver os problemas de nossa São luis , graças a Deus teremos uma grande obra para resolver o trânsito que é o corredor metropolitano da cidade de São Luis que será construído pelo governo do Estado.

  4. Caro D’Eça, o trânsito em São Luís não melhor por pura má vontade da Administração. Medidas simples poderiam ser adotadas, mas o que se vê é a total indiferença. Apenas para exemplificar, vou utilizar a curva do 90 e cohafuma. Nesta região, sentido vinhais-renascença, a curva do 90 vem com 3 faixas, e, logo depois na subida do cohafuma, rente à entrada para o altos do calhau, se transforma em 2 faixas, “afunilando” o trânsito, para depois do semáforo voltar a ter 3 faixas. E eu pergunto: por que manter esse ponto de estrangulamento que se reflete lá atrás, já que uma faixa some por curto espaço e os carros tem que se adequar em outras faixas, para depois voltar a ter mais uma faixa? Da mesma forma o sentido contrário (renascença-vinhais), em que desde o elevado há 3 faixas, reduzindo pra duas na SEASA e assim ficando até o mix mateus, para então voltar a ter 3 faixas, crinando mais um ponto de estrangulamento, logo ali onde a inútil via expressa desemboca. Do mesmo modo, o retorno da curva do 90, rente à pneuaço, ali poderia haver obstáculos na avenida jerônimo de albuquerque que permitisse que pretende adentrar na via pudesse fazê-lo sem precisar parar, entrando no mesmo ritmo do fluxo e protegido. Enfim, há uma absurda falta de vontade.

  5. Um caos diário. Cadê gente, o que foi prometido? construção de 2 grandes corredores que cortariam a cidade; investimento em infraestrutura viária ligando avenidas entre bairros; ciclovias; viadutos da Forquilha e do Calhau… Cadê? Nada. Não saiu nada ainda. E isso tudo foi prometido ao povo.

  6. E QUANTO A SEGURANÇA PÚBLICA, VOCÊ NÃO ACHA QUE TAMBÉM PASSOU DA HORA DE REPENSAR?!

  7. O grande problemas é que nossos “gestores” só têm olhos para os tributos que são arrecadados e nada fazem em matéria de planejamento, investimentos em abertura de novas ruas e avenidas, alargamento e ampliação das que já existem há décadas e nunca passaram por melhorias, vias de ligação entre conjuntos e áreas de grande concentração populacional, construção de rotatórias, viadutos, passarelas, túneis etc e melhorias no sistema de transporte de massa eliminando de uma vez por todas esse ultrapassado sistema de terminais, que há décadas já não se usa em nenhum lugar do mundo civilizado.
    Falar dos problemas do caótico trânsito e sistema de transporte de massa da nossa Cidade é muito fácil, difícil é encontrar alguém com coragem e disposição para apontar soluções e trabalhar para oferecer soluções sem viés político ideológico.
    E por falar em caos no transporte público: cadê o BILHETE ÚNICO prometido nas eleições passada?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *