3

A tola imparcialidade na blogosfera…

imparcialidade-300x225Por Jorge Aragão

Confesso que é um tema que nem queria mais abordar, mas a cada período eleitoral o debate se aflora e o tema volta sempre à tona, pois alguns confundem o sentido de parcialidade, e esperam de maneira tola a imparcialidade em blogs.

Além de cada jornalista ter sua ideologia e seu modo de ver o mundo, o Blog não é, nem de longe, o local onde se busca imparcialidade no jornalismo, se é que isso ainda existe nos tempos de hoje.

O Blog não é um Portal de Notícia, mas um local onde você encontrará opiniões sobre determinado assunto, e a partir do momento em quem você emite qualquer opinião, você automaticamente está sendo parcial, pois defende sua ideia, sua tese e seu pensamento sobre o assunto.

No entanto, o leitor não é obrigado a concordar com a opinião do jornalista, pode discordar, mas deve sempre respeitar a opinião diferente, respeitando sempre o contraditório, pois só assim o debate conseguirá ser produtivo.

Pena que alguns, geralmente orquestrados e pagos, não conseguem conviver com o contraditório e partem para as agressões covardes e gratuitas, e o pior é que para justificar seus devaneios, alegam a falta de imparcialidade do jornalista ou blogueiro.

O Blog citará apenas um exemplo recente e que me fez inclusive fazer o texto. Após uma postagem onde era demonstrado o equilíbrio do prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior, no caso da greve dos professores, alguns leitores, os mesmos que em outras postagens acusavam o titular do Blog de parcial, estavam parabenizando pela imparcialidade.

Mas como imparcial? Muito ao contrário, o Blog estava sendo parcial, pois entendeu que o prefeito Edivaldo Júnior, como poucos gestores, demonstrou coerência e equilíbrio para tratar com a situação.

Ou seja, para alguns, o jornalista e blogueiro só é imparcial quando escreve o que ele quer ler, ou quando a opinião não conflita com a sua, mas se a opinião é diferente, lá vem a acusação tola de parcialidade.

Ao invés de se cobrar imparcialidade, seria melhor se aprender a viver com o contraditório, afinal o lema do Blog sempre será: divergir é um direito, mas respeitar é um dever.

Marco Aurélio D'Eça

3 Comments

  1. Acho que tem muito blogueiro que quer ser jornalista e tendo em vista que é tola a imparcialidade, devemos ler menos os blogs e as opniões deste, pois muitas das vezes a opinião não é do blogueiro e sim de alguém q ou passou uma matéria p ele ou até pagou p q aquela publicação fosse feita. Como no exemplo da greve prefeitura de SL. muitos blogueiros aliados do SArney que é oposição a Flávio Dino remetia a ele a culpa da greve, o que nao tinha nada a ver e q era até ilegal.

  2. Infelizmente jornalismo e partidarismo tem se confundido. Nesse mar dialético de síntese a antítese , é elogio pra um, e o caos pra outro. Me pergunto então, porque alguns dos próprios blogueiros que seguem a postura da linha ‘escrever favorecendo um lado”, ainda olhem para esta pratica adotada por eles mesmos com estranheza.

  3. jorge, marco
    uma das definições para imparcial é: ” Que não sacrifica a verdade e a justiça a considerações particulares.” assim, se o fato é: “este pano é preto”. não há parcialidade que diga que é branco. ou seja, o que tenho visto em muitos blogs é um falso uso do direito de opiniao, em detrimento da verdade dos fatos. se é caso de opiniao, que se opine. mas se é caso de dizer os fatos, que se diga os fatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *