Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Hildo Rocha participa de reunião com comunidades do PAC Rio Anil

Domingo (30), ao participar de encontro promovido pelo Fórum Comunitário dos Movimentos Populares, Associativos, Culturais, Esportivos e Ambientais do Eixo de Implantação do Projeto PAC Rio Anil, na Associação Comunitária do bairro da Fé em Deus, em São Luís, o candidato a deputado federal Hildo Rocha (PMDB) teve o reconhecimento das lideranças e entidades que atuam em defesa das comunidades situadas na margem esquerda do Rio Anil.

Na sua gestão, Hildo Rocha, o senhor abriu as portas da Secid para o Fórum, sempre nos recebeu. É por isso que o senhor está em nosso coração aqui na Fé em Deus e em toda a área do PAC Rio Anil – afirmou a assistente social Rosângela Bertoldo, militante dos movimentos populares ligados questão da moradia.

Estavam presentes, a comunicadora Paulinha Lobão, esposa do candidato ao governo do Estado, Lobão Filho (PMDB); o deputado estadual Eduardo Braide; o coordenador geral do projeto, Márcio Machado; a ex-prefeita de São Luís, Conceição Andrade; a vereadora Kênia Rocha, de Matões do Norte; César do Vale, presidente da Associação dos Palafitados da Camboa, Liberdade e Fé em Deus; Alice de Castro e Aurinéia de Jesus, lideranças comunitárias, demais lideranças e moradores dos bairros Fé em Deus, Camboa, Liberdade, Irmãos Coragem, Vila Gorete e Alemanha.

A reunião do Fórum Comunitário teve o objetivo de apresentar o documento com as propostas e reivindicações das comunidades do eixo PAC Rio Anil aos candidatos presentes. A área, conforme as lideranças, é o maior território quilombola urbano da América Latina.

Na ocasião, Hildo Rocha enalteceu o trabalho do Fórum e firmou compromisso com a comunidade, como deputado federal, de lutar pelo reconhecimento das comunidades como área quilombola e, ainda, para a consolidação do PAC Rio Anil.

Uma das minhas missões como deputado federal vai ser a luta pelo reconhecimento dessa área como quilombo. Também continuarei a defender o PAC Rio Anil. É um projeto de urbanização que precisa dar certo, para trazer mais qualidade de vida para essas comunidades – afirmou Rocha, sendo aplaudido pelos presentes.

O PAC-Rio Anil abrange obras de saneamento básico, urbanização, habitação de interesse social, regularização fundiária e acompanhamento social das famílias beneficiadas. O projeto prevê a construção de 2.720 unidades habitacionais, melhoria de 7.500 residências nos bairros da Camboa, Liberdade, Fé em Deus, Monte Castelo, Alemanha, Ivar Saldanha e Vila Palmeira. Já foram entregues 520 unidades beneficiando famílias que foram removidas das palafitas e hoje moram em casas dignas.

O projeto também envolve o trabalho de regularização fundiária nos bairros Camboa, Liberdade, Fé em Deus e Vila Cristalina e a construção de praças, quadras esportivas, creches, postos policiais e de saúde. Ao todo, serão beneficiadas cerca de 10 mil famílias.

Sair da versão mobile