44

Flávio Dino e Lobão Filho a 5 pontos de decidir eleição no 2º turno

Má gestão de Edivaldo Holanda Júnior e mais outros 15 prefeitos podem ter influenciado negativamente no resultado da pesquisa Exata/TV Guará/Fiema

 

Do blog Atual 7edivaldo-holanda-junior-flavio-dino

A pesquisa Exata/TV Guará/Fiema, divulgada nessa terça-feira (2), aponta que, a um mês da eleição para o Governo do Maranhão, a disputa caminha para ser decidida no 2º turno entre os candidatos Flávio Dino (PCdoB), que pontuou 55% das intenções de voto; e Edison Lobão Filho, o Edinho (PMDB), que aparece com apenas 25%.

Apesar de Dino passar o ar de larga vantagem, devido a diferença de 30% para o segundo colocado, de acordo com o artigo 2º da Lei nº 9.504/1997, a chamada Lei das Eleições, só ‘será considerado eleito o candidato a Presidente ou a Governador que obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos’, isto, metade dos votos válidos [50% +1].

Como o candidato do PCdoB possuía 57,8% das intenções de voto dos maranhenses, contra 23,1% do peemedebista, segundo pesquisa da mesma Exata/TV Guará/Fiema, divulgada há pouco mais de duas semanas, o resultado das urnas ainda está praticamente indefinido, já que a diferença agora é de apenas 5 pontos.

A queda de Flávio Dino estaria atribuída ao início do programa eleitoral, onde Edinho tem lembrado a população sobre as promessas de ‘renovação’ e de ‘mudança’ na forma de administrar os cofres do poder público, feitas pelo comunista e seu afilhado político, o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC) – além das péssimas gestões dos aliados de Santa Inês (Ribamar Alves), Balsas (Rochinha), Santa Helena (Jorge Lobato), Matões (Sueli Pereira), Imperatriz (Sebastião Madeira), Caxias (Léo Coutinho), Barreirinhas (Léo Coutinho), Lagoa Grande (Dr. Jorge), Dom Pedro (Hernando Macedo), Timon (Luciano Leitoa), Tutóia (Raimundo Lídio), São Domingos (Kléber Tratorzão), São Mateus (Miltinho Aragão), Gonçalves Dias (Vilson Andrade) e Tuntum (Cleomar Tema).

O último levantamento Exata/TV Guará/Fiema foi realizado entre os dias 23 e 28 de agosto, quando foram ouvidas 1.400 pessoas em 45 municípios maranhenses escolhidos aleatoriamente, mas contemplando as quatro regiões do estado mais a capital.

A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. E o registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o protocolo MA – 00038/2014.

Marco Aurélio D'Eça

44 Comments

  1. Entre quebra de promessas e gestão que deixa a desejar em SLZ e uma gestão desastrosa de décadas que nos trás o caos na segurança pública como os acontecimentos atuais, fico com o primeiro. Confiar em alguém que acorda 9h da manhã? Nunca!

  2. QUE FIQUE CLARO QUE VOCE NAO RESPONDE PELO QUE PUBLICA!!!!!EU REALMENTE ADMIRAVA SEU TRABALHO!!!!!!

  3. Se você tiver só um pouquinho a mais de atenção – só umzinho mesmo – verá que eu n disse q o texto eh seu, mas como vc divulgou, caberia sim um esclarecimento da sua parte, pois li tal informaçao no seu blog. Ou nao responde pelo que eh publicado no seu blog??

  4. Caro Marcos Deça, admiro seu trabalho ja ha algum tempo. Sou eleitor do proximo governador do MA, Lobao Filho!!! Neste episódio ficou confusa a explicaçao e entendo que seria necessario um esclarecimento da sua parte, sob pena de comprometer tão respeitado trabalho.

    Abraço!

    Resp.: Se você tiver só um pouquinho a mais de atenção – só umzinho mesmo – verá que o texto não é mue, mas assinado por outro autor. Portanto, cabe a ele a explicação.

  5. APOSTO COMO QUEM QUISER QUE LOBÃO FILHO VAI GANHAR ESSA. O COMUNISTA É ANTIPATICO E NINGUEM VIA NESSA DE MUDANÇA, OLHA A PREFEITURA DE SÃO LUÍS. QUE MUDANÇA TEVE?

  6. Eu não sei pq esses marketeiros de edinho ainda não perceberam que falando mal de prefeitos e aliados do Flávio Dino não vai fazer ele perder a eleição, isso está manjado, as propagandas policias, a sindicalista dos professores que foi no prog eleitoral falar mal de Edivaldo não colou, tá terminando o tempo e pelo visto o que poderá vir é pior, pq o desespero tomou de conta, enquanto isso lobão filho tá no rio, p feriadão pode uma cosia dessa? eita MARAAAA

  7. Para o segundo turno:
    Ex.:
    55% + 25% = 80%
    80% : 2 = 40%
    Ou seja Flávio Dino nesseita de 40% + 1% para ganhar as eleições no primeiro turno, pois são contabilizados a maioria absoluta apenas dos votos VÁLIDOS.

  8. É, e papai noel existe e coelho da páscoa entrega ovos de chocolates em nossas casas. Pare com isso meu amigo, não se engane com histórias fantasiosas de sua cabeça, a taca vai ser é grandeeeeee…

  9. Marco, vc não explicou como cinco pontos poderiam levar ao segundo turno…

    Ainda que Flávio tivesse 50% e Lobão 30% (ao invés dos atuais 55 e 25), Flávio ainda teria mais do que 50% + 1 dos votos válidos, já que no percentual da pesquisa não foram excluídos os votos nulos e brancos (que serão excluídos no computo final).

    Abs

  10. Vamos aprender a fazer contas Marco Deça, 55% x 25% anda é longe de estar a 5% para 2º turno. Que a eleição venha logo senão a diferença aumenta.

  11. Kkkkk! Quanta criatividade! O otimismo do blogueiro me contagia! kkkkkkkk

  12. basendo se por essa pesquisa para edinho lobao leva para o segundo turno ele precisara nao so de 5% pontos mas sim de pelo menos mais 22% sendo que os outros tres candidato so atingiram 5% somando 5% dos outros 3 canditatos + 23.1 de edinho + 22 que ele vai conseguir ai da segundo turno.

  13. A conta está equivocada e desconsiderou que os 55% de Flávio Dino estão em um universo de pesquisa que acrescenta votos brancos, nulos e indecisos. Em uma eleição,os 50%+1 são tomados em relação aos votos válidos, isto é, excluindo brancos e nulos. Assim, Flávio continua bem distante de ter de disputar o segundo turno se somarmos os votos de todos os outros candidatos e se quisermos usar o método de cálculo de todos outros órgãos de pesquisa e imprensa, ou seja, excluindo votos brancos, nulos e indecisos para saber se haverá disputa em novo turno na eleição (55> 25+2+1+1+1—55>30).

  14. ADORO ESSES TEUS CÁLCULO, AGORA JÁ ATÉ MELHOROU, ANTES QUANDO SE CHEGAVA A UM TOTAL DO JEITO QUE TU QUERIAS A SOMA CHEGAVA A MAIS DE 100% E TU NÃO TAVA NEM AÍ, ACHAVA QUE MARANHENSE NÃO IA SOMAR, AGORA, FLAVIO DINO TEM 57 LOBINHO 30%, DIFERENÇA ENTRE OS DOIS 5%, MAIS TÁ CERTO, EU AINDA FICO ADMIRADO É DO LOBINHO 30%, QUE NÃO APARECE NEM EM DEBATES, COM UM PASSADO SUJO QUE SÓ POLEIRO DE GALINHA, PICARETA, E AINDA TEM NA POPULAÇÃO QUE VOTA, 23% DE INTENÇÃO DE VOTO? EU NÃO ACREDITO NISSO MAIS VOU TE FALAR, MERECEMOS ESTAR NO FUNDO DO POÇO, NA RABEIRA DE TODOS OS ESTADOS, NINGUÉM MERECE, É SODA.

  15. O teu desespero é porque Flávio Dino cristalizou as intenções de voto em 55% e a taca vai ser bonita !

  16. Eu acho que o Marco esqueceu de converter em votos úteis!nesse caso indecisos e brancos somam 15% então na conversão para votos úteis> 64,7% Dino, 29,4% Lobao, os outros somam 5% dos totais, somados com os 25 de Dino nao da 30, ou seja, dino tem perder 14,7 pontos na pesquisa ou quase 25% de seu eleitorado para haver segundo turno!!
    Ou foi má fé do Marco, ou demonstra pleno desentendimento da matemática e da política, o que seria apenas o habitual

  17. O inocente este marco,

    Vc pega o voto dos candidatos e sobe e veja os votos validos, ou seja a distantia de dino e muito maior. Rsrr

  18. Mesmo com rejeição de 44% você acredita que ele busque 5%? Bem otimista você.

  19. é sério isso? não tô acreditando que um blogueiro de ‘política’ não sabe como funciona a contagem de votos. a saber: o candidato pra ganhar no 1o turno precisa ter 50%+1 dos votos válidos, ou seja, a soma dos votos de todos os adversários + 1. Exemplo: se juntarmos votos de edinho+arcangeli+luislago+etc = 30. Isso significa que flávio só precisa ter 31% dos votos pra ganhar, já que todos os outros serão brancos ou nulos, isto é, não válidos. Entendeu? Vai estudar, Deça…

    Resp.: KKKKKKKKKKKkkkkkkk. Meu caro, voto válido é voto válido. Se uma pessoa tem 31% e votos válidos, ele tem 31% de votos válidos. Ou seja, não tem 50% mais um.

  20. tua matemática é muito boa, por isso que o Brasil sempre ficam nos últimos lugares em indicadores educacionais.

  21. Sem que não é praxe sua divulgar meus comentários, mas insisto: você subestima as inteligência dos seus leitores. Acha-se acima de qualquer ser racional. Caia na real e faça uma análise isenta de paixões.

  22. É fácil essa conta, tú pode enganar os bestas, branco e nul não valem como voto válido. .
    Voto válido.
    Flávio Dino = 81%
    Edinho Lobinho 19%

  23. Sério? Rapaz, 5%, isso é uma piada? Onde fica os votos válidos? Uma hora todo mundo espera o IBOPE, outra hora é só 5%, vcs tem que se decidirem!

  24. Para de escrever bobagem. Somando os percentuais de Lobão Filho, Pedrosa, Josivaldo, Saulo e Zé Luis, dá 30%; Dino tem 55%. Para vencer a eleição, o candidato precisa de 50% +1 dos votos válidos.

    Em votos válidos, excluindo nulos e dividindo proporcionalmente os indecisos:

    Flávio Dino 64,7%
    Lobinho 29,4%
    ZéLuis 2,4%
    Pedrosa 1,2%
    Saulo 1,2%
    Josivaldo 1,2%

    A diferença entre Dino e Lobinho é de aproximadamente 1.050.000 votos.

    Quem é o analfabeto funcional que escreve para esse Atual7?

  25. Não sei quem é mais tolo, se o escriba original ou o difusor da matéria, ambos, crê-se, pensam que os leitores são idiotas, quando sabem mas disfarçam ignorar que o importante são os votos válidos, e que, portanto, ao se excluir os votos nulos e brancos, a diferença naturalmente cresce.

  26. Meu caro tá mais do que óbvio, não tem porra de mísera diferença nenhuma pra segundo turno. Teu candidato, Edinho Lobão Filho, vai perder e de lavada é no 1º turno. Menos de 51% é que Flávio Dino não vai ficar, certamente será de 55% pra cima.

  27. Do cargo dele que foi presentinho do pai ele não fala né, todos sabemos da ficha de Lobinho e quando falo em ficha falo em ficha de vida mesmo, envolvidos em vários escândalos agora vem cobrar comprometimento e competência, chega a ser engraçado, muito mesmo!

  28. Não acho que essa gestão seja má, mas que está sendo bem complicada é nítido pelo próprio governo não apoiá-lo como devia. mas ainda assim ele demonstra carácter e integridade, diferente da politicagem que envolve os Sarneys

  29. Me polpe agora vão dar ouvidos para o que Lobinho fala? Vive debaixo das asas do pai, é descompromissado e agora quer falar de trabalho e competencia?! Por favor, melhore!

  30. Como dizem que a melhor defesa é o ataque está aí a prova, o povo de são luis elegeu Edivaldo e ele vem mostrando merecedor do seu lugar, Edinho não é nada nem ninguém para falar mal dos outros, basta uma pesquisa rápida pra a ficha nada limpa dele vir a tona.

  31. DOS POST JÁ COLOCADO CONSIDERO O MAIS SEM NOÇÃO E O DE MAIOR BABAQUICE QUE JÁ VIR. MEU CHAPA OLHE A SOMA DO LOBAO E OS OUTROS CANDIDATOS É APENAS DE 30%. É MUITA IDIOTICE. CONSIDERANDO SOMENTE OS VÁLIDOS FLAVIO FICA COM 65% E TODOS OS OUTROS APENAS 35%. VER SE TE EMENDA MEU CARO. TÁ PERDIDA. PULA LOGO.

  32. tu ta doido, fumou unzinho???? quem ta deixando lobinho em baixa é sua patroa e o pior governo da vida dela.

  33. O MARANHÃO NÃO MERECE ESSA MUDANÇA QUE FLAVIO DINO OFERECE. VEJAM NA PREFEITURA DE SÃO LUÍS, CADÊ A LICITAÇÃO DO TRANSPORTE PÚBLLICI? OS EMPRESÁRIOS NÃO QUEREM, QUEM MANDA NO TRANSPORTE PÚBLICO DE SÃO LUÍS SÃO OS EMPRESÁRIOS. A MESMA EMPRESA QUE LOCAVA VEÍCULOS PEQUENOS PARA JOÃO CASTELO É A MESMA QUE LOCA PARA EDVALDO HOLANDA, A EMPRESA SÃO LUIS QUE FICA NO CALHAU, NO PÁTIO DESSA EMPRESA ESTA CHEIO DE PALIOS COM AS CORES DA PREFEITURA DE SÃO LUIS, E DIZEM QUE ESSA EMPRESA É DE GARDÊNIA GONÇALVES. PODE ESSA MUDANÇA?
    VOCÊS QUEREM ESSA MUDANÇA?

  34. Como é????????????????????? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK… Essa tu te superou… Ou tu acha q tu é muito esperto ou acha que todos nós somos ignorantes… Só pra resumir essa tua forçada de barra… A SOMA DOS VOTOS ATRIBUÍDOS À TODOS OS CANDIDATOS DEVE SER IGUAL OU SUPERIOR À 50% + 1 DOS VOTOS VÁLIDOS, OU SEJA, SEM A SOMA DOS BRANCOS E NULOS E CLARO DOS QUE FOREM VOTAR… Nesse cenário, a situação de tal candidato oligárquico é desesperadora, pois em votos válidos, neste cenário apresentado, Dino teria mais de 60% dos votos válidos… Simples assim… Ou quer que eu desenhe????

  35. Esses esforços que você empreende de forma mirabolante para inverter a realidade, é de certa forma inteligente. “eles” deveriam lhe pagar muito bem, pois não é fácil produzir tantos devaneios.

  36. Marco, cada dia que passa você me surpreende mais.
    Antes o Lobão empataria com 15 dias, e nada!
    Hoje tira-se 5% dos votos de FD e pronto tem-se o 2º turno!
    Para um pouco…suas interpretações estão mais fraca que caldo de peteca.

  37. Flávio Dino esconde Edivaldo Holanda. Edson Lobão Filho, se envergonha da péssima administração de Roseana, tanto que se auto intitula de renovação. Agora, renovação do quê é que ele não explica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *