34

Uma eleição sem Sarneys…

http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/files/2014/01/sarney.jpgO pleito de outubro caminha para ser o primeiro, em 20 anos, sem a participação de um Sarney disputando  as eleições majoritárias.

Desde 1994, o senador José Sarney e a governadora Roseana Sarney disputam eleições, aqui ou no Amapá. E têm servido de discurso para os que fizeram do antisarneysismo a sua profissão.

Mas em 2014 nem Roseana, nem Sarney devem disputar eleições. Ele poderia concorrer à reeleição pelo Amapá; ela, poderia ser candidata ao Senado pelo Maranhão.

Mas ambos mostram – e declaram – resistência em voltar a disputar eleições.

A saída dos dois das lides políticas é um duro golpe nos profissionais que vivem de se contrapor a eles.

Estes profissionais antisarney não poderão mais usar o discurso da influência de Sarney. Não poderão pregar o antisarneysismo para angariar votos no interior.

Afinal, se tudo se confirmar, Roseana e Zé Sarney abrirão mão de concorrer a um cargo de indiscutível importância estratégica e política.

Abrem mão da vida pública para se dedicar à família.

Os oposicionistas terão que buscar outro discurso….

Texto publicado originalmente em 10/03/2014

Marco Aurélio D'Eça

34 Comments

  1. ESSA PESSOA COM NOME DE MAKARIUS NA VERDADE E UM FUNCIONARIO DE HILDO ROCHA( J.L.B.J) O JORNALISTA QUE CHAMOU CABÃO DE NEGRO BOCAL… FALA MAKARIUS KKKKKKKKK

  2. Se Codó é a imagem da educação no Maranhão, então estamos lascados por que se vermos o estado em que se encontra São Luis então a mudança será para pior!

  3. sempre sonhei com isso,finalmente a única coisa importante que eles (sarneys)fizeram em tantos anos de politica. Infelizmente estão saindo de “cabeça erguida”e,nariz empinado.

  4. O abandono da política não está na vontade deles, é que o povo do Maranhão e Amapá, cansaram dessa oligarquia carcomida predominante nesses estados.

  5. Marco,
    Fui estudante do antigo Liceu entre 1964 e 1970. Militei na esquerda, JOC- Juventude Operária Católica.
    O nosso discurso era também bater em Sarney. Passadas essas décadas, vejo que o Sarney continua sendo a Geni da oposição, ou seja, o DISCURSO NÃO MUDOU!!!!!!!!!!!!.

  6. o que sera do dutra de ze reinaldo do jornal pequeno e alguns outros da oposição sem Sarney não vejo futuro

  7. Zequinha Sarney não vai concorrer?

    resp.: Leia o texto de novo, quem sabe você consiga entender. O texto deixa claro que está falando de eleições majoritáras, se é que voc~e saiba o que é isso…

  8. “A saída dos dois das lides políticas é um duro golpe nos profissionais que vivem de se contrapor a eles.” Muito interessante essa sua interpretação.Sua imaginação vai longe.

  9. Creio que o anúncio de tal decisão (a de não concorrer) é um blefe. Nem tanto por José Sarney, mas sim pela Governadora. Acho improvável ela abdicar da vida pública de forma precoce, pois, ela ainda tem capital político suficiente para ser competitiva em um pleito. Não sou entusiasta de Roseana, mas não admitir isso é cegueira. Creio que o anúncio acima referido é mais um instrumento de pressão contra o deputado Arnaldo Melo, a fim de que ele ceda e não atrapalhe o projeto do grupo de Luis Fernando ser eleito o governador indireto.

  10. CARO MARCOS DEÇA

    SE HOUVESSE TAMBEM UMA SAIDA DE RICARDO MURAD,LOBÃO,JOAO ALBERTO,JORGE MURAD,DEPUTADOS COMO MANOEL RIBEIRO,CHIQUIN ESCORCIO,MILHOMEM,BITA DO BARÃO,PERERINHA,VEREADORES FRACOS DA CAMARA MUNICIPAL,DEPUTADOS FEDERAIS INOPERANTES E GAZETEIROS,PREFEITOS CORRUPTOS DO INTERIOR DO ESTADO,TROCASSE TODO ESSE POVO QUE JÁ ESTAMOS SATURADOS E FIZESSE UMA RENOVAÇAO COM HOMENS DO ESTILO JOAQUIM BARBOSA NOSSO MARANHÃO SERIA O MELHOR ESTADO DESTA FEDERAÇÃO.NÃO SERIA ESTE ESTADO QUE VIVE CRITICADO E NA CHACOTA DIÁRIA PELA IMPRENSA SULISTA PRINCIPALMENTE PELA GLOBO QUE TODO DOMINGO APRESENTA UMA MATÉRIA QUE NOS DEIXA ENVERGONHADOS POR CAUSA DESTES DESMANDOS E DESCASOS,TÁ NA HORA DE MUDAR,CHEGAAAAAAAAAA

  11. Cabeça de politico, juiz e bunda de criança não se sabe que tem dentro.

  12. Como são macacos velhos, farejaram o cheiro da derrota e estão pulando fora do barco p/ não passarem pela humilhação q se aproxima. o Maranhão está acordando de um longo pesadelo. Eles sabem disso.

  13. Marcos, talvez você não saiba ou talvez não possa dizer, mais como você é um JORNALISTA, e olha que escrevo com letras maiúsculas, lhe pergunto: a política corre no sangue dos sarneys, sempre foi assim e você sabe que eles nunca deixarão essa política, mas um político sem mandato não é nada, pergunto finalmente , porque eles não serão canditatos?

    Resp.: Por que cansaram. Sarney por que está em idade avançada. Roseana por que não tem mais tolerância para suportar as questões políticas, após quatro mandatos de governadora, um de senadora e um de deputada federal. Isso cansa também, meu caro. Mas, sinceramente, o que não consigo entender é uma coisa: a oposição pressionava dia e noite para que os Sarney deixassem a política. Agora que eles decidiram não mais disputar eleições, ficam nesta?!? Perderam o discurso? Não sabem o que fazer?

  14. codó representa a forma como os sarneys administraram o maranhao durante décadas, isso simboliza a “capacidade” de gestora q essa mulher tem e teve…..uma vergonha…como será q essa roseana se sente quando vê essas matérias? seguramente ela tentar impedir a informação de todos, sendo q na verdade o ideal seria ela trabalhar com dedicação pra reverter o quadro, pois ela teve 04 mandatos de governadora mais de uma década, com apoio da bancada federal, deputados, senadores, assembleia legislativa, e ainda teve seu pai vária vezes presidente do congresso nacional, e ela SIMPLESMENTE DEIXA O ESTADO DO MARANHAO DESSA FORMA…Q DEUS TENHA PIEDADE DA SENHORA, DONA ROSEANA, pois vc é um verdadeiro fracasso….mesmo com o poder, as pessoas estao ao seu lado, A VÊEM COMO UMA MULHER VINGATIVA, AUTORITÁRIA, INCAPAZ E MIMADA, isso até o senhor seu marco deça concorda comigo, mais sei q vc nao pode expressar publicamente….um abraço.

  15. A GOVERNADORA ROSEANA SARNEY TEM TODO O DIREITO DE NÃO DISPUTAR O SENADO. MAS DUVIDE-O-DÓ QUE ELA VÁ DEIXAR DE DISPUTAR UMA ELEIÇÃO ONDE ELA TEM GRANDE CHANCE DE GANHAR, FORA OS PERCALÇOS QUE VIRÃO POR NÃO TER UM MANDATO.

    Resp.: Pois deixe de duvidar, meu caro. Ela já decidiu: não vai disputar a eleição. E percalços com ou sem mandato não fazem diferença no Brasil de hoje. Que o diga José Reinaldo e os deputados do PT presos pelo STF. Isto é tolice. mas não era isso que vocês queriam? Os Sarney fora da eleição?!? Pois tá aí…

  16. A melhor escola que existe no Maranhão no meu ponto de vista é o Colégio Universitário – Colun – Na UFMA no Campus do Bacanga…

    E para o desinformado JOÃO BATISTA, eu quero dizer pra ele que o Liceu já ficou pra trás a muuuuittoo tempo, CEGEL, BCA, Benedito Leite, os CEMAS espalhados pela capital também já caíram no esquecimento. Estão quase semelhantes as escolas que foram destaques no Fantástico que não mostrou nada de Fantástico no nosso Maranhão…

  17. A melhor escola que existe no Maranhão no meu ponto de vista é o Colégio Universitário – Colun – Na UFMA no Campus do Bacanga…

    E para o desinformado JOÃO BATISTALiceu já ficou pra trás a muuuuittoo tempo, CEGEL, BCA, Benedito Leite, os CEMAS espalhados pela capital também já caíram no esquecimento. Estão quase semelhantes as escolas que foram destaques no Fantástico que não mostrou nada de Fantástico no nosso Maranhão.

  18. Marco, procura saber como funciona o Liceu, LICEU. Não é qualquer escola do interior, essas dão dó. O LICEU, escola considerada a melhor do Maranhão. Faça algum comentário.

  19. Parem de pedir a matéria do fantástico aqui é blog governista, o prefeito de Codó é da situação…então eu sinto muito pra vcs.

  20. Não viu porque o pior cego do mundo é aquele que não quer enxergar. Maranhão, Alagoas e Pernambuco são os estados que tiveram as médias mais baixas no Programa de Avaliação Internacional de Estudantes.
    O Gerarde Monteiro tem razão: Sareny e Roseana não vão fazer falta nenhuma…

  21. E CODÓ NÃO É MARANHÃO

    Resp.: na questão da Educação, não! náo! Codó é um município que tem autonomia para gerir seu sistema educacional.

  22. Penso que o discurso poderá ser facilmente utilizado sim, nobre blogueiro, uma vez que a ausência direta deles não implica dizer que não estarão gerenciando quaisquer atividades, caso seus candidatos ganhem. Prova disso são as inúmeras viagens que o candidato está fazendo ao interior, inaugurando obras, e buscando se fortalecer junto aos prefeitos. O discurso se mantém porque o poder adquirido pela família não se esgota com retirada direta do cenário público, e muito pelo contrário, ainda se perpetuará enquanto houver controle de mídia, da máquina estatal, e fortalecimento partidário através de coligações.

    Resp.: ué!! Mas o que eu ouço todo dia é pessoal do Dino dizer que ano que vem tá todo mundo lascado, que não terão nais nada, que são eles que vão charlar, etc, etc…. Vai ser um diacutso eterno botando a culpa em terceiros e charlando?!?

  23. Soa tão piegas quando você se faz de idiota. Quer dizer que o fato de eles não disputarem a eleição anula todo o desserviço e as desgraças que seus anos na política trouxeram para o Maranhão e para o Brasil, é isso? Me poupe, cara, me poupe. Ah, e você teria que falar sim da reportagem do fantástico, pois sabe muito bem que, embora tenham especificado Codó, aquela situação se encontra em vários municípios do Estado. Dei aulas em uma escola na vila Sarney Filho, gerida pela prefeitura de São José de Ribamar, onde havia goteiras, o banheiro não funcionava, com descargas quebradas, sem torneiras, sem portas, e com o chão fundo. Nem um bebedouro decente tinha, as crianças precisavam lutar ela agua de um filtro improvisado pela diretora. Portanto, caro amigo, em vez de ficar fazendo análise idiota do cenário político, seria sim bom você comentar esta triste situação!

  24. Marco,

    Acho que será uma eleição onde se debaterão ideias e não pessoas. Acredito que a decisão de ambos elevará muito o nível do debate.
    Não obstante, embora o discurso seja pelo recolhimento à família, eu acho que a impressão deixada por ambos é a falta de voto e o desgaste da imagem, mas como você mesmo diz: “isso é uma outra história” abraços!

    Resp.: acho que não, meu caro. O grupo de Flavio Dino só debate os Sarney. Seu discurso é todo em cima dos Sarney. Ele não tem ideia alguma, apenas p discurso de antiSarney.

  25. O reconhecimento de uma inevitável derrota é o caminho mais curta para a saída de todos, afinal o desgaste politico ultrapassou os limites da tolerância.

  26. a história sempre mostrou o contrário, e mais uma vez mostrará a você e a todos, que os interesses pessoais dos sarneys(pai e filha) estão e estarão sempre acima de qualquer outro.

    Resp.: ora, meu amigo, mas eles não têm direito de cuidar dos seus interesses pessoais, como vc, como eu?!? O fato é que eles não disputarão eleição. E, se ainda assim, eles tiverem mais força do que os que se elegerem, então pra que servem os que se elegeram?!?

  27. O fato do senador Sarney e sua filha não disputarem eleição não quer dizer que eles estão deixando – de fato – a política. Tal afirmação é uma visão totalmente distorcida da realidade. A minha leitura com relação a ausência deles nas próximas eleições é radicalmente inversa. Não é preciso ser nenhum analista político para perceber. Você duvida?

    Resp.: então o que eles têm que fazer?!? Morrer?!? Ora meu caro, se sem mandato eles ainda tiverem maia força que os eleitos, então os eleitos não servem pra nada.

  28. Marco,
    Faz uma matéria sobre a educação, exibida domingo no Fantástico sobre a educação do Maranhão.

    Resp.: Não vi essa matéria. Vi matéria falando da educação em quatro municípios do Brasil. E um, especificamente, do Maranhão, Codó. Matéria que mostrou escolas municipais, geridas pelas prefeituras destas cidades. Foi isso que vi. Se você viu uma matéria sobre “a Educação no Maranhão”, então mande pra mim.

  29. Eles já deveriam ter saído há muito tempo. Não vão fazer falta de jeito nenhum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *