6

Margem de erro e viés de queda nas pesquisas eleitorais…

lobaogovernador3A leitura correta da pesquisa Econométrica, divulgada domingo pelo jornal O Imparcial, não pode ignorar a margem de erro do levantamento.

Aplicando-se esta margem, significa dizer que o comunista Flávio Dino tem hoje entre 47,5% e 53,7% das intenções de votos do eleitorado maranhense. Seu principal adversário, Lobão Filho (PMDB), pode estar com 27,9% ou com até 34,1%.

É a margem de erro de uma pesquisa – combinada com o seu intervalo de confiança, que neste levantamento é de 95% – que garante o alcance e a segurança de seu método.

Em linguagem simples, o que isso significa?

Significa que a pesquisa Econométrica tem 95% de certeza de que os dois candidatos estão em um patamar que varia entre estes índices citados acima.

Mas aí entra outra questão relativa às pesquisas: o viés de queda e de crescimento de cada candidato.

Analisando-se todas as pesquisas divulgadas desde o início efetivo da campanha eleitoral, é inquestionável que Lobão Filho tem crescido sistematicamente, levantamento após levantamento. Da mesma forma, não há como negar que Flávio Dino desceu de um patamar que superava os 60% de intenções de votos para um limite de 50% – ou até abaixo disto.

http://www.hiltonfranco.com.br/wp-content/uploads/2011/11/flavio-dino.jpgEm outras palavras, Lobão Filho apresenta viés de crescimento; Flávio Dino, viés de queda.

Com base nestes dados, e aplicando o viés de alta a Lobão Filho e o viés de baixa a Dino – como registram, em maior ou menor grau, as pesquisas já divulgadas – é possível admitir que o comunista possa estar hoje com 47,5% das intenções de voto, contra 34,1% de Lobão Filho.

Ou seja, uma diferença que pode ser de apenas 13,4 pontos percentuais.

Tudo isso é possível conjecturar-se com base exatamente na margem de erro da pesquisa (3,1%, para mais ou para menos), e no seu intervalo de confiança (95%).

Todos fatos registrados e oficiais.

E se baseia nestes fatos a convicção do senador José Sarney de que, “em duas semanas, Lobão Filho já estará empatado em primeiro lugar”.

Não entendeu? Entenda aqui…

Marco Aurélio D'Eça

6 Comments

  1. Ronaldo, ai te pergunto? Que mudança representa teu candidato? São mais de 50 anos prometendo. E que exemplo de homem público ele é? Pois nunca foi testado nas urnas antes. Preste atenção rapaz, conformem se com a derrota no primeiro turno.

  2. ESSES ELEITORES DE FLÁVIO DINO PREGAM UMA MUDANÇA, MAS, MUDANÇA DE QUE?
    QUAL MUDANÇA REPRESENTA FLÁVIO DINO COM SEUS ASSECLAS?
    QUE EXEMPLO DE HOMEM PÚBLICO ELE É?

  3. Seguindo seu raciocínio, em um viés de alta poderia apontar mais de 40% de vantagem para Flávio Dino. Sejamos realistas, somente um milagre salvará Edinho de uma derrota no dia 05.10.2014.

    Resp.: Errado seu raciocínio. No viés mais positivo de Flávio dino, contra o mais negativo de Lobão Filho, a diferença entre os dois não chegariam a 30 pontos percentuais. Apenas 25,8 pontos percentuais, para ser mais exato. Já foi de 40 ponto, mas isso faz muito tempo.

  4. TENHO CERTEZA QUE ESSE FALSO COMUNISTA A TENDENCIA É QUEDA E MAIS QUEDA.
    O NOSSO GOVERNADOR SERÁ LOBÃO FILHO, É O MAIS EQUILIBRADO, TRABALHADOR E CARISMÁTICO.
    VOTO 15.

  5. O que dizer então do índice de REJEIÇÃO de Lobão Filho, que está, nessa pesquisa, em 40%. Ou seja, 40% dos eleitores, segundo essa pesquisa, NÃO VOTARIAM DE JEITO NENHUM EM LOBÃO FILHO???? Isso faltando menos de 60 dia
    s das eleições.

  6. Se Sarney falou, ninguém pode duvidar?
    Este velho, sempre foi o dono da verdade, o dono do Ma, pena que está ficando gaga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *