Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Corrupção eleitoral: a culpa é só dos políticos???

Por Herbertt Morais

Não consigo definir meu sentimento com relação a atual relação existente entre os eleitores e os políticos.

Com quem ficar mais indignado: com o nível de hipocrisia dos nossos governantes ou com o estado de alienação dos eleitores brasileiros – que mesmo tendo farto material de informações sobre os políticos corruptos – continuam a votar nessa chusmas de aproveitadores?

São cada vez mais lamentáveis os caso de políticos presos e condenados, que retornam ao poder pelo voto popular.

Mas, a reflexão que devemos fazer é: se existem políticos corruptos compradores de votos, é porque existem eleitores corruptos vendedores de votos.

Por deformação analítica, em geral, só criticamos os políticos, tratando o potencial eleitor como vitima inocente, e, não como de fato é: pessoa tão corrupta e interesseira quanto o político corrupto e corruptor.

O fato é que, com raríssimas exceções, os eleitores brasileiros só reclamam dos políticos corruptos pelo fato de não estarem se beneficiando do poder.

Para isso, basta analisar a forma como as pessoas se calam quando são beneficiadas pela cultura de troca de favores tão comum no Brasil. Elas se revoltam com os casos de nepotismo denunciados pela imprensa, mas não encontram problema algum ao buscarem o apoio de políticos para que através do jogo de influências sejam beneficiadas por estes com um cargo comissionado ou algum outro privilégio para si e para parentes.

O problema só existe quando elas são deixadas de fora, quando a festa acontece e elas não são convidadas.

Em suma, eleitores corruptíveis contribuem para a existência e a multiplicação de políticos corruptos e corruptores. Há um problema moral no nosso país no qual estão envolvidos tanto políticos quanto eleitores.

Ai está é minha definição sobre a cultura da corrupção eleitoral no Brasil.

Sair da versão mobile