7

E a CGE, meu caro Flávio Dino?!?

flaviodinonovaPor Jorge Aragão

Continua ainda repercutindo a criação de uma nova secretaria no futuro governo Flávio Dino (PCdoB), a Secretaria de Estado de Transparência e Controle, que segundo o próprio governador eleito, será comandada pelo advogado Rodrigo Lago.

No entanto, para muitos está ficando a impressão que Dino apenas está inchando a máquina pública, já inchada, para abrigar aliados políticos, afinal, num primeiro momento, parece totalmente desnecessária a pasta, pois já existem outros órgãos no Estado com a mesma função.

O maior exemplo é a CGE (Controladoria Geral do Estado), que de acordo com a Lei n° 7.844, de 31 de janeiro de 2003, em seu Art. 9° afirma que a Controladoria Geral do Estado tem por finalidade exercer o controle contábil, financeiro, orçamentário, patrimonial e operacional; com foco na gestão das políticas públicas conduzidas pelas entidades da Administração Pública Estadual; quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, eficiência, eficácia, aplicação de auxílios, subvenções e renúncias de receitas. Continue lendo aqui…

Marco Aurélio D'Eça

7 Comments

  1. Descerebrados! Flávio Dino, ex-juiz federal e secretário do CNJ não conhece a máquina pública? Vocês acham mesmo que Flávio Dino criaria uma secretaria inútil por puro desconhecimento?
    Uma coisa é controle, outra é transparência dos atos administrativos, coisa, aliás, que Roseana não é afeita, uma vez que não há transparência efetiva no governo atual.

  2. ESSA EQUIPE DE TRANSIÇÃO DO GOVERNO QUE EM 2015 PASSARÁ A TER A RESPONSABILIDADE DE FAZER A MÁQUINA DO ESTADO CONTINUAR SEU TRAJETO NORMALMENTE, TEM A RESPONSABILIDADE DE PASSAR PARA O GOVERNADOR ELEITO COMO É QUE NO ESTADO AS COISAS ANDAM BEM E COMO NÃO ANDAM. ACHO QUE JÁ EXISTE UMA ESTRUTURA MONTADA PARA DAR TRANSPARÊNCIA AOS GASTOS PÚBLICO, COMO POR EXEMPLO A CONTROLADORIA DO ESTADO, QUE TEM UM CORPO TÉCNICO MUITO BEM TREINADO E TODOS ALÍ SÃO CONCURSADOS, O QUE O GOVERNADOR QUE ESTÁ ELEITO É COLOCAR COMO CHEFE DESSA CONTROLADORIA UMA PESSOA DE SUA CONFIANÇA E DEIXAR ACONTECER. CRIAR UMA SECRETARIA SÓ PARA TRANSPARÊNCIA ACHO SINCERAMENTE FALTA DE CONHECIMENTO DA MÁQUINA ESTADUAL.

  3. É muito divertido ver a ignorância dos comentaristas…É uma reforma política, será que ninguém imagina que a Controladoria pode ser incorporada pela Transparência ? Será que ninguém imagina que a formula existente não funciona ? Não é público e notório que a formula que existe simplesmente aprova a saúde, a sinfra, a gisp e tantos outros órgãos? Parabéns a Flávio por combater um modelo falido e que não funciona!

  4. O Sistema de Controle Interno a Controladoria Geral do Estado-CGE, que de acordo com a Lei n° 7.844, de 31 de janeiro de 2003, em seu Art. 9° afirma que a Controladoria Geral tem por finalidade exercer o controle contábil, financeiro, orçamentário, patrimonial e operacional; com foco na gestão das políticas públicas conduzidas pelas entidades da Administração Pública Estadual; quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, eficiência, eficácia, aplicação de auxílios, subvenções e renúncias de receitas. Claro que já existe o órgão de Controle a Controladoria do Estado, porém precisa de mais técnicos com treinamento permanente com ampliação do seu quadro de funcionários que é bem pequeno… e deve ser melhor aparelhado para que seja oferecido melhores trabalhos e com mais eficiência à população maranhense.

  5. Credo até entendo ser vários os contra Flávio, contra o grupo, está magoado com a derrota, questionar a experiência e o concurso da Ufma, vez que lá existiam fraudes. Mas o cara foi longe em questionar a aprovação no concurso pra juiz federal, ou seja, um concurso nacional e para juiz em qualquer estado da 1ª região em que o competente jurista Flavio foi aprovado em 1º lugar. O cara pode ter vários defeitos, mas até o nobre jornalista que a partir de 1º de janeiro será de oposição, deveria se manifestar, vez que também é responsável pelos comentários.

  6. JÁ COMEÇA A MOSTRAR O DESCONHECIMENTO DA MÁQUINA PUBLICA.E QUEM DISSE QUE DAR AULA EM UFMA,ONDE O CABRA ENTRA ATRAVÉS DE BANCA FAJUTA,E SER JUIZ FEDERAL ONDE TAMBÉM AS BANCAS DE CONCURSO PODEM FACILMENTE SER MONTADA,DARIA EXPERIÊNCIA PARA UM SIMPLES PAU D’ÁGUA GOVERNAR UMA CIDADEZINHA DO INTERIOR? É VER PARA CRER.

  7. Não me causou estranheza a indicado do filho de Adérson Lago a secretario.porem, a pasta que ocupará, como frisado no texto, já exite, não sendo necessária uma secretaria redundante. Governador, não faça como Lula, siga o caminhando verdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *