8

Lixões: São Luís não vai resolver o problema?!?

Município de Timon iniciou desativação do Lixão do Novo Tempo, atitude que precisa ser feita por todos os municípios brasileiros até o dia 2 de agosto. Em São Luís, não há nenhuma movimentação conhecida que leve a crer na desativação do lixão da Ribeira. O prazo para implantação da Política Nacional e Resíduos Sólidos termina em 2 de agosto

 

https://marcoaureliodeca.com.br/wp-content/uploads/2013/02/Aterro-da-Ribeira-20.jpg

O lixão da Ribeira já está assim, sem condições de funcionar

As medias para desativação do lixão que fica próximo ao residencial Novo Tempo, em Timon, reabriu as discussões sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que obriga todos os municípios brasileiros a fechar os lixões e dar nova destinação aos resíduos coletados.

O prazo para que os municípios apresentem suas soluções, termina no dia 2 de agosto.

Em São Luís, as autoridades já determinaram que o Lixão da Ribeira, construído no início da década de 90 para funcionar como aterro sanitário não atende mais as exigência das leis ambientais.

http://meioambiente.culturamix.com/blog/wp-content/uploads/2010/01/04.gif

Exemplod e aterro sanitário para lixo orgânico

O lixão põe em risco, inclusive, a segurança dos voos no Aeroporto Cunha Machado, devido à grande presença de urubus na área. Mesmo assim., a Prefeitura de São Luís nuncaveio a público para informar que tipo de oprojeto tem preparado para substituir o seu lixão.

Já existe um aterro preparado para atender não só São Luís, mas todos os municípios da região – desde Rosário até São José de Ribamar.

Para o Ministério Público e os órgãos ambientais, esta seria a solução mais adequada no momento.

Mesmo assim, a prefeitura mantém silêncio sobre o assunto…

Marco Aurélio D'Eça

8 Comments

  1. Tanta coisa mais relevante para tu informar para a população, mas não só sabe criticar a prefeitura, tira um dia para tu postar problemas que os municípios maranhenses enfrentam, simplesmente vivem no abandono, apenas olhamos propagandas e e muito dinheiro gasto nelas, mais o novo Maranhão ainda não existe.

    resp.: O problema dos lixões não é importante???

  2. De fato a cidade de São Luís é referencia no nordeste em limpeza publica e creio que o município se adequará a legislação, até mesmo porque pode ser penalizada com perda de recursos do governo federal.

  3. Se o prazo na matéria diz que é 2 de agosto, então temos que esperar dá 2 de agosto, p que pressa gente???? acho que o essencial está sendo esquecido, saúde, educação, segurança, soube que o cara marcio que teve 70% do corpo queimado está pedindo ajuda e nao tem ninguem p ajudar ele em goais, pedrinhas todo dia foge um, até video game tem p presos, todo dia assalto e morte. onde vamos parar?? isso que é mais preocupante e nao o lixo q te prazo p ser resolvido dia 2 de agosto ainda tem julho no meio….

  4. Sou catadora com muito orgulho! a prefeitura recebeu a gente em abril deste ano pra conversar sobre reciclagem e residuos solidos. Nós apresentamos alguns projetos e pela primeira vez em varias prefeituras, o que a gente faz foi valorizado e bem visto. O prefeito merece o meu agradecimento por isso

  5. È por isso John que a cidade está suja. As praças sujas( Cohasema, Cohab, Cohatrac, ….) com capins grandes,lixos exposto nas praças, ruas, avenidas e canteiros. Prefeito acorda ! Kd os Secretário de limpeza, coordenadores ou quem quer q seja para olhar isso, Ta na hora de sair do gabinete e ir para as ruas.

  6. A prefeitura de São Luis deve 120 milhões de reais a empresa que faz a coleta de lixo da cidade e administra o aterro da Ribeira.
    Vai quebrar a empresa vamos ficar sem coleta de lixo.

  7. A lei 12.305/10 determina que os municípios devem acabar com os lixões até agosto de 2014.No Maranhão dos 217 municípios apenas 25 enviaram os seus Planos de Resíduos Sólidos ao Governo Federal; e o Município de São Luís está contemplado.Os municípios da Região Metropolitana devem estabelecer ações consorciadas para que o aterro sanitário do eixo Bacabeira/Rosário atendam as exigências da lei.Os municípios estão obrigados a cumprir metas caso contrário terão recursos bloqueados,quem cumprir a lei terão prioridades nos recursos federias e de bancos internacionais.São Luís é referencia no nordeste em limpeza publica,temos associações e cooperativas de catadores que trabalham a coleta seletiva.Temos a Associação de catadores de materiais recicláveis(ASCAMAR);temos a Cooperativa de Residuos Solidos(COPRESL),o Grupo de Mulheres Reciclando Vidas que estarão no dia 24 deste no Shopping São Luís na exposição de artesanato reciclando vidro apartir das 17;00hs.Temos ainda as associações e cooperativas no Coroadinho,Cidade OperARIA ,CIDADE OLIMPICA,Area Itaquib-Bacanga, que recolhem mensalmente mais e 50 toneladas de materiais recicláveis que deixam de ir para o aterro controlado da Ribeira e que são comercializados e rateados entre os Catadores de matéria recicláveis.O grande problema de acabar com os lixões é que a maioria dos Prefeitos do Maranhão não tem compromisso com a responsabilidade social e ambiental.Essa é a hora de Roseana,Lobão,Edinho Lobão,Ricardo Murad,João Alberto e a elite do governo do Maranhão ajudar os prefeitos a cumprir a Lei 12.305 caso contrario estarão a margem do novo tempo.Pense niss0?

  8. A lei 12.305/10 determina que os municípios devem acabar com os lixões até agosto de 2014.No Maranhão dos 217 municípios apenas 25 enviaram os seus Planos de Resíduos Sólidos ao Governo Federal; e o Município de São Luís está contemplado.Os municípios da Região Metropolitana devem estabelecer ações consorciadas para que o aterro sanitário do eixo Bacabeira/Rosário atendam as exigências da lei.Os municípios estão obrigados a cumprir metas caso contrário terão recursos bloqueados,quem cumprir a lei terão prioridades nos recursos federias e de bancos internacionais.São Luís é referencia no nordeste em limpeza publica,temos associações e cooperativas de catadores que trabalham a coleta seletiva.Temos a Associação de catadores de materiais recicláveis(ASCAMAR);temos a Cooperativa de Residuos Solidos(COPRESL),o Grupo de Mulheres Reciclando Vidas que estarão no dia 24 deste no Shopping São Luís na exposição de artesanato reciclando vidro apartir das 17;00hs.Temos ainda as associações e cooperativas no Coroadinho,Cidade OperARIA ,CIDADE OLIMPICA,Area Itaquib-Bacanga, que recolhem mensalmente mais e 50 toneladas de materiais recicláveis que deixam de ir para o aterro controlado da Ribeira e que são comercializados e rateados entre os Catadores de matéria recicláveis.O grande problema de acabar com os lixões é que a maioria dos Prefeitos do Maranhão não tem compromisso com a responsabilidade social e ambiental.Essa é a hora de Roseana,Lobão,Edinho Lobão,Ricardo Murad,João Alberto e a elite do governo do Maranhão ajudar os prefeitos a cumprir a Lei 12.305 caso contrario estarão a margem do novo tempo.Pense nisso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *