20

Sem saída, Holandinha já prepara aumento de passagem…

http://imirante.globo.com/lib/imgBinary.asp?path=\imagens\galerias\noticias\2014\05\27\greverod27052014g006.jpg&width=460&height=345&interpolation=1&sharpen=0&sharpenvalue=&rotate=0

Paradas lotadas e sem ônibus; muitos trabalhadores perderam a hora

Desgastado e com a popularidade em queda acentuada,  o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) terá que tomar uma posição enérgica em relação à greve dos rodoviários, que hoje atingiu 100% da categoria.

E sua única saída é conceder aumento de passagem, para que os empresários possam garantir o reajuste salarial de motoristas e cobradores.

O sistema de transporte coletivo está falido na capital maranhense.

Sem ações da prefeitura, o sistema foi invadido por opções alternativas e clandestinas que acabaram sendo estimuladas pela Secretaria Municipal de Transportes.

Os sucessivos secretários nunca conseguiram dar um basta no famigerado taxi-lotação, serviço clandestino que põe em risco a integridade do cidadão, mas que a prefeitura faz vista grossa, diante da falência do sistema tradicional.

http://imirante.globo.com/lib/imgBinary.asp?path=\imagens\galerias\noticias\2014\05\27\greverod27052014g008.jpg&width=460&height=345&interpolation=1&sharpen=0&sharpenvalue=&rotate=0

Sem fiscalização, os taxi-lotação fazem a festa na cidade

Para evitar a falência das empresas no início do governo, Holandinha aceitou pagar, todo mês, R$ 2 milhões para cada empresa poder fechar as contas.

Agora chegou ao limite.

Os rodoviários pedem 16% de reajuste salarial. As empresas nem aceitam conversar e o cidadão usuário do transporte é quem paga o pato, sem ônibus para trabalhar.

Sem credibilidade alguma, sem apontar qualquer solução para problemas graves da cidade – como os alagamentos, os buracos nas ruas e a desordenação do trânsito – o prefeito agora terá que ter uma atitude radical em relação ao transporte.

Mas, sem ação, não terá como resolver o problema…

Marco Aurélio D'Eça

20 Comments

  1. Réplica aos comentários do PHD em Transporte e Logistica, rsss…
    1. Podemos e devemos comparar sim a atual situação de transporte entre SLZ e GYN, sabe porque? Pois as duas cidades tem prefeitos eleitos pelo povo!

    2. Em relação a comparação de salários dos profissionais, citado pelo PHD, por qual motivo os motoristas de Goiânia podem ganhar bem, e os daqui não?!

    3. Pelo menos a passagem em Goiânia é um pouco mais alta, que SLZ, mas em compensação existe qualidade: frota nova, moderna, chega no horário previsto, “motoristas educados”, malha viária devidamente asfaltada, infra estrutura, BRT, corredor de transporte e etc… Querem mais?

    4. Já que o Dr. afirma que os trabalhadores não são respeitados pela população aqui em SLZ, deve ser, porque não se dão respeito, não é?! Não todos, mas a maioria são ignorantes, sem educação, tratamento péssimo aos usuários, não param nos pontos e etc…

    Então PHD, você deveria se apresentar ao prefeito e solucionar o problema no transporte de São Luís, ao invés de estar fazendo turismo pelo País.

  2. Edivaldo bateu o pé com este empresário bando de FDP e já disse que nada de aumento nas passagens. Está bem claro que a unica intenção deles é esta, mas desta vez o prefeito não é conivente com essa palhaçada.

  3. ESSE COMENTARISTA “CARLOS EDUARDO MONTEIRO” É UM GRANDE MENTIROSO, MEU FILHO ESTUDOU JUNTO COM O PREFEITO EDIVALDO NO CURSO DE DIREITO, E O EDIVALDO FOI SEMPRE UM BOM ALUNO E NÍNGUEM NUNCA FEZ OS TRABALHOS DELE.
    A PREFEITURA TEM QUE FAZER LICITAÇÕES, E SAIBAM QUE AS PASSAGENS DE ONIBUS DE SÃO LUIS, URBANAS E SEMI-URBANAS ESTÃO ENTRE AS MAIS BARATAS DO BRASIL.

  4. Comparar o transporte público de Goiânia com o de São Luis é fácil, difícil é comparar o salário do motorista e o preço das passagens. Em Goiânia os trabalhadores são respeitados como profissionais pela população o que não acontece aí em São Luis, os motoristas profissionais não querem mais trabalhar no transporte urbano em São Luis ficando somente aqueles que estão começando a profissão somente para adquirir experiencia por causa dos salários, abusos e absurdos provocados por passageiros e empresários.

  5. Marco infelizmente samos obrigados a ler tantas ignorância e o Rodrigo é mais um desses que não sabe o que diz, ele precisa conhecer pelo menos um pouco de transporte público, será Rodrigo que tu tens pelo menos uma bicicleta pra andar ou tu é um desses que tem passe livre indevido e ainda reclama, quando o assaltante entra no ônibus pra assaltar chama motorista e cobrador de vagabundo, assim mesmo tu tá chamando os profissionais do transporte de “BARNABÉ” acho que nunca saio da ilha, fique sabendo que São Luis tem a passagem urbana e semi urbana mais barata do Brasil, se é que você sabe o que é semi-urbana ó idiota

  6. Uma pergunta a esse Rodrigo que comentou anteriormente, será que você tem pelo menos uma bicicleta ou uma carroça pra te carregar? ou você anda de ônibus de graça e dirigido por um ” BARNABÉ” como tu chamas os profissionais do transporte coletivo que são diariamente desrespeitados nos seus trabalhos. Quem reclama do transporte de São Luis é porque nunca saio da Ilha, nem pra ir em Teresina no Piauí ou em Belém no Pará, Não existe passagem mais barata no Brasil de que a de São Luis, já fui motorista de ônibus e sindicalista por muito tempo aí em São Luis e formado em transporte e logística de passageiro conheço esse entrave, a questão é que tem muita gente querendo andar de graça será que essas pessoas entram nos supermercados Mateus saem levando alguma coisa sem pagar? como fazem com o transporte.

  7. Fico surpreso com as propagandas mirabolantes da prefeitura, quando fala em obras de médio e curto prazo, para o trânsito de São Luís.
    Na área do anil, onde dizem que farão corredores de transporte exclusivo para ônibus, as obras andam a toque de caixa, apenas dois trabalhadores, fazendo um serviço que seria para no mínimo uns 20 à 30 homens.
    Quando o incompetente deixar a prefeitura, eles terminam.
    Esse Canindé é um piadista de primeira!

  8. Que primeiro falou em aumento de passagem foi o Vice Prefeito Rberto Rocha, esperando pegar um barbinha pra campanha de Senador, esse Vice Prefeito vai levar uma taca pra aprnder respeitar o povo.

  9. Nunca vi tamanho descaso vindo de um prefeito de uma capital.
    Realmente o prefeito não tem pulso, para tomar decisões, só sabe sorrir e abençoar a população, pensando que estás em um culto.
    Em Goiânia a frota é substituída toda de uma vez, todos os ônibus novos, mesmo ano e modelo. Equipados com rádio de comunicação e GPS, monitorado em tempo real, e com o tempo de saída e chegada devidamente controlados, bem como, fiscais em várias pontos e paradas.
    Deveriam também, remanejar os cobradores para outras áreas, e instituir a SITPAS, bilhete que é comprado em quiosques, paradas, autônomos, bancas para pagamento da passagem.
    Tenho certeza que os assaltos iriam zerar!
    À séculos que os empresários são sempre os mesmos, não existe qualidade, bom atendimento e cumprimento de horários. A maioria dos motoristas são ignorantes e não passam por uma reciclagem um curso de direção, só sabem pôr o ônibus para frente!

  10. Esse moleque que emplacaram de prefeito(EDIVALA) eu sempre soube que ele é incompetente , quando fazia faculdade só ia lá de mês a mês,tinha alguém que fazia seus trabalhos .Foi assim que conseguiu um diploma .O Flavio Dino que sabia da sua incompetencia maquiou ele de mudança e fez um irresponsavel de prefeito.Menino filho de papai safado .Se agregaram a uma igreja para disfarçar dos roubos.Hoje ele reconhece a sua incompetencia ,e vai com pires nas mãos pedir ajuda para Roseana .Segura teu pepino,e tem mais se tiver aaumento de passagem tu vais ver a coisa preta , a população vai para a rua exigir o que tu prometeste,bilhete unico,trocar frota dos onibus , fazer licitação das empresas. professores estimulados com bons salários, asfalto de qualidade,saneamento básico .São Luis vai explodir.A população já está organizada caso tenha aumento todo munda para frente da prefeitura ,e depois no teu apartamento.

  11. Caro Marco,
    Agora vc resumiu tudo : o sistema de transporte urbano de SLZ está falido. Os sucessivos anos sem os devidos reajustamento e revisões tarifarias das passagens, provocaram o desequilibrio economico-financeiro dos contratos (se é que eles existem …). Sem o necessário aumento das tarifas, apenas se garantiu uma aparente modicidade tarifaria à custa do sucateamento da frota e da falta cronica de investimentos no setor ! Não existe mágica no sistema. Alguém paga as passagens ou o sistema colapsa ! Chegou a hora do povo pagar a conta do subsidio ignóbil dado às tarifas. Cabe agora ao Prefeito escolher que “povo ” deve pagar: o usuário do transporte , o que seria o mais justo, ou o contribuinte, o que seria o mais injusto !!!!
    Francisco Soares
    ex-Diretor Geral da Agencia Reguladora de Serviços Públicos do MA – ARSEP

  12. Acho que a melhor solução mesmo que seja o aumento da passagem é dá transporte digno para a população e isso deve ser dever dos empresários. Prefeito faz licitação p novas empresas, essa é uma boa ideia.

  13. Holandinha se ele der aumento de passagem com esses coletivos pessimosque tem vai ser mas uma covardia com o eleitor da ilha e olha que eu votei nele fazer o que.

  14. prefeito e frouxo e nao tem coragem de tomar as medidas necessárias. O aumento da tarifa de onibus e o fim das isencoes do iptu foram os ultimos golpes na sonhada reeleição do filhinho de papai. Vai ter que voltar a receber mesada!!!!!

  15. VOCE É UM DOS POUCOS PSEUDOJORNALISTA QUE GOSTA DE SEMEAR DISCORDIA, CAUSAR PÂNICO E CRIAR FANTASIA SÓRDIDAS, ONDE SÓ QUEM NÃO ENTENDE DE POLITICA, ACREDITA. GRAÇAS QUE ESSES POUCOS! QUANTO AO AUMENTO DE PASSAGEM, FONTES AFIRMAM QUEM NÃO HAVERÁ

  16. ESPERAMOS QUE A JUSTIÇA, EM VEZ DO PREFEITO E CANINDÉ, PROCURE ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO PARA ESTA QUESTÃO DOS ONIBUS. A DESEMBARGADORA É QUE TEM QUE RESOLVER ESTE PROBLEMA SEM SACRIFICAR MAIS AINDA OS USUÁRIOS QUE PAGAM CARO POR UM SERVIÇO DE PESSIMA QUALIDADE. O PREFEITO TEM QUE RESOLVER É A QUESTÃO DO REAJUSTE DOS BARNABÉS. E SE A GOVERNADORA REALMENTE AJUADAR O PREFEITO COLOQUE NA SEMOSP ALGUEM DE SUA CONFIANÇA.

  17. ACHO QUE O AUMENTO DE PASSAGEM NOS TRANSPORTES URBANO DE NOSSA CAPITAL DEVE SER ATRELADO A UMA PLANILHA DE CUSTOS DA EMPRESA, SE ESTA DEMONSTRAR QUE HOUVE AUMENTO EM PEÇAS DE VEÍCULO E OU REAJUSTE QUANDO DO DISSIDIO COLETIVO DOS TRABALHADORES ETC. E COM A LICITAÇÃO ESTARÁ RESOLVIDO O PROBLEMA QUE TANTA DOR DE CABEÇA AO PREFEITO E A NOSSA POPULAÇÃO.

  18. NÃO EXISTE OUTRA SAIDA, SOMENTE ESTA: L I C I T A Ç Ã O. MAS OS EMPRESÁRIOS NÃO QUEREM E COMO ELES NÃO SÃO DONOS DAS LINHA É UMA CONCESSÃO DADA PELA PREFEITURA, FALTA CORAGEM NO PREFEITO PARA AUTORIZAR A REALIZAÇÃO DA LICITAÇÃO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *