1

O aparente fim de um ciclo espanhol e a confirmação da força laranja…

http://ejesa.statig.com.br/bancodeimagens/bs/b1/lk/bsb1lkw8x35zzy5gdwmgr5g0l.jpg

Diego Costa chora humilhação no Brasil

Por Thiago Bastos*

Xavi, Iniesta, Fernando Torres, Casillas. Jogadores que formaram, entre 2008 e 2012 a geração mais vitoriosa na Espanha – basta citar os títulos das Euros de 2008 e 2012 e o título mundial em 2010. De lá para cá, outros jogadores surgiram e se consolidaram nos seus clubes (casos de Santi Cazorla, Pedro, dentre outros). Porém a transição entre a queda técnica dos chamados medalhões e os futuros condutores da seleção espanhola sofreu um duro golpe hoje: uma derrota histórica e merecida para os chilenos – do excelente técnico Jorge Sampaoli, que até outro dia estava se “oferecendo” para assumir um clube brasileiro.

Entre o tiki-taka vitorioso dos últimos anos e a mesmice dos esquemas e formas corriqueiras de jogar de tantas equipes pelo mundo afora, os espanhóis optaram esta tarde no Maracanã por uma mescla de afobação e falta de confiança. Os 5 a 1 contra a Holanda foram o aviso da eliminação que ainda estava por vir. Diego Costa – uma escolha que se mostrou errada para o momento – deverá ser o crucificado da vez pela imprensa e pelos torcedores espanhóis.

Por outro lado, os chilenos – que sempre foram conhecidos pelo talento no ataque e desproteção defensiva, equilibraram o time com posse de bola (parece que a Espanha fez isso por um tempo né?) porém aperfeiçoado com mais verticalidade e objetividade do meio-campo para frente. A prova disso foi o primeiro gol de hoje, concluído de forma magistral pelo ótimo Eduardo Vargas.

http://s2.glbimg.com/YTeh3skYF-00TY_bIEUnrISCa_4=/620x390/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2014/06/13/robben_golholanda3_afp_95.jpg

Robben e Cia. futebol bonito e eficiente

Resta nesse momento aos espanhóis reverem conceitos e, ao mesmo tempo, agradecer aos céus. Explico. A base do país tem potencial para fazer com que a Espanha volte aos grandes resultados nas competições que disputará daqui para frente.

Já a Holanda (de azul, confesso que acho esquisito, já que não é a Holanda) entrou para um jogo considerado por muitos uma “barbada”. O que se viu em campo foi um adversário muito menos talentoso, porém extremamente organizado em campo e que jogou no seu limite. Não foi suficiente para os australianos.

Com o resultado, os holandeses não só se classificaram como se consolidaram no grupo dos grandes favoritos para conquistar o torneio. Vale ressaltar apenas que a Holanda precisa resolver um dilema: jogar no 5-3-2 ou no 4-4-2, com variações para o 4-3-2-1? Ah, quase ia me esquecendo. No Maracanã, alguns torcedores brasileiros “zoaram” os espanhóis pela eliminação. É bom ter cuidado, pois os brasileiros, nas próximas semanas, é que poderão ser alvo das “chacotas”…

*Repórter de O EstadoMaranhão

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

  1. É para quem disse que a Espanha veio passear na Copa das Confederações, toma na cara. E agora veio a lazer novamente?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *