4

São Luís ainda despreparada para o fim dos lixões; veja vídeo…

São Luís é uma das cidades brasileiras que ainda não se manfiestaram em relação à nova Lei de Destinação dos Resíduos Sólidos. A lei prevê que até o dia 2 de agosto todos os lixões no Brasil devam ser substituídos pelos novos sistemas de destinação de lixo. A decisão de por fim as lixões é de 2011, mas até hoje nenhuma providência aparente foi tomada pela Prefeitura da capital maranhense, que ainda convive com o lixão da Ribeira, com riscos até para a segurança dos vôos

O programa Bom Dia Brasil abordou o assunto esta semana, em ampla reportagem na terça-feira. A matéria mostrou que, assim como São Luís, metade das cidades brasileiras ainda não se preparou para a lei que acaba com os lixões, embora tenham recebido atenção especial do Governo Federal – inclusive com financiamentos, para resolver o problema…

Marco Aurélio D'Eça

4 Comments

  1. Enquanto não houve um trabalho de parceria intensiva entre os governos estadual e municipal, essa realidade tenderá a piorar. É preciso que todos trabalhem juntos, administração e povo. Só assim poderemos mudar essa situação.

  2. Não sei como vai ser, agora. Os municípios do interior não estão conseguido fazer o básico, mergulhados em corrupção, não estão nem se importando com essa lei. Já a região metropolitana deveria estar a frente nesse quisito, também não sei como estão. Agora o Governo do Estado que deveria ser o carro chefe disso tudo, esse mesmo é que não se importa com nada.

  3. Vamos tratar de algo que você não conhece: a PNRS( Política Nacional de Resíduos Sólidos) foi instituída pela Lei nº 12.305, de 02.08.2010, que consolidava tudo sobre o assunto, inclusive a competência dos Estados e Municípios. A inércia dos prefeitos e governadores, a nível nacional, inclusive de sua governadora, fez com que imensos recursos disponibilizados pelos ministérios do meio ambiente, das Cidades, FUNASA, deixassem de ser utilizados. Até o final do primeiro prazo estabelecido pela Lei, agosto de 2012, menos de 10% dos municípios tinham efetuados seus planos.O Governo Federal e o Congresso ampliaram esse prazo por mais 2 anos pouca coisa mudou nesse período. Para vc ter ter uma idéia fiz dois projetos para duas prefeituras em 2011, além de nunca terem me pago não implantaram os projetos. Outra coisa, O Governo do Estado do Maranhão ainda não estabeleceu sua política estadual de resíduos sólidos e 90 % dos prefeitos aliados de sua governadora.

  4. O prefeito é bom em resolver problemas lembra quando ele foi vereador e tirou as taxas do lixo?? calma que eu tenho certeza que ele nao vai nos decepcionar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *