1

SES realiza mutirão de cirurgias de hérnia

mutirão

(Fotos: Nestor Bezerra)

O primeiro mutirão de cirurgias de hérnia na Unidade Avançada do Hospital Tarquínio Lopes Filho (Geral) em Matões do Norte foi realizado nesta sexta-feira (25) e beneficiou 20 pessoas da região.

Estamos programando novos mutirões, não só para esta como também para outras regiões, para que possamos diminuir a demanda por este tipo de procedimento em todo o Maranhão – adiantou o coordenador das equipes médicas e diretor do Hospital Geral, Luis Alfredo Guterres. Os procedimentos beneficiaram também pessoas de Miranda do Norte, Cantanhede, Anajatuba e Presidente Vargas.

As hérnias abdominais são pretoberâncias observados no abdome (barriga). Dentro destas formações podem estar alojados órgãos que deveriam estar dentro da cavidade abdominal. Atividades de esforço que aumentem a pressão abdominal podem desencadear o aparecimento da hérnia nas pessoas que já tenham esta predisposição. Infelizmente não há tratamento preventivo, e quando a hérnia é confirmada no exame médico, o único tratamento efetivo é a cirurgia.

Além de investir na estruturação física da rede estadual de saúde, investimos na contratação de profissionais qualificados e os mutirões cirúrgicos são uma das medidas adotadas na nossa gestão para ampliar o acesso e agilizar a assistência à população – ressalta o secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad.

mutirão2Mutirões como este foram realizados também nos hospitais regionais estaduais de Grajaú, Coroatá, Peritoró, Barreirinhas e Alto Alegre do Maranhão, beneficiando mais de 150 pessoas que haviam recebido o diagnóstico e estavam à espera de uma cirurgia.

 

 

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

  1. Acredito que quando temos mutirão de Saúde em algum lugar é porque tem muitas coisas erradas, pois esperam amontoados de doentes para poderem fazer publicidades, pois os atendimentos teriam que serem diários, conforme irem aparecendo pessoas doentes e necessitando de atendimentos,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *