2

Grêmio Estudantil do IFMA divulga nota de repúdio contra ato pró-Flávio Dino no campus do Monte Castelo

Do blog do Robert Lobato

dinoO Grêmio Estudantil “Edson Luis” (GEEL), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), campus do Monte Castelo, divulgou nota em repúdio a evento em prol do candidato a governador pela coligação “Todos Pelo Maranhão”, Flávio Dino (PCdoB), realizado na tarde ontem, 21.

Segundo a presidente do GEEL, a estudante de Eletromecânica, Ana Luiza, a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), braço do PCdoB no movimento estudantil secundarista, convidou os estudantes para um evento com debates e mesa redonda sobre educação, mas na hora o que houve foi “palanque” para Flávio Dino.

“A UBES organizou um encontro sobre Educação e convidou os estudante anunciando que haveria debate e uma mesa redonda sobre o tema, mas para a nossa surpresa nada disso aconteceu e na verdade o evento acabou servindo de palanque para um candidato a governador. Foi uma falta de respeito com o conjunto dos estudantes do Ifma”, disse Ana Luiza.

A seguir a íntegra da nota do Grêmio Estudantil “Edson Luis”.

NOTA DE REPÚDIO

A Diretoria do GEEL vem por meio deste tornar pública nossa aversão à forma como o evento “Encontro de Grêmios/Estudantes Ludovicenses” foi promovido. A atividade se deu nesta quinta-feira (21), às 13h30min.

Quando contatados pela representação da UBES – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas -, fomos informados que o evento seria uma oportunidade de interação entre Grêmios Estudantis e alunos de diversas escolas públicas federais, estaduais e municipais, a partir da promoção de debates, atividades culturais e palestras.

Nossa delegação chegou ao evento (em dois ônibus) por volta das 14h30min e imediatamente constatou que a realidade não condizia com a proposta inicial do evento. Encontrou-se: um ambiente inadequado, superlotado e inseguro (é importante destacar que o acompanhamento da entrada só se deu a partir de denúncia vinda da delegação do IFMA – Campus Monte Castelo), e consumo de drogas lícitas e ilícitas. Quando questionados acerca da situação, representantes da organização do evento deixaram claro que “nossos alunos [do IFMA] são diferenciados, mas que estudantes gostam é daquilo”.

Além disso, notou-se um partidarismo do evento, pois ficou claro que aquela era uma situação montada para a promoção de determinado candidato às eleições de 2014.

Portanto, deixamos claro que os representantes da UBES garantiram para os diretores do Grêmio Estudantil “Edson Luís” que levaríamos nossa delegação para um evento estudantil construtivo, um espaço de troca de experiências e aprendizado, com debates e palestras. EM NENHUM MOMENTO fomos coniventes com a situação e/ou incentivadores do acontecido. Imediatamente retiramos nossos alunos e retornamos para o Campus.

Visando obter esclarecimentos, convocamos representantes da UBES para uma reunião amanhã (22) e já antecipamos um encontro na segunda (25) com os estudantes do Monte Castelo que participaram do evento.

Atenciosamente,

A Presidência

Marco Aurélio D'Eça

2 Comments

  1. Marco,
    No colégio Upaon Açu, a professora de História, exibiu um vídeo mostrando a hora que o candidato Lobão Filho começaria a trabalhar. Fez comentários intencionalmente desvirtuados, assumindo posição política em favor de outro candidato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *