3

Secretário de Saúde vistoria obras em São Luís…

Hospital Carlos Macieira (Fotos: Nestor Bezerra)

Hospital Carlos Macieira (Fotos: Nestor Bezerra)

A rede estadual de saúde ganhará mais importantes serviços em São Luis até o final do mês de novembro.

Serão inauguradas duas maternidades – uma na Cohab e outra no Anjo da Guarda -, uma Unidade de Pronto Atendimento e o ambulatório especializado da mulher na Vila Palmeira, e novos setores do Hospital Estadual de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira.

Essas obras, que foram vistoriadas nesta quinta-feira (23) pelo secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad, estão em fase de finalização e integram o Programa Saúde é Vida.

As gestantes terão assistência com alto padrão de qualidade na maternidade que será implantada em prédio adquirido pelo governo estadual na Cohab. Ali serão mais 50 leitos de internação e um centro cirúrgico moderno para atender os partos de risco habitual que eram atendidos pela Maternidade Benedito Leite, complementando a assistência obstétrica hoje oferecida na Maternidade Marly Sarney, que é referência estadual para gestação de alto risco.

No Anjo da Guarda, a Secretaria de Estado da Saúde está concluindo a reforma da Maternidade Nossa Senhora da Penha, que passa a integrar a rede estadual para ampliar o atendimento às gestantes na capital.

Estamos suprindo, de uma vez por todas, a demanda por leitos obstétricos em São Luís, onde a nossa Maternidade Marly Sarney já presta um grandioso trabalho, e agora poderá dar atendimento exclusivo às gestantes de alto risco – destacou o secretário Ricardo Murad.

Centro de Saúde Genésio Rego

Centro de Saúde Genésio Rego

Na Vila Palmeira, onde hoje funciona o Centro de Saúde Genésio Rego, o ambulatório especializado para assistência às mulheres está sendo totalmente reformado e voltará a funcionar oferecendo consultas e exames. No mesmo local, outro bloco do prédio foi totalmente reestruturado e abrigará mais uma UPA, estendendo aos moradores daquele bairro e áreas adjacentes o mesmo padrão de assistência de urgência e emergência das outras unidades de pronto atendimento mantidas pelo Estado.

A última etapa da obra que reestruturou totalmente o Hospital Estadual de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira está em fase de conclusão. Nessa área, além da administração da unidade, entrarão em funcionamento 21 consultórios médicos, os serviços de diagnóstico por imagem (com exames de raio-x, ultrassom, endoscopia, tomografia e ressonância magnética), a hemodinâmica e mais uma UTI com 13 leitos.

Com estes, o HCM passará a oferecer 60 leitos de UTI, igualando-se aos grandes hospitais do país em terapia intensiva – ressaltou Ricardo Murad.

Todas essas obras estão em fase de conclusão e a previsão é de que essas unidades da rede estadual de saúde sejam colocadas em funcionamento até o final do mês de novembro, consolidando um amplo programa de investimentos.

Maternidade Nossa Senhora Da Penha

Maternidade Nossa Senhora Da Penha

Somente na ilha de São Luís estes investimentos incluem: seis UPAs, o Centro de Medicina Especializada (Cemesp), a Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (Feme), o Centro Ambulatorial de Atenção ao Paciente Oncológico, o Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico do Diamante, a nova sede do Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen), os novos leitos de UTI neonatal e pediátrica do Hospital Infantil Juvêncio Matos, a Unidade de Retaguarda Clínica do Hospital Nina Rodrigues e o Hospital de Câncer do Maranhão Tarquínio Lopes Filho.

Marco Aurélio D'Eça

3 Comments

  1. IE IE IE IE ISSO AQUI TÁ DANDO IDEIA, DOS ÚLTIMOS DIAS DE POMPEIA, É ROSENGANA FALANDO EM TERMINAR O QUE NEM COMEÇOU E RICARDÃO APARECENDO DE NOVO NAS PÁGINAS DO BLOGUEIRO PREDILETO, AINDA FORA DAS TREVAS.

  2. Quantas inaugurações esse demagogo vai fazer no hospital carlos macieira?
    Macieira?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *