4

Partido de Flávio Dino reconhece: pesquisas têm, também, o poder de pressionar…

Para o presidente nacional do PCdoB, que reproduziu artigo tratando do assunto, os levantamentos servem apenas para “influenciar o eleitor, indecisos ou determinados”, a mudar o voto na última hora”

 

renatoO presidente do PCdoB nacional, Renato Rabelo, publicou em seu blog, artigo assinado por Laurindo Lalo Leal Filho, que retrata bem o entendimento dos comunistas sobre as pesquisas eleitorais.

PCdoB é o partido de Flávio Dino, que já publicou mais de 30 pesquisas no Maranhão, tentando influenciar o posicionamento do eleitor.

Para o líder comunista, não há dúvidas de que as pesquisas servem também para manipular a vontade popular.

– Prestam-se também para influenciar eleitores indecisos ou determinados a mudar o voto na última hora, deixando de lado a escolha inicial e optando por outra, não tanto de sua predileção, mas capaz de evitar o sucesso do maior adversário, criando o chamado “voto útil”. Sem falar na desmobilização de militantes antes do fim do pleito ao verem seu candidato desabando nas pesquisas – afirmou Leal Filho, no artigo chancelado pelo presidente do PCdoB.

Líder nas pesquisas de opinião no Maranhão – e ninguém questiona isso – Flávio Dino já publicou neste primeiro turno tantas pesquisas dos institutos DataM e Exata, que ninguém tem mais noção de qual o real tamanho de sua vantagem.

Estes dois institutos já dão quase 100% dos votos maranhenses ao comunista.

No artigo publicado por Renato Rabelo, o autor lembra que, em 1998, o DataFolha influenciou no resultado das eleições para o Governo de São Paulo, e pode ter tirado a petista Marta Suplicy do 2º Turno, ao apontá-la em quarto lugar, numa disputa liderada por Paulo Maluf.

– O temor da ida ao segundo turno de dois candidatos conservadores, Maluf e Rossi, levou um grande contingente de eleitores de Marta a optar por Covas, realizando o “voto útil” – comenta Leal Filho.

Como se vê, os próprios comunistas brasileiros sabem o valor que tem uma pesquisa de opinião.

Por isso trabalham à exaustão a divulgação de seus números.

Estejam eles manipulados ou não…

Marco Aurélio D'Eça

4 Comments

  1. Não disse nada além do óbvio.

    Quem não sabia disso?

    Se fosse o contrário, Lobão Filho não estaria fazendo o mesmo?

  2. Ei, Deça, você está tão preocupado com os rumos do PCdoB que acha que está mais do que na hora de você se filiar ao partido e participar das reuniões defendendo essas opiniões ai…. hahaha

  3. As pesquisas de vcs é que não enganam ninguém nesse Estado, todo mundo sabe que Edinho 30% está e muito atrás de Flávio Dino 65. Vão perder e feio kkkkkkkkkk

  4. Vc sabe me informar pq não divulgaram a pesquisa do IBOPE no sábado?

    O IBOPE esteve nas ruas de segunda a sexta e não divulgou o resultado?

    O que houve?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *