25

Crime organizado quer ganhar as eleições no MA…

Por Robert Lobato

oinibus

ônibus incendiado no último sábado: ações duraram mais de uma semana

A semana que passou foi marcada por uma nova onda de atentados e atos de violência supostamente promovidos por organizações criminosas como o Bonde dos 40 e o Primeiro Comando do Maranhão (PCM).

O Blog do Robert Lobato tem insistido na tese de que essa ofensiva das facções criminosas pode ter motivações políticas para desestabilizar o governo Roseana Sarney e, consequentemente, a candidatura a governador de Lobão Filho (PMDB).

“Quer dizer, então, que a oposição está por trás das ações, senhor Bob Lobato?”.

Claro que não, ou melhor, não necessariamente.

Mas é muito sintomático que este ano eleitoral de 2014 tenha começado como um festival de ataques criminosos jamais visto na história do sistema prisional maranhense.

A impressão que fica para quem acompanha daqui de fora é que o Bonde dos 40 e o PCM querem “ganhar” as eleições para impor uma derrota à governadora.

Não podemos esquecer que assim que assumiu o comando da Secretaria de Administração Penitenciária (Sejap), o delegado Sebastião Uchoa enfrentou e superou uma série de esquemas que se davam no sistema, inclusive desmontando uma estrutura dominada por agentes penitenciários ligados ao sindicato da categoria.

E não foi por acaso que o delegado caiu do cargo sob aplausos da cúpula deste mesmo sindicato.

presídio

Pedrinhas destruída após motim

Outro aspecto que não pode ser ignorado é a relação histórica de muitos atores políticos com crime organizado, que deixaram o sarneysismo e migraram para a oposição capitaneada por Flávio Dino. São figuras carimbadas que por diversos momentos tiveram seus nomes ligados ao tráfico de drogas ou à agiotagem.

Basta o leitor fazer uma busca no Google para comprovar se Bob Lobato está certo ou errado.

O fato inconteste é que uma há disposição clara do crime organizado em querer influenciar o resultado da eleição no estado. É uma jogada de alto risco apostar nas facções criminosas enquanto “cabo eleitoral”.

Enfim, não há qualquer sombra de dúvidas que neste ambiente de medo, terror e atentados que tentam instaurar no Maranhão, principalmente em São Luis, o maior prejudicado é o candidato apoiado pelo governo, o senador Lobão Filho.

A última pesquisa Ibope retratou isso.

Marco Aurélio D'Eça

25 Comments

  1. Eu realmente não acredito que Flavio Dino vá dar jeito no MA, mas entre ele e Lobão Filho… Não tem como não votar em Flavio Dino.

  2. OS MARGINAIS JA ESTÃO NO GOVERNO HA MUITO TEMPO, OS SAQUEADORES DA PETROBRAS, CONVENIOS FANTASMAS, E OS BLOGUEIROS QUE AGORA INVENTÃO FACTOIDES, APRENDERAM BEM COM O ZE BOCA DE INFERNO.

  3. Tá dificil inventar alguma coisa boa do Maranhão….só criminalidade, daí vem este imbecil deste cara e fala que é a oposição….vai arrumando as gavetas…é melhor…

  4. A respeito da postagem, cito Millôr Fernandes: “livre pensar é só pensar”. Simples assim, meu caro Bob.

  5. o crime organizado quer ganhar as eleiçoes no ma…….de novo. concordo plenamente!

  6. CARO MARCOS DEÇA

    ESTA SITUAÇÃO DESGRAÇADA E CAÓTICA DE PANICO QUE ESTAMOS VIVENDO ESTES DIAS AQUI EM SÃO LUIS DEVERIA DE SER EVITADA E CONTROLADA A MUITO TEMPO AQUI VAI ALGUNS DESTES LEMBRETES ONDE E COMO ESTA BANDIDAGEM CRESCEU E ESTAR DOMINANDO O ESTADO.
    01- O QUE FEZ O SECRETARIO DE SEGURANÇA IMPORTADO DE BRASILIA SR. ALUISIO MENDES DURANTE SUA GESTÃO COMO SECRETARIO DE SEGURANÇA?um pessimo secretario não reforçou o quadro das policias aumentando seus efetivos investiram mais em veiculos do que em homens hoje temos um policial para mil pessoas um absurdo mesmo assim ele ainda é candidato para deputado.
    QUEM ESCOLHEU O DIRETOR CLAUDIO BARCELOS PARA A DIREÇÃO DO PRESIDIO EM PEDRINHAS ?devemos atribuir a culpa ao pt maranhense na pessoa de washington macaxeira pois com apadrinhamento politico um vicio um mal na politica foi quem colocou seu claudio na direção do presidio responsável talvez por centenas de fugas de bandidos que acabaram aterrorizando a cidade e aumentando cada vez o crescimento da bandidagem com a criação destas 02 facções de bandidos.situação igual a esta tambem ocorre dentro das policias onde tem policiais tanto militares como civiis a serviço do crime não da sociedade.
    QUAL FOI O POLITICO QUE DURANTE ESTE TEMPO TEVE PROJETOS OU LEIS VOLTADOS PARA ACABAR COM TRAFICO DE DROGAS E CRIME ORGANIZADO E A BANDIDAGEM NO ESTADO DO MARANHÃO?nenhum estes deputados assim como os vereadores são políticos de se preocuparem somente com o poder para eles é interessante manter seu mandato passam o ano todo somente articulando coligações e apoio politico para as próximas eleições seja municipal como estadual é um verdadeiro comercio onde se vendem e se alugam por troca de dinheiro e poder enquanto isto o trafico de drogas cresceu tanto aqui no estado que agora não tem mais controle se houvesse um trabalho serio voltado para este problema drogas assassinatos facções pedrinhas não seria cartão postal hoje de nosso estado e o governo também tem sua parcela de culpa pois nunca acompanhou nem fiscalizou seus subordinados na pasta da segurança então vimos durante estes 04 anos comandantes e secretários fracos e incompetentes então infelizmente temos que admitir que a bandidagem ta ganhando este jogo contra o estado e com folga até no placar.só para finalizar este tema apresentado acima envolvendo eleições estaduais não tem nada a ver com esta situação responsável por tudo isto que acontece é o estado que alem de ter uma gestora fragilizada e medíocre que tem um grupo politico subserviente e preso e uma segurança fraca e incompetente.

  7. Fazer uma busca no google para comprovar figurinhas carimbadas da oposição e crime organizado? Seria mesma coisa que eu colocar Paulo Roberto Costa no google que o nome de Roseana vai aparecer junto também. Este teu amigo Robert é um idiota completo.

  8. O pior é que tem uma equipe de comunistas de plantão para sempre sairem em defesa do comunista, e fazem comentarios nojentos, assim como são todos os comunistas, e seus seguidores

  9. Uma coisa é certa , tem muita gente da pesada capaz de tentar de tudo para desmoralizar não a governadora em si, mas desmoralizar a todos nós maranhenses. A verdade tem que ser dita, depois que o Raimundo Cutrim foi expulso do grupo Sarney, e se aliou a Dino , a bandidagem quadriplicou na nossa capital.

  10. Quem vai dar crédito ao desespero destes vermes subservientes e bajuladores? Ai, ai ,ai, está chegando a hora…

  11. Desde o ano passado muito antes de se falar em eleição o crime organizado já agia. A culpa é coronel amapaense sarney, ser repugnante, mais uma vez age igualmente no tempo que era o chefe dos ditadores. Essa criatura abominavel conhece muito bem a maneira de se fazer terror. A verdade é que a incompetencia, a desqualificação, o despreparo e a desumanidade da familia são os culpados pela violencia. Chega fora com essa quadrilha

  12. Bandido é e vai ser sempre bandido, esses acontecimentos não começaram este ano, quem não sabe que desde quando a Governadora trouxe e nomeou o Aluísio Mendes a Secretário de Segurança sem conhecer os problemas do Maranhão, que a coisa tornou-se um inferno e agora alguns ainda tem a coragem de dizer que a culpa é da oposição. Pura picaretagem.

  13. CUTRIM TA BOTANDO E PRA RACHAR PRA POPULAÇÃO ACHAR QUE E CULPA DA ROSEANA, MAIS A PF TA NA COLA DELE!MARGINAL!

  14. Cada bandido tem seu preço, quiçá os marginais que tem promovido essa baderna, ante o desgoverno do Estado, não recebam uma mala cheia para acusar alguém da oposição?. O próprio candidato Lobinho já chegou a dizer que não tem escrúpulos. Uma pessoa com esse perfil seria capaz de tudo.

  15. Meu caro amigo MARTINHO, parabens pelo seu comentário, em poucas palavras disse tudo o que milhões de maranhenses conscientes gostariam de dizer. “Não Vamos Desistir do Maranhão”. Vamos congregar nossas forças e permanecer vigilantes, porque nesse momento o “PHUTI” deve está criando outro REIS PACHECO para matar.

  16. POIS BEM, A OPOSIÇÃO INSTALA O TERROR EM SÃO LUIS, MAS ONDE ESTÁ A EFICIÊNCIA DO ESTADO PARA COMBATER ESSA SITUAÇÃO? QUEM NOMEOU OS COMPETENTES SECRETÁRIOS DE SEGURANÇA? QUEM NOMEOU UCHÕA? QUEM CONTRATOU AQUELE DIRETOR PICARETA?

  17. O CRIME ORGANIZADO JÁ GANHOU VÁRIAS ELEIÇÕES: UMAS NO VOTO, OUTRAS NA FRAUDE E UMA NO TAPETÃO. MAS AGORA VAI ACABAR. NÃO ADIANTA TENTAR CRIAR UM NOVO REIS PACHECO. CHEGOU AO FIM SARNEY E SUA QUADRILHA.

  18. A população do nosso estado é sabedora que por traz dessas ações covardes, existem politicos covardes querendo se beneficiar com a desgraça do nosso estado, com a desgraça do nosso povo, mas o pior é que muitos ainda se deixam levar por esses bandidos travestidos de politicos, a oposição partiu para liquidar o nosso Maranhão, e lhes pergunto, é esse o Maranhão que queremos??, gente pelo amor de Deus , o que o Dino quer é simplismente se dar bem, e isso independe de quem seja morto, de quem seja envergonhado, quem não ama seu estado de origem, não tem competencia para ser o representante maior do povo desse estado

  19. E vai ganhar mesmo se a Governadora ficar nessa inercia, tanto Politica como Administatriva, se ela quer eleger o Edinho que ela às Ruas pedir Voto ela tem serviços Prestados, se quer parar com essa onde de crime coloque quem não tem medo de criminoso Ex. Cel. Ivaldo, agora quer colocar defensor publico, esse pessoal que é chegado a direitos humanos pra criminoso, assim não dá…

  20. Caríssimo jornalista,

    Nos últimos quatro anos, seu blog trouxe à tona inúmeras reportagens e/ou comentários que denunciavam a caminhada agonizante percorrida pela Segurança Pública oferecida aos maranhenses.

    Lembro-me que Vossa Senhoria sempre alertou para a necessidade de se mudar o personagem principal do sistema, correspondente à pessoa do Sr. ALUISIO MENDES.

    Infelizmente, apesar dos diversos apelos e pedidos de socorro da população, a EXMA. governadora preferiu manter esse senhor gerenciando as atitudes estatais que resultaram na diminuição da nossa segurança e de nossas famílias.

    Durante a gestão de ALUISIO MENDES, os índices de violência, principalmente de homicídios, tiveram aumento vertiginoso, alcançando números alarmantes e contradizendo a Sra. Governadora, para quem os maranhenses estariam seguros em seu melhor governo e poderiam dormir de porta aberta.

    Como prêmio, o Sr. ALUISIO MENDES foi lançado candidato a deputado federal, com total apoio dos Leões e, dizem algumas línguas, recebendo recursos milionários e apoio de prefeitos aliados, no sentido de garantir sua eleição nesse nosso Estado do Maranhão.

    Passados esses quatro anos, parece que sua memória enfraqueceu e se assemelha a da maioria dos maranhenses, para quem só importa a consequência, o momento atual.

    Nesse contexto, esquecemos de perguntar como chegamos até aqui.

    Presidiários descontrolados, ônibus pegando fogo, ataques coordenados ao patrimônio público e privado, boatos e terror contra a população, etc, etc, etc….

    Não caríssimo blogueiro, nosso CAOS não é produto da oposição politica ou dos sindicatos. Nosso CAOS é resultado de nossas escolhas eleitorais e das decisões politicas tomadas por nossos gestores: GOVERNADORA e EX-SECRETARIO DE SEGURANÇA.

    Mas, como eu disse no inicio, VOCÊ AVISOU e tentou por várias vezes alertar o Governo que aí está!

  21. Gozação, não têm esquema de segurança e querem jogar a culpa no candidato Flávio Dino. O Maranhão está abandonado, não tem um governo em atividade. Tudo é uma palhaçada, desde as mentiras do Gastão Vieira, afirmando que a estação de Rosário estava reformada.
    Seja honesto senhor blogueiro, mostre os descasos do atual governo.

  22. DISCORDO!
    São Luis se transformou na capital brasileira do caos, por incompetência da sua governadora; não tem nada a ver com crime organizado. Este é o resultado do desprezo da oligarquia para com o Maranhão. Os bandidos filmam os quebra-quebras e ainda por cima mostram os próprios rostos nas filmagens. Isso não configura crime organizado, procure outra desculpa.

  23. É O COMUNISMO CHEGANDO GENTE !!!!!!! É ISSO QUE O POVO QUER ? AINDA HÁ TEMPO DE REAGIR.

  24. ENQUANTO NÃO ENDURECER PRA CIMA DESSES CRIMINOSOS NÃO VIA MELHORAR EM NADA A SITUAÇÃO EM TODO O PAÍS.
    OS DIREITOS HUMANOS É MUITO CULPADO DESSE BANDIDOS SE SENTIREM COM DIREITOS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *