1

Conselho Municipal de Saúde confirma melhorias no setor em Santa Inês…

GEDSC DIGITAL CAMERA

Secretária Josélia fala das melhorias na saúde de Stª Inês

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Santa Inês confirmou, em reunião no último dia 31, melhorias nos serviços de Saúde no município de Santa Inês.

Os números apresentados durante a reunião do CMS, com dados coletados no Sistema de Informação DataSUS, do Ministério da Saúde, mostram que o serviço foi melhorado, se comparado aos últimos anos.

Segundo os dados, o índice de mortalidade no hospital Tomaz Martins diminuiu.

Quando este número é relacionado a pessoas moradoras de Santa Inês, o índice cai ainda mais. Em 2011, 188 moradores de Santa Inês morreram no Hospital Tomaz Martins; em 2012, 190. No ano seguinte, 186 e já este ano, apenas 75.

Diminuição também no número de mortes fetais no período de janeiro a junho.

Em 2011, houve 21 mortes de bebês em processo de parto; em 2012, houve 3 mortes a mais; em 2013, o índice caiu para 14; este ano, foi reduzido pela metade;

Um outro dado que chama à atenção, é sobre o combate à Dengue.

Os dados do Lira – Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti impressionam. O risco de epidemia de dengue no final de 2012, era de 6 pontos no Lira. Situação de alto risco! Após trabalho intenso em 2013, o lira atual é 0,6. Muito abaixo da média nacional, que é de 1.

– Diante dos verdadeiros fatos, a saúde teve um avanço. O que houve não foi queda na melhoria do serviço, e sim, mais transparência. Como não se acomoda com a delicadeza geral da saúde no país, a atual administração tem o compromisso de mostrar à população a realidade. Da mesma forma que não se cansa em buscar melhoria para este serviço – disse Ana Josélia Gaioso, secretária municipal de Saúde.

GEDSC DIGITAL CAMERA

Conselheiros falam sobre as melhorias no sistema

De acordo com dados repassados pela Secretaria Municipal de Saúde de Santa Inês, do ano passado até o mês de maio deste ano, sete Unidades Básicas de Saúde foram reformadas e ampliadas.

Além dos postos de saúde, a Prefeitura de Santa Inês reconstruiu também o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que funciona no Bairro Aeroporto.

Lá, toda a parte estrutural foi reformulada e agora o centro está equipado e atendendo à comunidade.

Ainda de acordo com o relatório, estão conveniados para serem construídas 12 novas UBSs, sendo oito na zona urbana e quatro em povoados do município. Consta ainda a construção de uma Academia de Saúde no Bairro Sabbak e a reconstrução do Centro de Saúde Djalma Marques.

As informações são da Ascom/Prefeitura de Stª Inês

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

  1. Essa aí é também filha do prefeito Ribamar, é por isso que ela mente na maior cara dura. E pergunta-se; já mudou o secretário de saúde do municipio? porque era o irmão dela, o Tiagão. Aqui em Santa Inês os números são outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *