8

Quem disse que Sarney faz assim???

http://www.luiscardoso.com.br/wp-content/uploads/2013/09/sarney-e-lula.jpg

Sarney com Lula: aliança histórica e perene

Uma das desculpas dos aliados do chefão comunista Flávio Dino para justificar sua adesão ao candidato do PSDB a presidente, Aécio Neves – em troca de apoio no Maranhão – é uma suposta postura histórica idêntica do grupo Sarney.

Mesmo se a tese fosse verdade, Flávio Dino tinha obrigação moral de ser diferente, exatamente por que prega “a mudança de tudo o que está aí” – e se faz o mesmo, então por que mudar?

Mas o problema para os aliados comunistas é que Sarney nunca fez assim.

Filiado ao PMDB desde 1984, o senador José Sarney apoiou em 1989 – na primeira eleição direta para presidente após a Ditadura – exatamente o candidato do seu partido, Ulísses Guimarães (PMDB). No segundo turno, optou por Luís Inácio Lula da Silva, mesmo tendo o PT como principal adversário.

Nesta época, Flávio Dino já se preparava para a carreira de juiz, carreira que começou em 1991. E pouco se envolvia em política partidária, apesar da militância no PT na adolescência.

aecio

Aécio com Dino: para o comunista, qualquer um vale, desde que lhe apoie

Em 1994, o PMDB novamente teve candidato, Orestes Quércia, e Sarney esteve com ele, numa eleição vencida por Fernando Henrique Cardoso (PSDB) no primeiro turno.

Em 1998, o PMDB apoiou a reeleição de FHC. Sarney seguiu o partido.

Flávio Dino, na época, resumia sua vida pública à atuação de juiz federal, sem nenhum envolvimento com a política partidária – pelo menos publicamente.

Em 2002, Sarney tinha a expectativa de ver a filha, Roseana Sarney (então no extinto PFL), como candidata a presidente – apoiada, inclusive, pelo PCdoB, que Dino viria a controlar a partir de 2006. Mas um golpe armado pelo PSDB inviabilizou a candidatura da então governadora.

Considerando-se covardemente traído pelo candidato tucano José Serra (PSDB), Sarney decidiu apoiar o candidato do PT, Luis Inácio Lula da Silva, que venceu a eleição.

Em 2006, Sarney novamente apoia Lula, agora de forma oficial, já que o seu partido fazia parte da coligação. Nesta época, Dino deixa a magistratura e disputa eleição pelo PCdoB, defendendo Lula, da mesma forma que Sarney – e sem se incomodar com isso.

A postura de Sarney se manteve a mesma em 2010, mesmo com Flávio Dino dividindo o palanque de Dilma no Maranhão.

E com a dupla Lula/Dilma Sarney seguirá em 2014,  ao contrário de  Flávio Dino, que, após passar quatro anos como auxiliar de Dilma, agora está alinhado ao projeto de Aécio Neves (PSDB).

Como se vê, em anos e anos de vida pública, Sarney sempre se manteve coerente politicamente, ao contrário de Flávio Dino.

Que em apenas oito anos na política, mostra-se absolutamente volúvel em nome do poder…

Marco Aurélio D'Eça

8 Comments

  1. Parabéns Marco aurélio pelo brilhante artigo. O Sarney não tem culpa se todos que ele declara apoio vencem as eleições. Como diz um ditado: A inveja é o pior adversário de quem tem sorte.

  2. Precisa mesmo?! Sério?! Então vamos lá… Onde estava o jovem José Sarney no início da sua carreira política? PSD, mesmo partido de Vitorino, seu padrinho político, personagem que Sarney traiu posteriormente em 1965, quando foi eleito governador do Maranhão com o apoio da Ditadura Militar, inclusive diversos generais vieram ao Maranhão apóia-lo durante a campanha. Ele foi o representante da Ditadura Militar, indicou todos os governantes do Maranhão nesse período. Com os movimentos populares e a evidente decadência do Governo Militar, o que fez o nosso “coerente” político? Coligou-se com Tancredo Neves em uma frente para o fim da Ditadura. Mais adiante, apoiou FHC, seu filho, Sarney Filho foi Ministro de Meio Ambiente, quando Lula apareceu invencível na eleição de 2002, o que ele fez?! Correu para o PT, e lá permanece até hoje. Então meu caro, coerência política não é o forte de José Sarney, agora com as provas que você pediu!
    Ah, e não se surpreenda se daqui a pouco tempo ele declarar apoio a Flavio Dino já que sua vitória parece certa!

    resp.; Não vi fato histórico nenhum aí. Vi opinião sua sobre a trajetória de Sarney. Qual livro de história diz que Sarney traiu Vitorino? Todos o demais fatos já foram citados no meu próprio Artigo. portanto, você apenas concorda com ele,apesar da antipatia pessoal a Sarney, que deixa transparecer nos escritos. Simples assim???

  3. Apesar de não concordar com muitas publicações do seu blog, sempre o respeito e o acompanho, mas desta vez você se superou! Que seja contra Flavio Dino, tudo bem, mas dizer que “Sarney sempre se manteve coerente politicamente”, aí você forçou muito a barra! Procure outros argumentos para tentar convencer que o grupo político que você defende é o melhor, porque desta forma, você acaba desqualificando a inteligência dos seus leitores. Pelo amor de Deus, não tem nem o que argumentar, a História fala por si mesmo…

    Resp.: Você, como historiador, poderia demonstrar aqui os argumentos que refutem esta tese. Eu apresentei os meus com fatos da história.Persuada-me.

  4. ESTÁ INCOERÊNCIA É SÓ COM RELAÇÃO A QUESTÃO NACIONAL, MAS SERIA INTERESSANTE TAMBÉM FAZER COM RELAÇÃO A QUESTÃO ESTADUAL (TRAIÇÃO AO DR. JACKSON LAGO) E A QUESTÃO MUNICIPAL. ASSIM COMO TAMBÉM COM RELAÇÃO AOS “AMIGOS” DO SR. FLAVIO DINO OU MELHOR DIZENDO FINANCIADORES. GOSTARIA TAMBÉM DE SABER SE O MESMO NÃO VAI MAIS TRABALHAR NA UNIVERSIDADE, POIS PELO QUE SEI SÃO APENAS 03 MESES DE LICENÇA ELEITORAL E APOS AS CONVENÇÕES, LOGO ERA INTERESSANTE SABER SE O MESMO VAI OU NÃO VAI TRABALHAR POR QUE SE FOR PARA RECEBER PARA FAZER POLITICA E NÃO TRABALHAR TAMBEM QUERO ESTE EMPREGO

  5. Sem censura tá?Mas o texto que está abaixo cairia muito bem ao sen.Sarney que está no poder porque apoiou TODOS aqueles que estiveram no poder no planalto,desde a ditadura militar.Alguém diverge?

  6. Marco,
    A Eleição de 1989, foi a eleição que mais se chamou o Sarney de Ladrão no País.
    Ninguém queria o apoio do Sarney tendo em vista o governo sendo considerado desastroso pela classe política. No Vídeo, inclusive, o Lula desconfiava do apoio do Sarney.
    Veja o Vídeo no Youtube
    http://www.youtube.com/watch?v=Is2fhTBPz6s
    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *