25

Sinalização na Litorânea??? Holandinha vai destruir a avenida…

 photo SemTtulo-6.jpg

Avenida Litorânea: rapidez e tranquilidade (imagem: fotobucket)

A propaganda da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) anuncia, entre diversas ações no trânsito de São Luís, uma tal “sinalização de toda a Avenida Litorânea”.

Vão destruir a avenida se isto for levada a cabo.

A Litorânea é uma das poucas avenidas de São Luís com fluxo de trânsito tranquilo em todos os horários do dia – mesmo aqueles de tráfego mais intenso.

E ela é assim por causa de uma característica própria: trata-se de  uma espécie de via expressa, ou via de trânsito rápido.

Isso só é possível por que a Litorânea é uma das poucas avenidas de São Luís sem os famigerados conjuntos semafóricos, que parecem ser a única solução que a prefeitura entende para o trânsito da capital.

A sinalização da Litorânea é desnecessária e prejudicial à avenida, embora os gênios da Secretaria de Trânsito pensem o contrário.

Cometerão o mesmo erro que cometeram ao fechar a saída da Via Expressa, no Cohafuma, tornando praticamente inútil a primeira fase da avenida entregue pelo governo Roseana Sarney em 2012.

https://marcoaureliodeca.com.br/wp-content/uploads/2012/09/viaexpressaengarrrafa.jpg

Saída da Via Expressa, no Cohafuma: destruída pela prefeitura

A função da Litorânea é exatamente esta: garantir um caminho rápido e sem atropelos pela orla, diminuindo o fluxo na Avenida dos Holandeses.

Caminho que ganhou ainda mais fluidez com a entrega do seu prolongamento, na gestão de João Castelo (PSDB).

Cheia de sinais, ela se tornará apenas mais uma via como tantas outras.

E não resolverá problema algum…

Marco Aurélio D'Eça

25 Comments

  1. Se é que se pode chamar aquilo de via expressa. Todas as que eu conheço tem 4 alças e a 4a. alça da daqui acho que sumiu no projeto…

  2. Tava mais do que na hora. Mesmo com aqueles pardais, a noite, aquilo ali vira pista de corrida. Só assim para acabar com a diversão desses riquinhos mimados de São Luís!!!

  3. Acho está sua opinião altamente equivocada, precisamos sim de sinalizações, principalmente quando os corredores de carro vão p litorânea fazer pega, sabemos que existem vários casos de atropelamento e morte na avenida litorânea por excesso de velocidade, pessoas alcoolizadas que saem dos bares e proporcionam graves acideentes, a avenida litoranea é refugio simplesmente para pessoas que moram nas proximidades do calhau, olho dágua, ajudando somente essas pessoas a evitarem o trânsito caotico nas grandes ave e em horários de picos, que a avenida ajuda sem sombra de dúvidas, mas ela deve ser sinalizada sim, pois várias familiar hoje choram a morte de um ente querido por irresponsabilidades de outros.

  4. Tudo é usado para inverter os fatos contra a prefeitura ou a oposição, sempre. Não se sabe que tipo de sinalização será implantada na Av. Litorânea, mas já serve para criar polêmica. Especulação parece ser o carro chefe da política maranhense, aliás, por aqui chamam de articulação.

  5. É fundamental a instalação de sinais e redutores de velocidade na Av. Litôranea. A população não consegue mais atravessar a pista. Os carros disputam rachas e trafegam em altíssima velocidade, colocando em risco aqueles que deveriam ter preferência no trânsito. Outra coisa: Av. Litôranea não é via expressa. Reclame por transportes públicos de qualidade e não por mais vias para os carros. Cidade evoluída é aquela que tem metrôs, VLTs, ônibus de qualidade, etc.

  6. Prezado Marco Deça,
    Todos os dias tenho que utilizar a Avenida Jeronimo de Albuquerque ou a Via Expressa para retornar ao Bairro onde resido, Recanto dos Vinhais. Posso então lhe afirmar que a Via Expressa, pelo menos a parte que ja foi entregue, não ajudou em nada a melhorar o fluxo. Muito pelo contrario, criou um novo engarrafamento. E vejo diariamente um esforco dos agentes de transito em tentar minorar a bagunça ocasionada pela Via Expressa. Logo, nao afirme em suas matérias fatos inverídicos, pois lhe retiram a credibilidade como jornalista.

  7. Prezado Marco Deça,
    Todos os dias tenho que utilizar a Avenida Jeronimo de Albuquerque ou a Via Expressa para retornar ao Bairro onde resido, Recanto dos Vinhais. Posso então lhe afirmar que a Via Expressa, pelo menos a parte que ja foi entregue, não ajudou em nada a melhorar o fluxo. Muito pelo contrario, criou um novo engarrafamento. E vejo diariamente um esforco dos agentes de transito em tentar minorar a bagunça ocasionada pela Via Expressa. Logo, nao afirme em suas matérias fatos inverídicos, pois lhe retiram a credibilidade como jornalista.

  8. Mas e cadê a famigerada competência do Canindé? Ele atacou tanta gente que andou por lá e agora acha que vai dar fluidez implantando semáforos?

  9. ETA PREFEITO DECEPÇÃO TOTAL. E A PREFEITURA ESTÁ NAS MÃOS DOS OPOSITORES AO GRUPO A 30 ANOS. ISSO É QUE É MUDANÇA. MUDA-SE O QUEIJO MAS OS RAT…. CONTINUAM OS MESMOS.

  10. Marco,

    Me parece que você está tecendo críticas gratuitas e antecipadas, pois nem eu nem você conhecemos o projeto de sinalização a ser implantado. A Av. Litoranea tornou-se uma via de escape para grande parte dos mais de 330 mil veículos que circulam na cidade de São Luís, porém você esquece que ela também é uma área de lazer e prática de esportes, e qualquer medida que venha disciplinar a circulação de veículos será benvinda. Do alto do seu conhecimento em trânsito, você deve saber que este não se faz apenas por veículos, mas também por pedestres, ciclistas, etc.
    Mas pelo seu post a prioridade sempre será dos veículos, mas não esqueça dos vários acidentes que ali já ocorreram inclusive com vítimas fatais!!! Caso venham a ocorrer sua crítica será em função da falta de sinalização. Portanto, esperemos a implantação do projeto de sinalização para depois nós manifestarmos a favor ou contra.

    resp.; A questão não é conhecer o projeto. A questão é?: o que há de errado com a Litorânea em termos de fluxo? Tenho certeza que qualquer motoristas que passe por lá não vai apontar nenhum… Por que botar sinais na litorânea, que sequer tem cruzamentos? as aáres de uso dos pedestres já estão demarcadas. E o transito tem a velocidade reduzida automaticamente nos dias de intensa movimentação, como os finais de semana. Encher a ia de sinais só atende a um objetivo; o caça-níquel que se tornaram algumas ações de trânsito na capital. É simples assim…

  11. Não sei onde vamos chegar, todo mundo que entra nessa SMTT acha que sabe demais, só podem estar de brincadeira mesmo com a população. O prefeito venceu a eleição e se elegeu porque era o novo, a renovação, com projetos e mais projetos para São Luís, está aí o resultado dos experts e dos projetos e mais projetos, estamos de vivendo de frustrações e experimentações desses loucos metidos a inteligentes que vendem dificuldade pra colher facilidade. A eleição está bem aí, votem de novo nesse povo: FLÁVIO DINO, ROBERTO ROCHA, WEVERTON ROCHA, ELIZIANE GAMA, RAIMUNDO CUTRIM, OTHELINO NETO, BIRA DO PINDARE, GARDENINHA CASTELO, ZÉ REINALDO, MARCELO TAVARES, E ESSE BANDO DE PICARETAS QUE SE JULGAM MUDANÇA! A MUDANCA DELES SERÁ O ENDEREÇO DELES, VÃO TODOS COMPRAR APARTAMENTOS CAROS NA PENÍNSULA E O POVO QUE SEGURE CHUVA, BURACO E ENGARRAFAMENTO… SOFRE MARANHÃO VEIO DE PEIA!!!

  12. Concordo plenamente com a matéria. O problema de São Luís é a falta de novas avenidas, elevados, pontes… Eu só vejo a SMTT colocando redutores de velocidade e sinais. Esse Holandinha e sua trupe são uns idiotas.

  13. concordo plenamente com você, mais uma ideia absurda desse prefeito maluco e incompetente.

  14. Depois que esse Canindé entrou ficou pior. Começaram um serviço próximo ao antigo Lítero mas só fizeram quebrar o canteiro e já faz mais ou menos quinze dias e continua do mesmo jeito. Só enrolação.

  15. PREZADO “YNOT”, OS TECNICOS QUE TRABALHAM HÁ MUITOS ANOS COM O TRANSITO, ENTENDEM MUITO MAIS QUE NÓS. NÃO TEM COMO FAZER PESQUISA COM A POPULAÇÃO SOBRE ESTE ASSUNTO.

    Resp.; Entendem é?!? E voc~e acha que o que existe no tânsito de São Luís está certo?!?

  16. MARCO, REALMENTE O CANIDE DEIXA O TRANSITO MAIS CONFUSO DO QUE JÁ É. ONDE ELE FECHOU UM RETORNO BEM NA SAIDA DA VIA EXPRESSA CHEGANDO NO MORAIS CENTER FOI PARA EVITAR QUE AS PESSOAS QUE ESTUDAM NO CEUMA, E OUTROS COLÉGIOS E FACULDADES NO RENASCENÇA II NÃO USASSEM ESSA VIA EXPRESSA PARA MOSTRAR AO GOV. E À POPULAÇÃO QUE ESSA VIA TÃO IMPORTANTE NÃO SERVE PRA NADA. INFELIZMENTE A POLÍTICA NO MARANHÃO NÃO OLHA QUE QUEM É SEMPRE O FAVORECIDO É O CIDADÃO.

  17. Esse rapaz Eduardo deve não viver em São Luís! Kkkkkkk, Isso virou foi sacanagem esse SMTT, a população tem é que ir para a avenida litorânea para não deixar isso acontecer (protesto) esses secretários entram no governo e fazem o que quer sem fazer nem uma pesquisa com população. “Indignação”

  18. Via expressa? Parece aquela conversa fiada das pontes do nada, para lugar nenhum. kkkkkkkkkkkkk

  19. Prefeito, primeiro arrume os buracos, ontem cortei um pneu. OS BURACOS PRIMEIRO POR FAVOR. SE NÃO……..

  20. ‘E ela é assim por causa de uma característica própria: trata-se de uma “espécie” de via expressa.’
    Acho que o Eduardo não entendeu o post, eu então ele não sabe mesmo o que seja VIA EXPRESSA, mas vou explicar um pouquinho: é algo que vai direto ao ponto, sem precisar sofrer com os engarrafamentos que tem aqui em São Luis. Vejo que sua leitura e interpretação está muito ruim, vamos melhorar…

    Eu particularmente penso que por sinalização na Litorânea é idiotice de alguém que tá querendo mostrar trabalho e não sabe o que fazer, tem tantas outras coisas pra esse Holandinha se importar e ele se importa logo com algo que não tá fazendo mal a ninguém, pelo contrario, mas é o desespero que ta batendo, tento entender ele… Ou não.

  21. Mas a via expressa não se tornou inutil. Ela desde o projeto é inutil. Levando o nada a lugar nenhum. Tirando você de um congestionamento e o colocando em um lugar parado. Por favor Deça, sabemos de sua intenção como funcionário, mas faltar com a verdade está no seu contrato? E você não dá valor a seu caráter? Honestidade? Pense bem. Abraço

  22. Estou confuso, 1. Avenida litorânea é uma via expressa ? 2. A saída da INACABADA via expressa está fechada no cohafuma, desde quando ?!

    Abraços a todos !

    Resp;.: Continue confuso…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *