1

A Heluy o que é de Heluy…

Nada mais justo que a vaga de candidato a suplência de senador do PMDB no Maranhão seja dada ao membro do PT que é hoje o mais identificado com os projetos nacionais do partido. Zé Antonio Heluy ganha, na hora certa, o reconhecimento pela sua lealdade

 

http://www.brasil247.com/images/cache/320x182/crop/images%7Ccms-image-000393205.jpg

Zé Heluy: liderança emergente do PT maranhense

Nenhum petista, hoje, no Maranhão, tem mais identificação com a aliança do PT com o PMDB no estado que o ex-secretário e agora candidato a suplente de senador José Antonio Heluy.

Zé Antonio pagou preço alto pela sua ousadia de não seguir o rebanho em 2006, preferindo optar pelo apoio à então candidata do PFL, Roseana Sarney, em vez do pedetista Jackson Lago, então incensado por toda a esquerda maranhense.

Nestes últimos cinco anos, desde que Roseana Sarney voltou ao poder, e o PT consolidou a aliança nacional com o PMDB, nenhum petista foi mais leal a esta aliança que Zé Heluy.

Nem mesmo os líderes petistas maranhenses – mesmo agraciados com toda sorte de agrados – foram tão contundentes na defesa da aliança PT/PMDB, em todos os níveis, quanto Zé Antonio.

Ibope aponta vitória de Gastão Vieira

Ibope aponta vitória de Gastão Vieira

A ele caberia naturalmente a vaga de vice-governador na chapa do candidato a governador Lobão Filho (PMDB). Mas o PT optou pelo pragmatismo de ter um suplente de senador, já acenando com a possibilidade  de o deputado Gastão Vieira (PMDB) ser novamente ministro no futuro governo Dilma Rousseff (PT).

Esta vaga também caberia a Heluy, naturalmente, mas as lideranças petistas impuseram suas vontades.

Quis o destino, no entanto, que Zé Antonio fosse alçado, de uma forma ou de outra, à condição de candidato natural a substituto eventual de Gastão Vieira.

É quase certo que Gastão Vieira será o senador eleito pelo Maranhão nas eleições do dia 5. E o peemedebista tem amplas chances de se tornar novamente ministro.

É quase certo, portanto, que Zé Antonio Heluy assumirá o mandato no Senado, tornando-se a principal liderança do PT maranhense.

E assim, ele alcança o patamar que já deveria ter sido seu na hierarquia do partido.

Com posição privilegiada em 2016, 2018, 2020…

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

  1. Estando com o Sarney, você reconhece como uma liderança emergente, agora duvido se ele não tivesse nenhuma ligação com o grupo para ver se era reconhecido como liderança. Era um satanás ou coisa parecida…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *