0

Hildo Rocha participa de reunião com comunidades do PAC Rio Anil

unnamedDomingo (30), ao participar de encontro promovido pelo Fórum Comunitário dos Movimentos Populares, Associativos, Culturais, Esportivos e Ambientais do Eixo de Implantação do Projeto PAC Rio Anil, na Associação Comunitária do bairro da Fé em Deus, em São Luís, o candidato a deputado federal Hildo Rocha (PMDB) teve o reconhecimento das lideranças e entidades que atuam em defesa das comunidades situadas na margem esquerda do Rio Anil.

Na sua gestão, Hildo Rocha, o senhor abriu as portas da Secid para o Fórum, sempre nos recebeu. É por isso que o senhor está em nosso coração aqui na Fé em Deus e em toda a área do PAC Rio Anil – afirmou a assistente social Rosângela Bertoldo, militante dos movimentos populares ligados questão da moradia.

Estavam presentes, a comunicadora Paulinha Lobão, esposa do candidato ao governo do Estado, Lobão Filho (PMDB); o deputado estadual Eduardo Braide; o coordenador geral do projeto, Márcio Machado; a ex-prefeita de São Luís, Conceição Andrade; a vereadora Kênia Rocha, de Matões do Norte; César do Vale, presidente da Associação dos Palafitados da Camboa, Liberdade e Fé em Deus; Alice de Castro e Aurinéia de Jesus, lideranças comunitárias, demais lideranças e moradores dos bairros Fé em Deus, Camboa, Liberdade, Irmãos Coragem, Vila Gorete e Alemanha.

A reunião do Fórum Comunitário teve o objetivo de apresentar o documento com as propostas e reivindicações das comunidades do eixo PAC Rio Anil aos candidatos presentes. A área, conforme as lideranças, é o maior território quilombola urbano da América Latina.

Na ocasião, Hildo Rocha enalteceu o trabalho do Fórum e firmou compromisso com a comunidade, como deputado federal, de lutar pelo reconhecimento das comunidades como área quilombola e, ainda, para a consolidação do PAC Rio Anil.

Uma das minhas missões como deputado federal vai ser a luta pelo reconhecimento dessa área como quilombo. Também continuarei a defender o PAC Rio Anil. É um projeto de urbanização que precisa dar certo, para trazer mais qualidade de vida para essas comunidades – afirmou Rocha, sendo aplaudido pelos presentes.

O PAC-Rio Anil abrange obras de saneamento básico, urbanização, habitação de interesse social, regularização fundiária e acompanhamento social das famílias beneficiadas. O projeto prevê a construção de 2.720 unidades habitacionais, melhoria de 7.500 residências nos bairros da Camboa, Liberdade, Fé em Deus, Monte Castelo, Alemanha, Ivar Saldanha e Vila Palmeira. Já foram entregues 520 unidades beneficiando famílias que foram removidas das palafitas e hoje moram em casas dignas.

O projeto também envolve o trabalho de regularização fundiária nos bairros Camboa, Liberdade, Fé em Deus e Vila Cristalina e a construção de praças, quadras esportivas, creches, postos policiais e de saúde. Ao todo, serão beneficiadas cerca de 10 mil famílias.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *