11

Folha veta artigo de Xico Sá, de apoio a Dilma, e o jornalista pede demissão…

xicoO jornalista Xico Sá, um dos mais respeitados articulistas da Folha de S. Paulo, deixou o jornal, após ter um artigo de apoio a Dilma Rousseff (PT) vetado.

O afastamento de Sá foi confirmado pelo diretor executivo da Folha, Sérgio Dávila, que alegou “preocupação do jornal em evitar proselitismo” entre os seus colunistas.

Curiosamente, a mesma Folha mantém em seus quadros o católico-apostólico Reinaldo Azevedo, o mais radical, agressivo e ferino defensor do PSDB no país.

O texto de Xico Sá sairia sábado, no caderno de Esportes, onde ele escrevia. Após o veto, a Folha deu a opção de ele publicá-lo no caderno de opinião, como colaborador. Ele recusou.

– Agora que os mais pobres conseguiram levantar a cabeça acima da linha da mendicância e da dependência das relações de favor que sempre caracterizaram as políticas locais pelo interior do país, dizem que votar em causa própria não vale. Quando, pela primeira vez, os sem-cidadania conquistaram direitos mínimos que desejam preservar pela via democrática, parte dos cidadãos que se consideram classe A vem a público desqualificar a seriedade de seus votos – dizia o trecho final do artigo do jornalista.

A demissão do jornalista mostra bem o nível de alinhamento da chamada grande imprensa com a campanha de Aécio Neves (PSDB), incensada também pelo mercado e pelos grandes empresários do eixo Sul/Sudeste.

Desde o episódio, Xico Sá tem desabafado em seus perfis no Twitter e no facebook…

Leia aqui a matéria completa sobre a demissão de Xico Sá

Marco Aurélio D'Eça

11 Comments

  1. Sinceramente este Xico Sá não faz a menor falta! Grosseiro, machista e oportunista!

  2. Reinaldo Azevedo dá uma resposta a altura ao mau caratismo desse Xico Sá, em sua coluna de hoje. O cara quis fazer propaganda política e deram um chega-pra-lá nele. Esses jornalista aliados ao PT, são uma vergonha. Aliás, está cheio de colunistas pró-PT na Folha, como esse tal de Xico Sá, além dos que mencionei acima.

    resp.: Imagine se Reinaldo não fosse pró-PSDB declarado rs

  3. Engraçado! Esse povo fala do PT, mais não sabe quem é o PSDB. Calem a boca seus burros, o PSDB, não é muito diferente do PT, Se duvidar é bem pior ainda!

  4. Jânio de Freitas está lá na Folha escrevendo. Petista convicto. O Xico Sá queria pedir votos na Folha Não dá…

  5. QUEM PEDE VOTO PRA DILMA ESTÁ COMPACTUANDO COM OS ESCÂNDALOS DA PETROBRAS E ATÉ MESMO O MENSALÃO. E ESSE LULA QUE DIZ NÃO SABER DE NADA E ANDA ATOLADO ATÉ A ALMA NA CORRUPÇÃO.
    VAMOS MUDAR SIM, QUEREMOS UM NOVO JEITO DE GOVERNAR ESSE PAÍS. ACHO QUE O 45 É UMA BOA OPÇÃO.

  6. Está na hora de mudar. mudar para melhor, não dá mais para aceitar um programa que foi criado por dona Ruth Cardoso e adotado por FHC para tirar uma parcela dos brasileiro da linha da pobreza continuar como o maior programa de compra de votos instituído por estes PTralhas durante 12 anos. Tem que mudar para poder melhorar. Aécio 45

  7. Num tempo em que não tinha internet e, consequetemente outras ferramentas para os jornalistas, Assis Chateuabriand, dono de uma cadeia de rádios, televisões e jornais, disse a um jornalista que estava criticando um governo, que se ele quisesse publicar “isso” que botasse seu próprio jornal, pois no dele não sairia. De lá para cá, mudou muito e qualquer um, hoje, pode publicar seus textos. Então, blogueiro Marco Aurélio Deça, independência em jornais, rádio e televisões é uma utopia. Os donos estão sempre alinhados com alguém. Espero que vc, Marco Deça, não sinta isso nos próximos dias em seus escritos em jornal. Vc bem sabe que os custos de um jornal, rádio ou televisão são altos e, principalmente em São Luís, o maior anunciante é o governo. E por isso ele manda, de uma maneira ou de outra. Vamos em frente.

  8. A mesma Folha que mantém Reinaldo Azevedo, que apoia o PSDB, em seus quadros, é a que tem gente como Guilherme Boulos, líder de um tal MTST, que pratica invasões a torto e direito, Gregório Duvivier, líder de um tal Porta dos Fundos, Jânio de Freitas, que é petista fanático, todos pró-PT e pró-Dilma ferrenhos! Então, mais isenção, ao escrever. Ah, eu esqueci, não dá para esperar isenção e lógica desse blog aqui!

  9. Isso é maior prova que todos os poderosos do Brasil estão contra a continuidade de um pouco de políticas públicas voltado para os mais pobres. É por isso que não podemos deixar que o maldito PSDB vença essas eleições. É DILMA 13.

  10. Chega a ser ridícula a cara de pau dos PTRALHAS. No desespero pela eleição perdida, só falta amarrar uma melancia no pescoço para chamar a atenção de posar de perseguidos e injustiçados. Esse estúpido, para quem se ilude achando que ele é imbecil, pois para mim é apenas cara de pau mesmo, sabe que jornal algum, veículo de comunicação algum, pode sair por aí tecendo preferências em favor deste ou daquele candidato e, isso nao seria apenas proselitismo, mas crime eleitoral mesmo. Mas o que o adepto PTRALHA do comunismo castrista faz? Insiste em publicar o texto ridículo, sabendo que é proibido pela legislação, e vai pedir demissão alegando ser perseguido e nao ter liberdade de opinião! Coitadinho do comunista castrista, meu Deus, posando de perseguido e sem liberdade… Ora, me compre uma melancia, amarre no pescoço e saia pedindo voto pra candidata terrorista-comunista, que certamente ele vai aparecer de um jeito menos patético!

  11. A não ser que eu esteja muito enganada na minha interpretação de texto dos 3 sites sobre a demissão do Xico, mas essa parte “Agora que os mais pobres conseguiram levantar a cabeça acima da linha da mendicância e da dependência das relações de favor que sempre caracterizaram as políticas locais pelo interior do país, dizem que votar em causa própria não vale. Quando, pela primeira vez, os sem-cidadania conquistaram direitos mínimos que desejam preservar pela via democrática, parte dos cidadãos que se consideram classe A vem a público desqualificar a seriedade de seus votos ” é de autoria da psicanalista Maria Rita, que foi demitida há 4 anos do jornal O Estado de São Paulo. Não?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *