1

Novo Detran: sistema de informática será independente e garantirá funcionalidade de serviços inclusive on line

detran2O Sistema de Informática do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (DETRAN-MA) passará a funcionar em plataforma mais moderna e de fácil gestão (em baixa, na linguagem de Tecnologia de Informação), garantindo mais segurança, agilidade ao usuário e o fim da tal queda do sistema.

Isso porque, todos os dados acessados na plataforma antiga, antes armazenada em computador de grande porte, conhecido como mainframe, passarão a operar em uma plataforma nova e mais ágil, no próprio Detran.

Essa migração de plataforma traz benefícios tanto para o Detran quanto para os usuários, pois promove maior capacidade e rapidez de atendimento às demandas, facilidade de manutenção e possibilidade de redução de custo devido à diversidade de fornecedores, ferramentas e linguagens.

É uma mudança radical do paradigma tecnológico e de trabalho. Na plataforma baixa (com sistemas predominantemente baseados em Postgre e Java), será possível desenvolver novas funcionalidades e produtos, usando tecnologias que acompanhem os avanços do mercado, e expandir os recursos de infraestrutura que atendem ao usuário, sempre que necessário, inclusive com a disponibilização de serviços on line e via smartphone nos sistemas iOS e Android – destacou o Coordenador de Informática do Detran-MA, Cleyton Soares.

Essa migração foi possível graças ao termo de cooperação de Transferência Tecnológica firmado pelo Detran-MA e o Detran-CE que realizou esse trabalho ao longo dos últimos dez anos e fez a doação do sistema cearense que já é nessa nova plataforma em linguagem Java. O Detran-MA vai somente customizar e readequar a realidade local, ou seja, o departamento terá uma economia de mais de 15 milhões de reais em dez anos de desenvolvimento, ganhando na agilidade, confiabilidade, integridade e segurança dos dados tratados no novo sistema de Gestão de Trânsito, lembra Soares.

Segundo o Diretor Geral do Detran-MA, André Campos, – o Governo do Estado do Maranhão e o Departamento disponibilizarão um sistema capaz de modernizar o atendimento e facilitar a vida do usuário, que passará a dispor de um serviço mais rápido, eficiente e seguro, diminuindo assim seu tempo de espera e o fim da famosa queda do sistema.

Tal sistema permitirá uma evolução constante das exigências legais e possíveis mudanças do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), das resoluções e deliberações do CONTRAN, DENATRAN e demais portarias, além de melhorar os processos de habilitação, registro de veículo e arrecadação, garantindo maior transparência, interatividade e prestação de serviços, junto ao cidadão maranhense.

O novo sistema encontra-se na fase de migração de dados e a previsão é que o módulo de habilitação já entre em execução em dezembro deste ano. Já a implementação total deve acontecer até o meio do ano de 2015.

detranEssa migração é um investimento necessário para um melhor atendimento aos usuários do Detran, teremos mais recursos e mais possibilidades de oferecer um leque de serviços, que hoje estamos limitados devido a plataforma ser obsoleta e limitada. A meta é fazer com que serviços sejam disponibilizados on line para que o usuário possa se deslocar menos aos postos do Detran e somente com essa migração isso será possível – destaca o coordenador de informática do Detran-MA.

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

  1. Muito bom, já tava na hora do DETRAN do maranhão ter seu próprio sistema. Parabéns ao diretor André Campos pela coragem de começar esse projeto tão importante para o departamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *