23

Uma história que se repete…

http://acertodecontas.blog.br/wp-content/uploads/2007/11/edison-lobao_j-freitas.jpg

Lobão em 90: chegou, agiu venceu uma eleição perdida

Em 1990, no fim do governo Epitácio Cafeteira, o candidato que o grupo do senador José Sarney apresentava para disputar as eleições daquele ano era o deputado federal Sarney Filho (hoje no PV).

O parlamentar já tinha campanha praticamente pronta, com adesivos, camisetas e bonés para serem distribuídos (naquela época, a Lei Eleitoral liberava este tipo de propaganda).

Mas o grupo liderado pelo ex-senador José Sarney – recém-saído da presidência da República – enfrentava um forte desgaste político, patrocinado pelo próprio Cafeteira.

Às vésperas da convenção, o grupo Sarney entendeu que Sarney Filho teria dificuldades para vencer o então senador João Castelo,  à época no PRN e forte representante do governo Collor no Maranhão.

http://2.bp.blogspot.com/-hC8lnF7X_0o/UE-FsEPx8yI/AAAAAAAAFFg/wTk4XjSS7IU/s1600/lobao+filho.JPG

Lobão Filho poderá repetir a história do pai

Foi então que surgiu o nome do senador Edison Lobão (PFL).

Lobão fez uma campanha de recuperação; perdeu a disputa no primeiro turno, mas conseguiu levá-la para uma segunda rodada; e acabou virando o jogo contra Castelo.

24 anos depois, o grupo do senador José Sarney vive a mesma experiência.

Desgastado e bombardeado por uma oposição que se fez poderosa, o grupo enfrenta, às vésperas da convenção, a necessidade de uma troca de candidatos a governador.

E, curiosamente, a família Lobão surge mais uma vez no cenário, desta vez com o senador Lobão Filho (PMDB).

Deverá caber a Lobão Filho a missão de enfrentar a favoritíssima candidatura do chefe comunista Flávio Dino, após desistência do ex-secretário Luis Fernando Silva (PMDB).

Em curto prazo, Edinho terá duas missões: agregar a classe política e garantir as condições para levar a eleição a um segundo turno, como fez seu pai em 1990.

Conseguindo cumprir a primeira, fatalmente chegará à segunda.

E com o segundo turno garantido, o jogo muda de figura.

É aguardar e conferir…

Marco Aurélio D'Eça

23 Comments

  1. Acho que todos perderam a noção da politica no maranhão, se com Luis Fernando estava difícil, não decolou, imagina com Edinho Lobão, tem algo de errado no Reino da Dinamarca…é conferi pra ver!

  2. fazia tempo que eu não lia um comentário tão idiota. TPM, seja mais criativo essa campanha é pura imbecilidade……

  3. Lobinho é como um balão, dentro só tem vento. Todos vão perceber isso. Pede p/ ele falar sobre educação, saúde , segurança…o conteúdo vai ser vergonhoso. Alguém já pensou Lobinho dando uma palestra ou dialogando com a juventude, como Flávio Dino tem feito. Aliás, o q Lobinho tem a dizer à juventude?

  4. Eu tinha esperança de lF ganhar. Estava confiante em sua vitória e ver o Maranhão sair desta miséria de estado. Grande homem, grande gestor. agora o edinho, faz favor Governadora, ô falta de criatividade. Sabe nada inocente!!!

  5. Começa agora a campanha: VOTE EM UM CACHORRO DE RUA, MAS NÃO VOTEM EM FLÁVIO DINO!!!! LIXO DINO!!

    Se esse senhor (LIXO DINO) for eleito, os merdas idiotas que não iram mamar do governo, irão sentir saudade de Roseana. Isso é fato, só esperem seus imbecis!!

  6. sim muito diferente daquele tem não tinha urnas eletrônicas, não tinha internet e lobão sim com grande simpatia não é este playboy, que nem voto teve, vai partir em menos tempo que LF partiu para o Espaço, com sua turma

  7. Meus amigos o Maranhão não tem sorte mesmo, esses dois candidatos, qualquer um que venha a ganhar a eleição, vai ser mil vezes pior de tudo que já aconteceu em se tratando de governar, pois ambos possuem muito é vaidade, um se elegeu lá pras bandas de Caxias, Tuntum e alguns votos aqui na ilha e, o outro nunca recebeu um voto sequer em sua vida, em suma ambos querem somente o poder, olha o resultado do NOVO aqui na ilha..Ruim por rui bota oCASTELO, afinal o Dino se pela de medo dele, imagina um debate entre os dois? Castelo está cheinho de munição…eu pagaria para ver.

  8. “Vocês já combinaram com os russos?”
    Ótima passagem histórica, agora é diferente, atualmente são mais partidos pra se agregar, naquele tempo eram poucos partidos, Roseana deu não apenas um, mas foi 2 tiros no pé. Fora que Lobinho ja sabemos que além de ser ruim de voto não tem paixão por política. É um Aécio piorado.

  9. Desta vez as urnas são eletrônicas!!!!kkkk mais um fator negativo…só resta engolir o choro!!

  10. Fiquei triste e decepcionado com a noticia da desistencia do Sr. Luis Fernando ao cargo de governador do estado, só o Maranhao tem a perder, sou contra anular voto e nao queria mas vou votar no candidato do PCdoB, pois nao vejo candidato preparado(tecnicamente e Moralmente) dentro do grupo sarney.

  11. Não existe qualquer similaridade de uma época com a outra. O pior cego é o que não quer ver.

  12. Sinceramente, não dá para comparar o Luís Fernando com Edson Lobão Filho. A diferença entre ambos está como a água para vinho. Não sou e nem fui partidário da família Sarney, mas acho que, independente de Luís Fernando não ter carisma, seria um candidato com lastro, se não político, administrativo/econômico/financeiro muito grande. Atributo, diga-se, que João Castelo, Luís Rocha, Cafeteira, Lobão, João Alberto e a própria Roseana nunca possuíram. Desse modo, acredito que com o L. Fernando teríamos dois candidatos (ele e o Dino) em um mesmo patamar. O debate de ideias seria interessante. Já com Lobinho, o confronto nesse nível não existe. Em que pese o famoso toque de midas do filho de Lobão, capaz de transformar uma singela padaria em um império midiático, a discussão dos projetos para o Maranhão, das soluções a serem implementadas pelo futuro gestor estadual, gravitará rente ao chão. Uma pena!

  13. MAIS TEM UMA GRANDE DIFERENÇA NISO TUDO,NAKELE TEMPO NAO TINHA URNAS ELETRONICAS,E AGORA TEM

  14. Péssima comparação! Luis Fernando é o único preparado para p embate. Edinho cai antes de levantar. Só tolos nao vêem isso

  15. Além de um tiro no escuro para acertar um alvo distante, a candidatura de Lobinho um erro grotesco. Não há como comparar Lobão pai com Lobão Filho. O primeiro tem o traquejo, as manhas e votos, muitos votos. O segundo simplesmente nunca recebeu sequer um voto; não tem carisma; possui uma arrogância que salta os olhos, além de não possuir a mínima, da mínima, da mínima experiencia administrativa no poder executivo. Em suma, seria a maior loucura que o grupo Sarney poderia cometer. Mas sensato seria aparar as arestas e retornar Luis Fernando ao foco do grupo. Apesar de fazer parte do grupo Sarney, é um nome light, com pouca rejeição e com potencial de subir nas pesquisas. É o único candidato do grupo que mesmo eleitores que antipatizam o grupo Sarney, dizem que votariam nele pelo fato de ser preparado para o cargo, além de ser o único capaz de opor Flávio Dino, de forma pragmática, através de uma excelente administração em São José de Ribamar. Será que ainda não perceberam que Flávio Dino é simplesmente uma incógnita administrativa?

  16. E se Castelo, que é amigo pessoal de Lobão, sair canditado à senador pela Chapa, sei não………..

  17. vc nao para de sonhar em marco de ça, acorda rpz um nome q tava sendo trabalhado 2 anos nao decolava, imagine o de edinho lobao, senador sem voto!!!

  18. Acontece, seu analista, que a figura de Lobão Filho, tá muito longr de ser comparada com a do seu pai Lobão. Lobinh começa enfrentar rejeição dentro do seu próprio grupo e aos olhos da massa ele não passa de u pleyboy, que se abolotou com o dinheiro publico desde o mandato do pai. Não tem carisma, não tem entrosamento com os políticos e muito menos com o povo. Se for de Lobinho o grupo Sarney, Flavio Dino levará essa com mais facilidade.

  19. DEça, aos pouco vc está se recumperando do tremendo choque que foi o ‘fico’, de Roseana e a desistência de Luis Fernando, pensei que estivesse preparado para tal eventos, por um momento ficarte paralisado, mudo, como se diz no interior, ‘ficou sem forgo’, Deça, vc não está prepardo para uma derocada da oligarquia, quando isto acontece toma cuidado pois, teu coração pode parar…

    Resp.: estava viajando, meu caro.Cheguei hoje. Também tenho o que fazer, não vivo 24 horas por dia para fazer o que vocês querem. Ao contrário do que vocês imaginam, minha vida não se resume ao trabalho na imprensa política. Repito: tenho muito mais o que fazer.

  20. Espero ainda a candidatura da deputada Eliziane ao governo do Estado , mais se não vingar , meu voto será de Lobão Filho , pois nesse chefão do comunismo não voto de forma alguma.

  21. Só faltou uma coisa em seu texto, que naquela época foi feita em todo o maranhão, isso digo porque vi com os próprios olhos. Milhares de votos de carretilha, aquele em que os mesários permitem que outras pessoas votem no lugar de mortos e faltantes. o mesmo ocorreu em 1994, no esquema que elegeu Roseana. Agora com urna eletronica, e fiscais em tudo quanto é lugar, vc acha mesmo que vai funcionar o mesmo esquema?

  22. Se Luis Fernando não tinha voto e era difícil trabalhar a imagem dele, esse então nunca recebeu nenhum voto. Ganhou a vaga no senador graças ao pai dele. O grupo Sarney tem nomes fortes, mas o desespero é grande e não deixa ninguém pensar. Assim Flávio vai ganhar no primeiro turno e a oposição eleger até senador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *