0

E a relação de Flávio Dino com a bancada federal?

flavio-dinoPor Caio Hostílio

Quem for ser o presidente da república saberá que não governará se não tiver a maioria no Congresso Nacional.

E o fiel da balança mais uma vez será o PMDB, que saiu com a segunda maior bancada na Câmara dos Deputados e a maior bancada no Senado Federal.

E por isso os partidos antecipam a disputa pela presidência da Câmara dos Deputados independente do resultado das urnas, o PMDB terá papel importante na escolha. PT e PSDB já fazem movimentos nesse sentido.

Independentemente de quem sair vitorioso das urnas na corrida presidencial, o PDMB desempenhará papel central no jogo de forças partidárias na Câmara dos Deputados. Atualmente na base da presidente Dilma Rousseff (PT), a legenda já é alvo da cobiça do PSDB — caso o tucano Aécio Neves seja eleito este mês, quer garantir apoio ao Palácio do Planalto nas votações. Cientes do peso de serem a segunda maior bancada da Casa (66 parlamentares), os peemedebistas já costuram para garantir a presidência da Mesa Diretora. O PT, porém, avalia brigar pela cadeira.

Os tucanos que não são bobos já andam anunciando Eduardo Cunha (PMDB/RJ), atual líder da legenda. Conhecido como pedra no sapato da presidente Dilma, por dificultar votações de interesse do Planalto, ele já enfrenta a resistência do PT.

Emissários de Dilma na Casa já estão dando o recado aos aliados peemedebistas. “Elegemos a maior bancada (70 deputados) e, tradicionalmente, a presidência cabe ao maior partido. Por ora, Arlindo Chinaglia (SP) e Marco Maia (RS) são os nossos nomes”, diz um cacique petista.

Agora, vejam as forças das bancadas partidárias maranhenses:

Hildo Rocha (PMDB)

João Marcelo (PMDB)

Alberto Filho (PMDB)

Kléber Verde (PRB

Sarney Filho (PV)

Victor Mendes (PV)

Pedro Fernandes (PTB)

Juscelino Filho (PRP)

Aluísio Mendes (PSDC)

André Fufuca (PEN)

Júnior Marreca (PEN)

Zé Carlos (PT)

Weverton Rocha (PDT)

Eliziane Gama (PPS)

Rubens Júnior (PCdoB)

Zé Reinaldo (PSB)

Waldir Maranhão (PP)

João Castelo (PSDB)

Se dessa vez essa bancada não se unir em prol do Maranhão e deixar as politiquices de lado, mas uma vez esse estado vai ficar chupando o dedo!!! Ganha quem têm bancada forte e unida. Não ainda ter vice do PSDB se não tem maioria lá no Congresso!!!

aecio-com-flavio-dino-Por outro lado, vale ressaltar que somente o PMDB elegeu deputados em todos os estados brasileiros, seguindo, com isso, a determinação do artigo 17 da Constituição que diz que um partido político precisa ter “caráter nacional”. Pela segunda eleição consecutiva, só o PMDB cumpre de fato essa exigência: foi a única legenda que elegeu deputados federais em todos os 26 Estados e no Distrito Federal.

Por isso que é uma legenda forte e que os paulistanos donos do PSDB andam atrás!!!

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *