7

Pontos ganhos e pontos perdidos…

Mais do que a diferença entre os candidatos, é uma tendência confirmada na pesquisa Exata que deve ser levada em conta pelas campanhas. E a força desta tendência é que decidirá o pleito

http://blog.jornalpequeno.com.br/johncutrim/files/2014/06/Lob%C3%A3o-Filho-e-roseana.jpg

Lobão Filho: crescimento, mas lento

Os números da pesquisa Exata/TV Guará, divulgados ontem, têm alguns aspectos que precisam ser analisados sem os olhos da paixão política ou de torcedor.

O levantamento mostra uma tendência – e é esta tendência que precisa ser observada pelos coordenadores de cada campanha.

E o que diz a Exata?

O instituto confirmou o que vem sendo mostrado desde quando os candidatos foram definidos, de fato, no início de abril: o candidato do PCdoB, Flávio Dino, alcançou o seu teto e começa a perder fôlego. E isso pode ser visto claramente apenas com a análise das pesquisas publicadas no período da campanha de fato.

http://imagem.vermelho.org.br/biblioteca/flavio-dino16061862619.jpg

Flávio Dino em queda, também lenta

Este período foi iniciado com a pesquisa DataM, logo após o encerramento do prazo de desincompatibilização. Naquele levantamento, em 24 de abril,  Flávio Dino registrava 62,5% das intenções de voto, contra 12% de Lobão Filho. (Veja aqui)

Três semanas depois, em 8 de maio, na primeira pesquisa Exata, Lobão já aparecia com 23% – ou seja, o dobro do que tinha 15 dias antes. Flávio Dino, por sua vez, apareceu com  56%, ou pouco mais de seis pontos percentuais a menos. (Releia aqui)

Agora, no segundo levantamento Exata, Lobão Filho chega a 25%, contra 54% de Flávio Dino.

Este é o xis da questão.

Repare que, delineado o período da “campanha de fato” entre o início de abril e agora, Flávio Dino perdeu 8,5 pontos percentuais. Lobão Filho, por sua vez, subiu 13 pontos percentuais.

Em outras palavras, Lobão cresce e Flávio Dino cai.

Mas há outro dado na pesquisa Exata: tanto a queda de Dino quanto o crescimento de Lobão se deram abaixo da margem de erro.

A estagnação pode representar que o eleitor resolveu aguardar mais para se definir de fato.

Ou pode dizer que os percentuais se consolidaram, mantendo-se neste patamar até o fim da campanha.

E é exatamente isto que as coordenações precisam analisar.

Simples assim…

Marco Aurélio D'Eça

7 Comments

  1. FLAVIO DINO CONHECE MUITO BEM OS PROBLEMAS DO POVO PORQUE SEMPRE ESTEVE AO LADO DO POVO. É COMUNICATIVO, FALA O QUE É VERDADE NÃO TEM MEDO DE NENHUM CLÃ.

  2. Caro blogueiro acho até pífio o crescimento de povinho , com a estrutura política e financeira que ele tem já pra ter ultrapassado a casa dos 30 que tanto o persegue , vejamos o prédio foi alugado para o estado por 30 na pesquisa ele tem quase 30 e a diferença de dino pra ele e praticamente 30 , que coisa hein. ………

  3. Lobinho tá perto de chegar ao ponto que Luis Fernando já havia alcançado. Tá indo bem..

  4. Analisem bem a maneira de ver asa coisas se um transloucado comunista, esse Fernando (ficticio) acha que os treze (13) pontos percentuais que nosso Governador Lobão cresceu, e os onze (11) pontos percentuais que o comunista caiu , não é mérito do nosso Governado do Lobão. Es realmente um transloucado.

  5. Todo povo do Maranhão sabe quem é a empresa de pesquisa contratada, e que são os contratantes, mas mesmo assim Lobão cresce, cresce, e “dino” cai, cai, cai, cai, poooooo!! caiu de vez.

  6. LOBÃO FILHO TRANSMITE SEGURANÇA, SIMPATIA É COMUNICATIVO, FALA BEM, NÃO TEM MEDO DO POVO, TEM ATITUDE, ENERGIA PARA GOVERNAR NOSSO ESTADO. PRA FRENTE MARANHÃO COM EDINHO LOBÃO.

  7. Meu caro Marcos,o Flávio Dino perdeu 02 pontos não foi para o Lobinho e sim para o Zé Luís Lago q entrou na disputa.E o os 02 pontos que o Lobinho aumentou veio dos Brancos/Nulos/Indecisos.É natural q a maioria dos indecisos vão para Lobinho,pois estes indecisos então esperando para a conversa de pé de ouvido.O Zé Luís lago não tem cacife para tirar muitos votos de Flávio Dino.Então meu caro,esta e FD no primeiro turno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *