Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Simplício Araújo perde ação contra jornal O Estado…

Simplício discursa, ao lado de Dino e Aderson, pai de seu advogado Rodrigo: um a serviço do outro

O deputado federal Simplício Araújo (SDD) foi derrotado em sua pretensão de intimidar o jornal O EstadoMaranhão na Justiça Eleitoral.

Em sua ação – patrocinada pelo advogado Rodrigo Lago – ele pedia direito de resposta ao jornal por ter sido chamado de “preposto” de Dino, em nota que comentou sua ação de impugnação da candidatura do senador Lobão Filho (PMDB).

Rodrigo Lago é filho do ex-deputado Aderson Lago, apoiador da candidatura de Flávio Dino.

Este fato, por si só, já caracterizaria a pertinência da análise crítica da nota contestada, já que a ação de Simplício visou, de fato, questionar a candidatura do único adversário consistente do seu candidato, que vem a ser Flávio Dino – inclusive com os dois partidos devidamente coligados.

Além disso, as contrarrazões do EMA – apresentadas pelos advogados Marcelo Itapary e Mariana Vilhena, os mesmos que defendem este blog nas ações eleitorais – comprovou que o deputado, de fato, entrou com a ação contra o adversário de seu candidato. E que não há, no texto, nenhuma afirmação caluniosa, injuriosa, difamatória ou sabidamente inverídica

O desembargador Raimundo José Barros de Sousa analisou a questão, com base no Parecer do Ministério Público.

– Como destacou o Ministério Público, as expressões “preposto” e “pisou na bola”, considerando o atual contexto do debate político-eleitoral, não são suficientes para caracterização da difamação – afirmou o desembargador, em seu despacho.

E a ação de Simplício Araújo foi julgada totalmente improcedente…

Sair da versão mobile