2

Os sobrinhos de Boechat e a teoria das duas canoas…

manifestante-morde-bandeira-do-pt-em-protesto-em-sc3a3o-pauloPor Wilson Gomes

O meu problema com os jovens eleitores que têm ojeriza de política, que eu chamo carinhosamente de “sobrinhos do Boechat”, é que tomam decisões políticas assentados em uma pilha de clichês e em alguns pressupostos bem simplórios.

Acham que a política não é atividade digna e que os políticos são aberrações amorais lutando por interesse próprio, PORTANTO vão votar em Aécio porque o PT é um partido corrupto. Foram às manifestações de junho, pessoalmente ou por CCC (curtidas, compartilhamentos e comentários), e saíram dali confirmados na ideia de que o país vai mal e de que a culpa disso, como é óbvio supor, é dos que o governam.

Vão votar em Aécio e se sentem bem superiores moralmente aos outros, por essa razão. É um voto “contra tudo isso que está aí”. Aliás, esta não é a frase-síntese do inverno de 2013? “Os meninos foram à rua, contra tudo que está errado nesse país”, eu ouvi, eu acreditei. Eles também. O Cardeal Mazzarino, o João de Santana de Luís XIV, dizem que adotou a seguinte oração da manhã: “Deus me dê superioridade moral sobre os meus inimigos”. Pois os sobrinhos de Boechat, que acham que a política é um criatório de ofídios, sentem-se assim tão superiores aos seus adversários.

Brincar de ceticismo político nesses dias, meu maior prazer, tem sido muito perigoso. Para brincar com os sobrinhos de Boechat, desenvolvi a Teoria das Canoas. Cada vez que se exibem na sua exuberante superioridade moral eu apresento a primeira canoa de endossos e apoios com entrega e sinceridade à candidatura aecista: “você embarca com tranquilidade numa canoa em que estão TODOS os militantes homofóbicos e contra direitos humanos no Brasil deste momento?

Malafaia, Bolsonaro, Sheherezade, Marco Feliciano, Marisa Lobo, Júlio Severo, além de anônimos fakes cruéis como Nublado Ventania, Homofobia Não Existe e Orgulho Hétero?”. O sobrinho de Boechat reagirá ofendido e sacará da memória os únicos três nomes que conhece e que, segundo ele, representam o Mal político por excelência:

“E Renan, Sarney e Collor estão apoiando quem?” respondem com o sorriso de quem acha que acabou de tomar a sua rainha no tabuleiro. É para isso que serve a segunda canoa: “E com quem está toda a nova elite ultraconservadora brasileira, adversária ferrenha de direitos fundamentais, igualdade social, de valores de esquerda e centro, de qualquer proteção a minorias e qualquer amparo aos pobres? Por quem militam Rodrigo Constantino, Felipe Moura Brasil, Reinaldo Azevedo, Lobão, Roger, Tuma, Olavo de Carvalho, os velhinhos da Veja e tudo quanto é reacionário miúdo e graúdo que ocupa os sites de redes sociais? Estão todas na canoa de Aécio. Você vai na mesma canoa que eles?”.

625_315_1399487232boechat_não_vê_espaço_sheherazade

Ricardo Boechat, em junho deste ano, havia se pronunciando a favor das manifestações como meio de protesto contra a situação política do Brasil.

Claro, que não vão te dar razão; para torcedores, mudar de lado é sinal de fraqueza. Não pode. Mas se o objetivo é só brincar de ceticismo, tá valendo. Converter votos e pessoas, é uma brincadeira que não sei fazer. Sorry.

Já com o ceticismo, me dou bem.

Marco Aurélio D'Eça

2 Comments

  1. Este texto sim, é cheio de ódio e preconceito. Quem já se deu ao trabalho de ler e foi capaz de compreender o que se escreve, sabe que não é nada disso. Uma pena.

  2. D´Eça, imagino que você deve ter gostado desse texto, já que o reproduziu no seu blog.
    Uma pena!
    É um texto horrível!
    Cheio de ódio!
    O autor se acha um pretenso intelectual e também progressista(para variar). Típico dessa turma: se apropria das virtudes(direitos fundamentais, proteção das minorias, igualdade sociais, amparo aos pobres, etc), e culpa os “inimigos” reacionários, ops, adversários ultraconservadores, de combatê-las. Nesse percusso destila ódio, muito ódio!
    Mas, claro, quem está com ódio, são os outros!

    resp.: Creio que seu comentário é que está carregado de ódio, sinto muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *