2

Othelino Neto consegue sanção para lei a favor de pessoas com deficiência…

othelinonetoO Diário Oficial do Maranhão publicou sanção da governadora Roseana Sarney à Lei, de autoria do deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), que proíbe a cobrança de taxa de reserva ou sobretaxa, bem como de quaisquer valores adicionais, para matrícula, renovação ou mensalidade de estudantes com síndrome de down, autismo, transtorno invasivo do desenvolvimento, etc, em instituições de ensino. A matéria foi aprovada, por unanimidade.

O objetivo é garantir o ingresso ou permanência do aluno especial nas escolas. Segundo o deputado do PCdoB, a aplicação da Lei visa disseminar a igualdade social e a inclusão do estudante na sociedade, sobretudo por intermédio das instituições de ensino, evitando-se, assim, preconceitos.

De acordo com o segundo artigo do projeto, as instituições de ensino devem estar preparadas para receber o aluno especial, dispondo de corpo docente qualificado para tal, com vistas a atender todas as necessidades, sem que isso implique gastos extras para o aluno especial.

O autor do projeto justificou que a implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar pressupõe o aperfeiçoamento da legislação educacional vigente no país.

Outro objetivo da proposição é destacar a obrigatoriedade da presença de um cuidador quando as condições do aluno com deficiência assim o recomendarem, sem que isso implique gastos extras para o estudante.

Marco Aurélio D'Eça

2 Comments

  1. O estado exige do particular o que não oferece aos seus cidadãos.

    É como dizem: “quem atira com pólvora alheia não toma chegada”.

    É de lascar!

  2. Esse cidadão seguramente sofre de enorme deficiência de caráter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *