11

Percepção de vitória…

lobaogovernador3Um dos fatores que mais influenciam o resultado de uma eleição é a percepção de vitória de um candidato.

Esta percepção pode ser medida tecnicamente, pelos institutos de pesquisa – com a clássica pergunta: “quem você acha que ganha a eleição?” – ou por meio da manifestação popular.

E esta percepção, antes muito forte em relação ao candidato comunista Flávio Dino, começa a mudar agora, e chega forte em relação ao candidato Lobão Filho (PMDB).

Em bares, restaurantes, igrejas, rodas de amigos, salões de beleza e de barbeiros e, principalmente, nos taxis, a ideia do eleitor é a de que “esse Edinho vai ganhar a eleição”.

Mesmo os que não votam no candidato do PMDB – e até aqueles que demonstram antipatia ao seu grupo político – já falam da possibilidade de virada de Lobão Filho de forma mais enfática, irritada até.

– Este Edinho já é governador, rapaz! Como não, se tem esta estrutura toda em torno de si?! É difícil segurar – dizem os contrários.

E é justamente o volume de campanha de Lobão Filho, em São Luís e, sobretudo, no interior, que fazem com que esta percepção de vitória ganhe força.

Lobão Filho já tem comitê central em São Luís, tem comitês menores em praticamente todos os municípios e, ontem, inaugurou um comitê central também em Imperatriz, o segundo maior colégio eleitoral.

Fora isso, há um batalhão de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e centenas de candidatos a deputado federal e estadual, carros de som, panfletos e bandeiraços em todo o Maranhão.

Toda esta movimentação, que deve ganhar mais volume com a chegada da propaganda eleitoral, acaba por transformar Lobão Filho no candidato mais visível ao eleitor.

E, consequentemente, criar o conceito de que ele é que vai ganhar…

Da coluna Estado Maior, de O EstadoMaranhão, com ilustração do blog

Marco Aurélio D'Eça

11 Comments

  1. Dessa vez Falso Dino se acaba de vez. Vamos virar até o final do mês com certeza!!!!! Flávio Dino se prepare para mais uma derrota, Lobao Filho vem tudo e a virada está bem perto!! 1⃣5⃣

  2. vejo em Edinho lobão a melhor solução para nosso estado, precisamos cm urgência mudar o quadro dessa situação então vamos de 15

  3. Tem que perguntar pro eleitor: em quem você vai votar? Ainda não ouvi pessoas afirmarem votos em Edinho, apesar de todos, inclusive eu, admitirem a proporção de sua força financeira. Perder de 7×1 numa semifinal de Copa do Mundo será fichinha perto de um evento como a eleição de um Lobão(zinho).

  4. LENDO ESSA POSTAGEM BIZARRA SEM NENHUM SENTIDO LOGICO, FAZ COM QUE NOS ARREMETAMOS ÀS PALAVRAS DO EX PRESIDENTE SARNEY QUANDO ELE DIZ QUE EDINHO DENTRO DE 15 ESTARIA TECNICAMENTE EMPATADO COM DINO, DANDO MATERIALIDADE A ESSE ESDRUXULO PENSAMENTO DO VELHO MORIBUNDO FAÇO A SEGUINTE COMPARAÇÃO COM AS HIENAS QUE AGEM EM GRUPO, ASSIM É O GRUPO SARNEY ELE PENSA E O SEU IMPERIO DE COMUNICAÇÕES FICA INCUMBIDO DE ESPALHA LO.

  5. O POVO DO MARANHÃO VAI SEGUIR EM FRENTE.É 15 NELES……………

  6. Rapaz eu fico admirado como vcs tem esperança de uma coisas que não lhes pertence que é a vontade do povo do Maranhão por uma verdadeira mudança, mudança essa de expurgar essa oligarquia maldita que roubou os sonhos de muitas gerações de maranhenses durastes esses 50 anos que estão ai no poder e só nos deixou na miséria absoluta.

  7. Meu caro…

    Dinheiro e volume de campanha até ajudam… mas não ganham a eleição… o povo maranhense aos troncos e barrancos tem aprendido essa lição. Edinho Lobão samba na cara da sociedade maranhense… ostentando seu volume de campanha.. até com helicóptero todo adesivado de 15… se com apenas 20% das intenções de voto vcs já acreditam numa vitória que dirá se estivesse na frente das pesquisas. Não sou militante de nenhum partido. Mas não vejo a eleição de edinho como melhor caminho para o maranhão… irá apenas contribuir para elite dominante pisar e humilhar o pobre maranhense que tem que trabalhar cedo… ao contrário de edinho que se dá ao luxo de iniciar seus desmandos apenas as 9h da manhã.

  8. Lobinho, tem que primeiro combinar essa vitória com povo, a eleição não e para FAMEM e sim para governo, onde o povo mesmo acuado e bombardiado com a falsa esperança e dos 50 anos de abandono moral e político em que se encontra nosso estado.
    O povo maranhense que hora tem que sair do nosso estado para tentar um vida melhor em outros estados sofrem o preconceito e deboche por ser da terra de sarney, e viram pressas fácil para trabalho pesado e escravo.

  9. Ele só vence se mudar os softwares do Tribunal, se não vai ser uma derrota lamentável no interior e em São Luis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *