0

Mirinzal faz ato cívico pela Semana da Pátria…

Alunos de várias escolas desfilaram em Mirinzal

Alunos de várias escolas desfilaram em Mirinzal

A Prefeitura Municipal de Mirinzal promoveu nos dias 4 e 5 de setembro o maior resgate de ato cívico da Historia da cidade: um  grandioso desfile em comemoração à Independência do Brasil, que envolveu alunos de toda a rede municipal de ensino.

Este ano, os temas da educação infantil – “lendo a gente aprende e cantando a gente brinca” – e do ensino fundamental e médio: “Mirinzal terra de gerações tão nobres”, foram escolhidos devido à necessidade de fazer um registro histórico da cidade.

Aproximadamente dois mil alunos desfilaram pelas ruas do município, divididos em pelotões representando cada escola, em que apresentaram diversos subtemas.

amaury

O prefeito Amaury com uma das estudantes do desfile

O Prefeito Amaury Almeida, em discurso, declarou que a cada ano se encanta com a realização deste evento.

– Para mim, esse é um dos eventos do calendário oficial de maior importância. Aqui estamos dando a oportunidade, a cada jovem mirinzalense, de exercer a sua cidadania, e tenho certeza que este evento ficará na memoria de cada aquele que participou, contribuiu direta e indiretamente, ou teve a oportunidade de assistir esse magnifico desfile – citou o Prefeito Amaury.

O Secretário Municipal de Educação, Isaias Ribeiro abriu a solenidade entregando oficialmente a Banda Marcial Epifânio Barbosa à população.

– O foco este ano foi homenagear as famílias que fazem parte da história de Mirinzal – citou o Secretário.

Temas

O ensino infantil apresentou “uma viagem ao mundo encantado dos contos de fada”; “cantigas de rodas: uma herança jamais esquecida”; “circo: um lugar para se encantar”; “o mundo de Monteiro Lobato”; “nossos heróis: o mundo da mitologia”; “cordel encantado”; “as manifestações culturais contribuindo no processo educativo” e “brinquedos e brincadeiras: um momento prazeroso”.

Os subtemas do ensino fundamental e médio foram: “a origem do nome”; “os primeiros habitantes”; “Camilo Costa chega a Mirinzal”; “riquezas trazidas pelo Rio Uru”; “nossa economia”; “os profissionais mirinzalenses: uma cidade que se faz com trabalho”; “lideranças mirinzalenses”; “nossas festas, nossos ritmos”; “nossos poetas, nossos intelectuais”; “Escola Adertilia Lemos Costa: legado dos nossos mestres”; “famílias mirinzalenses”; “Quilombo Frechal: identidade que não se perde com o tempo”; “Anas de Mirinzal: herança de um povo”; “desportistas mirinzalenses; nossas futuras gerações” e “nossa comunidade, nosso povo”.

Com informações da Ascom/Mirinzal

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *