32

Atenção motoristas!!! Sinais de São Luís agora multam, mesmo estando verdes…

sinal_1

Sinal agora multa em São Luís; e nem precisa estar vermelho

Uma das novidades do novo sistema de trânsito implantado pela Prefeitura de São Luís – e que parece ter passado despercebida pelos motoristas –  é a tecnologia que faz com que os semáforos fotografem, e multem, veículos que passam acima de 60 km/h.

Mesmo estando verde, o carro será fotografado se passar acima desta velocidade.

A novidade ainda não foi percebida pelos motoristas, mas pode trazer dor de cabeça quando as multas começarem a chegar nas casa.

Até os dias de hoje, alguns semáforos de São Luís dispunham de câmaras fotográficas – os chamados pardais – que aplicavam multas, mas só para quem ultrapasse o sinal vermelho.

Agora, mesmo com o sinal verde, para passar, o motorista tem que observar a velocidade máxima permitida na via – que pode ser de 40 ou 60 Km/h.

E o que se tem percebido no trânsito é que muitos motoristas não têm atentado para este detalhe.

O que pode trazer sérios prejuízos ao bolso…

Marco Aurélio D'Eça

32 Comments

  1. Essa minha cidade é uma bagunça. Adota novos equipamentos de controle de velocidade, nova campanha de minimização de problemas no trânsito, mas não tem divulgação. As regras mudam e as pessoas não são informadas. Imagine um visitante na cidade enfrentando este transito miserável e sem placas de sinalização quanto a velocidade máxima… como fica se em muitos lugares tem o radar e não tem a placa de velocidade permitida? Uma bagunça. A população é sempre desrespeitada por conta da voraz fome arrecadatória. Uma bagunça generalizada. Sem falar nos outros problemas, aliás quem sentencia os governantes (estadual e municipal, ou quem de direito) pela falta de segurança… o estado devia nos ressarcir por está omisso em muitas questões que tem ceifado a vida e os bens de muitas pessoas… o Min. Público é uma farsa e a justiça à tempos não é cega… Para os amigos a lei, para os inimigos os rigores da lei.
    Uma bagunça…

  2. Cada vez pior o trânsito da cidades e os governos municipais, estadual e federal só querem encher o cofre.

    Mas medidas que de fato melhorem o transporte público e a qualidade do asfalto das nossas ruas e estradas, nenhum quer fazer.

    A idéia é boa, vai punir quem anda mesmo acima dos limites, mas mal implementada, pois convenhamos: Avenida dos Holandeses e a do Jaracaty ter limite de 40km/h tá de brincadeira!!!???

    As duas são vias de para tráfego de 60 km/h; no hora da maior intesidade de tráfego é dificil de se chegar a 60, mas e quando for num horário com menos trânsito, vamos ter que rodar a passo de tartaruga, gastando mais combustível que já tá os olhos da cara e jogando mais poluíção no ar?

  3. O cúmulo da burrice. E o Canidè não era secretário do prefeito antecessor? E antes desse também?

  4. Ribamar R
    Canidé se fizesse ou mantivesse o que Pádua Nazareno idealizou já estaria de bom tom. A questão que se põe é se Canidé não estaria interessado em arrecadar mais grana ao invés de tentar realmente melhorar o transito de São Luís.

  5. Como ficou a situação do reajuste de passagem que era pra ser de 6% e acabou ficando em 14% ?
    A população espera resposta do Ministério público!

  6. SÃO LUIS A CAPITAL DOS SEMAFAROS, PARA VC TER UMA IDEIA NO ESPAÇO DE MENOS DE 1 KM ENFRENTE AO SHOPPING SÃO LUIS EXISTEM 04 SEMAFAROS.

  7. OBSERVAÇÃO: Esse secretário SMTT é tão desinformado e arcaico, que percebemos até na maneira de se expressar, todo dinossauro.
    Desde de ontem, assisto os jornais e quando são perguntados sobre a instalação da sinalização da velocidade permitida nas vias, equivocadamente eles afirmam que não é mas necessário.
    A VERDADE É QUE EXISTE UMA RESOLUÇÃO QUE DETERMINA QUE É FACULTATIVO A INSTALAÇÃO DE PLACAS QUE IDENTIFIQUEM O APARELHO FISCALIZADOR!!!!!

    AGORA O ARCAICO DO CANINDÉ BARROS, QUE SE DEUS QUISER SERÁ BANIDO JUNTAMENTE COM ESSE PREFEITO EM 2016, OU ATÉ ATÉ ANTES, TEM SIM QUE CUMPRIR O Art. 61, § 1º, do Código de Trânsito.

    ESSA SINALIZAÇÃO NÃO TEM NADA HAVER COM A SINALIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS FISCALIZATÓRIOS, E SIM PARA INFORMAR A VELOCIDADE DAS VIAS!

    E por fim, percebo que eles estão mais interessados no recolhimento das R$ multas, que na segurança do trânsito.

    Aos que forem lesados, ingressem com ação no JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA, situado do Fórum Desembargador Sarney Costa, peçam na reclamação a data da última aferição do equipamento para constatar se realmente foi fiscalizado e se está de acordo com as normas técnicas.

  8. Esse detalhe referente a velocidade de tráfego em 60 km com o sinal verde, tem que ser amplamente divulgado, inclusive via rádio e televisão. Não que eu trafegue a cima da velocidade permitida, mas trânsito é uma coisa imprevisível.
    Se nós condutores ficarmos de braços cruzados, seremos penalizados constantemente pela falta de informação. E as pessoas que não tem acesso a Blogs e etc…????
    Isso é causa de ação judicial, pela falta do principio da informação e transparência.
    Por exemplo, o foto sensor instalado em frente a faculdade FAMA/PITÁGORAS, não tem nenhuma placa indicando qual a velocidade permitida. Eu sei que a via é de 60 Km, mas ninguém informa se o limite do radar é este!
    Quem pode sanar essa dúvida?
    Viu o que dar a população eleger um gestor incompetente que ainda, põe outro na SMTT?
    Esse Canindé, deveria ser banido da vida pública, porque de trânsito ele só entende de instalar sinais e nada mais. Não esqueçam da Av. Guajajaras que é um caos por causa dele, com sinais constantes e o pior, na rotatória.
    A população e o próprio gestor, pensam que é só chegar e instalar estes equipamento, a cidade precisa de um estudo de um planejamento, de instalação de sinalização adequada e aí sim, instalar os equipamentos que eu sou a favor, mas com toda uma preparação antes, até para não dar margem para os infratores recorrerem.
    A empresa que instalou estes equipamentos, segundo matérias jornalisticas não é idônea, já teve ou tem alguns problemas em outras cidades, será que os órgãos fiscalizadores realizaram a aferição???
    Só sei de uma coisa, vai chover de ações no JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA.

  9. Vai sair do bolsos daqueles apressados imprudentes, pois esses motoristas são um grande risco nas vias da capital maranhense. No meu ponto de vista isso irá melhorar nosso trânsito e tornando saudável!!!

  10. OW coisa boa, só assim para aqueles que tem um péssimo comportamento no trânsito mudar, pois olho cada motorista imprudente em São Luís que dá medo, além deles causar um grande perigo aos outros motoristas.

  11. O CANIDÉ ESTÁ FAZENDO O PAPEL DELE. O GESTOR DE UMA CIDADE É PRA ISSO. ACONTECE QUE ESTAVAMOS ACOSTUMADOS AOS GESTORES ANTERIORES QUE NÃO FAZIAM NADA. PARABENS EDIVALDO, COM O TRABALHO E FISCALIZAÇÃO NOS AUXILIARES VOCÊ VAI LONGE.

  12. E como o condutor do veiculo vai ter a certeza de que a multa foi aplicada de forma correta, ou seja como a smtt vai provar que naquela ocasião o veiculo estava com a velocidade acima da permitida se nao tem sensor de velocidade no semáforo como nas barreiras eletrônicas?

  13. O fato é q a vida é muito mais importante do q qualquer outra coisa. Isso basta.

  14. Eu não acho isso errado. Alguma coisa tem que ser feita para diminuir o numero de vítimas do transito. Todos os dias pais e mães choram as vitimas do transito violento.

  15. A ideia não é ruim, falta a sinalização adequada das velocidades e da fiscalização eletrônica, fixa ou móvel.
    Na avenida Colares Moreira, por exemplo, inexistem nos dois sentidos da via qualquer informação da velocidade permitida. E não só lá.
    Prevejo recursos das notificações e até mesmos anulações das mesmas na justiça.
    Se é pra fazer, que se faça certo…

  16. o problema deça é que muita gente tá acostumada a burlar as leis de transito aqui, aí vem uma medida dessa pra dar disciplinar o transito e neguinho reclama. esses que reclamam sao justamente os que tavam acostumado a fazer e acontecer no transito. acho que ta certo em multar pq motorista tem que respeitar velocidade e respeitar a vida dos outros.

  17. Ninguém pode duvidar e nem tão pouco questionar a necessidade urgentíssima de a Prefeitura tomar medidas enérgicas para disciplinar, organizar, otimizar e humanizar o caótico e violento trânsito da nossa Capital, no entanto, as medidas que ora estão sendo implementadas não passa da reativação de um modelo, que fora intencionalmente sucateado, para ressurgir como “novidades” e solução para os graves problemas do trânsito da Capital – político “novo” com aquela velha mania de criar dificuldades para vender facilidades.
    Pádua Nazareno, que fora secretário na gestão do Dr. Jackson Lago implantou um sistema de sinalização inovador, que foi irresponsavelmente abandonado pelos secretários que o sucederam, inclusive o secretário atual, que contribuiu decisivamente para o sucateamento daquele modelo, que no início já dotava o sistema de sinalização com um avançado conjunto de equipamentos, dentre eles:, foto censores, cronômetros, barreiras eletrônicas, placas indicativas etc.
    A “novidade” com a qual o Prefeito tenta nos impressionar não tem nada de inovador e não passa de uma cópia mal feita daquilo que Pádua Nazareno fez, com o agravante de instalar semáforos desajustados com foto sensores sem aquele dispositivo, o cronômetro, que tanto ajuda e facilita a vida dos motoristas na difícil tarefa, que é dirigir em nossa Capital.
    Definitivamente, nenhuma dessa medidas vão contribuir para a melhora do nosso trânsito caótico, pois, nada estão acrescentando ao que já existia e funcionava minimamente.

    Lamentável!

    Ah! quanto às multas e os acidentes, que não são poucos, ceifam vidas inocentes e causam prejuízos de todo tipo, a culpa é sempre do motorista, digo, dos eleitores, que como eu acreditaram que o “jeito novo de governar” iria implantar uma nova mentalidade e tomar medidas enérgicas, moralizadoras e inovadoras para mudar a cara da nossa Cidade.

  18. Concordo que pista de rolamento urbana não é igual a de Fórmula 1, contudo vai piorar o trânsito, pois tem pessoas que são medrosas e vão andar a 30Km. Ademais a sinalização é precária (isso irá gerar muito processo no Judiciário). O problema de São Luís é falta de gestor com capacidade de planejamento, pois para uma empreitada deste porte é necessário mais que vontade de trabalhar; é preciso competência. Não adianta encher a cidade de sinal e barreira eletrônica se não for feito investimento em novas vias, viadutos, sinalização vertical e horizontal (com estudo prévio) e campanhas educativas e informativas de forma maciça. Apenas colocar sinal e barreira só vai fazer que o indivíduo diminua no local a velocidade e logo em seguida sente o pé novamente para minorar o efeito dos engarrafamentos que irá enfrentar.

  19. Passar a mil? Num transito caótico e ruas repletas de buracos difícil até de sair do lugar, só pode ser piada, vai ser puxa saco assim lá na secom do municipio. A intenção não é educar motoristas como os comentarios dos cabos eleitorais de plantão, mas sum aumentar a arrecadação com multas pesadas sobre motoristas desavisados das mudanças. A indústria da multa, muito mais vantajoso seria investir na educação do trânsito, isso sim salva vidas. A Prefeitura, má administrada está falida. Como resultado se culpa sempre o antecessor, aumenta o IPTU e o número de multas por mês. Grande solução. A velocidade nas barreiras caiu, antes 40km com a mudança agora é 36.

  20. Tem muita gente criticando não sei ao certo se são a grande maioria, às vezes, é por ser leigo mesmo que tem opinião desinformada, mas essa tecnologia é ótima, principalmente em lugares como a nossa São Luís, que infelizmente, têm muitos mal educados no trânsito. Tendo em vista outra capitais do pŕoprio Nordeste isto é comum, Belém, por exemplo tem, vai ser bom p criar mais paciência e tolerância ao povo maranhense ou deixar muita gente lisa com tanta multa p pagar.

  21. Demorou. Ngm tem segurança nessas vias com esse monte de ” piloto de F1 que tem aqui . Larga multa nesse povo pra ver se respeita . Primeiro lugar minha vida .

  22. Boa iniciativa! Esses bando de motorista de formúla 1 precisam mesmo de mais fiscalização para evitarem de fazerem besteira por aí. Só assim para nos sentir com um pouco mais de segurança nessas avenidas.

  23. Que bom que mesmo com o sinal verde agora as multas podem pegar alguns infratores. Isso é positivo na minha opinião porque já vi, muito motoristas imprudentes passarem a toda velocidade só porque o sinal estava verde. Deve ser mais rigorosa a fiscalização e essa sem dúvidas é muito boa. O que vai ter de motorista rabiscado agora não tá no gibi.
    Te faz de doido que pau te acha infrator.

  24. Nada mais normal, isso já acontece em outras capitais, os motoristas é que precisam passar a cumprir as regras e parar de cometer infrações que só colocam a vida de todos em risco. O problema é que o mal hábito acaba tornando-se regra e certo torna-se bicho de sete cabeças. Quando vamos realmente evoluir e parar de tentar obter vantagens numa abordagem policial, ultrapassar sinal vermelho, furar filas, jogar lixo no chão…

  25. Vamos fazer uma reciclagem, companheiro. Ele está cumprindo o que determina a lei….

    Capítulo III – DAS NORMAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO E CONDUTA
    Art. 61
    A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito.

    § 1º Onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima será de:

    I – nas vias urbanas:
    a) oitenta quilômetros por hora, nas vias de trânsito rápido;
    b) sessenta quilômetros por hora, nas vias arteriais;
    c) quarenta quilômetros por hora, nas vias coletoras;
    d) trinta quilômetros por hora, nas vias locais;

    Resp.: E…???

  26. Eu acho boa essa medida, quem sabe afetando o bolso os motoristas aprendam a se educar e a ter mais respeito com as leis de transito, se tem a placa de limite de velocidade não tem motivo pra sair correndo ainda que o semaforo esteja verde.

  27. Você tem o dom, ou a intenção, de transformar o certo no errado. As multas serão aplicadas para aqueles que ultrapassarem a velocidade média da via, ou seja, que estão infligindo a legislação de trânsito. Como você fala, simples assim.

  28. Essa gestão HOLANDINHA não se conforma se não conseguir TIRAR O COURO DA POPULAÇÃO DE SÃO LUIS !
    A SMTT só poderá multar automoveis acima de 60km depois que eles implantarem a sinalização completa , as vias tem que estarem sinalizadas com a velocidade permitida, para justificar que o motorista está infringindo a lei.

  29.  O prefeito acertou nisso ai. Sao Luis ta cheia de playboys que adoram voar com suas maquinas mortais no transito, importando-se apenas em  desfilar velocidade  Ta mais do que na hora dessa sinalização penalizar  esse povo.

  30. Tá… e o certo é atravessar a cidade a mil por hora, cortando todo mundo e tirando vidas? é muita falta de sensibilidade mesmo. Eu acho muito acertada essa decisão sobre as barreiras. E outra: faz parte do codigo nacional de transito. A prefeitura está meramente seguindo o que já é aplicado em outras capitais do país. O que falta é conscIentização.

  31. Aqui em São Luís o povo não está nem ai pra coletividade…. Fura fila, suborna, o escambau… o velho jeitinho brasileiro domina todas as esferas. A decisao de que estas barreiras multem em virtude da velocidade mesmo no sinal verde, é o mais acertada. Velocidade e imprudencia é que causam mortes no transito. Isso precisa acabar.

  32. A coisa mais valiosa que há no mundo sao as nossas vidas e perdê-la pela inconsequencia de terceiros no transito, nao faz o menor sentido. A ideia das barreiras é muito boa, me agrada mesmo.Penso que vai agradar mais ainda a população que finalmente se sentira mais segura ao dirigir pela cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *