E divulgou seis planos a curto e médio prazo para melhoria do trânsito em São Luís. O VLT faz parte dos planos a médio prazo.
Curto Prazo:
ü Concorrência Pública nº 021/13-CPL, abertura dia 10.04.2014
Ações emergenciais: Intervenções geométricas em trechos de avenidas com grande retenção de tráfego
1. Intervenção geométrica na Av. Jerônimo de Albuquerque (trecho: COHAFUMA À ENTRADA DO RECANTO VINHAIS – AV. ANTARES);
2. Interseção da Av. Colares Moreira com a rua das sucupiras, bairro Renascença;
3. Interseção da Av Portugueses com Av. Vitorino Freire e Av. dos Africanos (AREINHA);
4. Interseção da Av. dos Africanos com a Av. Vicente de Queiroga e Rua da Minerva (COROADO);
5. Interseção da Av. dos Africanos com a Av. dos Franceses;
6. Intervenções geométricas na Av. Principal da Cidade Operária.
7. REQUALIFICAÇÃO DA AV. CARLOS CUNHA (Trecho do Viaduto da Via Expressa até a Ponta Bandeira Tribuzzi);
8. Reordenamento do transito nas áreas lindeiras às Avenidas Colares Moreira (Renascença) e Av. Castelo Branco (São Francisco);
9. Corredor Centro-Anil (binário no trecho do Litero até a Igreja do Anil (Av. Casemiro Junior e Rua Cônego Tavares com sentido único de tráfego formando binário e eliminando o congestionamento).
Médio Prazo:
10. Implantação do NOVO CORREDOR DE TRANSPORTE DE SÃO LUIS (Recurso do PAC Mobilidade Urbana no valor de R$ 480 milhões de reais) – Avenida com corredor exclusivo para ônibus na modalidade BRT (Bus Rapid Transit) ligando o São Francisco à Cohab, numa extensão de 15,00 km, pela margem direita do Rio Anil (Início previsto: Outubro de 2014);
11. Projeto VLT ligando o Terminal da Praia Grande ao Itaqui (APROVADO pelo Ministério das Cidades) com liberação de recursos condicionada a apresentação do estudo de viabilidade econômico-financeira, em andamento com recursos assegurados pelo Gov. Federal para sua elaboração;
12. Propostas de estudos de concepção apresentadas ao Ministério das Cidades, consideradas importantes, assegurando recursos financeiros para a elaboração dos projetos executivos e imediato pleito de recursos para a requalificação das avenidas abaixo relacionadas com implantação de faixa exclusiva para ônibus).
12.1 – Av. Jerônimo de Albuquerque/Gujajaras;
12.2 – Av. dos Africanos;
12.3 – Av. dos Franceses;
12.4 – Av. Daniel de La Touche;
12.5 – Av. São Luis Rei de França;
12.6 – Corredor Centro-Anil (Av. Getúlio Vargas, João Pessoa, São Marçal, Edson Brandão, Casemiro Jr e São Sebastião);
12.7 – Anel de contorno ao Centro Histórico.