3

Corrupção eleitoral: a culpa é só dos políticos???

Exibindo imagempolitico safadoeeleitor.jpgPor Herbertt Morais

Não consigo definir meu sentimento com relação a atual relação existente entre os eleitores e os políticos.

Com quem ficar mais indignado: com o nível de hipocrisia dos nossos governantes ou com o estado de alienação dos eleitores brasileiros – que mesmo tendo farto material de informações sobre os políticos corruptos – continuam a votar nessa chusmas de aproveitadores?

São cada vez mais lamentáveis os caso de políticos presos e condenados, que retornam ao poder pelo voto popular.

Mas, a reflexão que devemos fazer é: se existem políticos corruptos compradores de votos, é porque existem eleitores corruptos vendedores de votos.

Por deformação analítica, em geral, só criticamos os políticos, tratando o potencial eleitor como vitima inocente, e, não como de fato é: pessoa tão corrupta e interesseira quanto o político corrupto e corruptor.

O fato é que, com raríssimas exceções, os eleitores brasileiros só reclamam dos políticos corruptos pelo fato de não estarem se beneficiando do poder.

Para isso, basta analisar a forma como as pessoas se calam quando são beneficiadas pela cultura de troca de favores tão comum no Brasil. Elas se revoltam com os casos de nepotismo denunciados pela imprensa, mas não encontram problema algum ao buscarem o apoio de políticos para que através do jogo de influências sejam beneficiadas por estes com um cargo comissionado ou algum outro privilégio para si e para parentes.

O problema só existe quando elas são deixadas de fora, quando a festa acontece e elas não são convidadas.

Em suma, eleitores corruptíveis contribuem para a existência e a multiplicação de políticos corruptos e corruptores. Há um problema moral no nosso país no qual estão envolvidos tanto políticos quanto eleitores.

Ai está é minha definição sobre a cultura da corrupção eleitoral no Brasil.

Marco Aurélio D'Eça

3 Comments

  1. Foi vc quem fez este texto? Se foi, vai ser a primeira vez que concordo com vc em gênero, número e grau… Só pra fechar Deça, e talvez o único ponto de discordância, talvez futuramente não mais, pois o homem pode mudar como o vento muda de lugar, essa tua manifestação intelectual só não pode ficar nas palavras…

  2. concordo com o texto. reclamamos que os politicos são corruptos, mas somos nós eleitores que contribuimos ou forçamos os policos a serem curruptos. pedimos de tudo aos condidatos: pagar conta de luz, de agua, remedios, telhas, tijolos, cimento, equipagem de time, aluguel de onibus, etc, etc, etc. para comprar o voto do eleitor ele gasta mais do que vai ganhar durante todo mandato. como não ser corrupto? para mudar os politicos será necessario mudar os eleitores.

  3. Taí uma verdade na politica do Brasil…
    Gostei da explanação, resumiu bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *