8

As ações do PT unificaram o país; interesses de grupos, preconceitos e corporativismo querem agora dividir…

A vitória de Dilma Rousseff (PT) reacendeu o debate sobre a divisão do país em dois pólos – ricos e pobres, sulistas e nordestinos; muroevangélicos e homossexuais, filhinhos-de-papai e beneficiários do bolsa-família; médicos e pacientes.

Mas, na verdade, não é a vitória do PT, muito menos seus programas sociais, que dividem o país.

O que divide o Brasil em dois é a defesa de privilégios de classe, o corporativismo profissional, a segregação racial, social e de gênero, e a ideia de que apenas os ricos e bem-nascidos podem ter acesso aos bens de consumo.

E ao contrário do que pregam os defensores destas teses estapafúrdias, longe de separar, as propostas do PT têm o objetivo de unir, juntar e garantir direitos, deveres e benefícios a todos, sem distinção.

Por que médicos, corporativistas, só votaram em Aécio Neves (PSDB) pela defesa dos seus interesses pessoais, pouco preocupados com a melhoria do sistema de saúde no país.

Por que os crentes, protestantes e evangélicos, preconceituosos, só votaram em Aécio Neves por que não querem benefícios sociais e civis aos homossexuais e simpatizantes.

Por que os ricos, racistas, do Sul e Sudeste – e até do Nordeste – só votaram em Aécio Neves por que se incomodam com o trabalhador que anda de carro, como eles; ou que agora pode estar no mesmo avião que eles, numa viagem pelo Brasil ou mesmo ao exterior.

As propostas de Lula, Dilma e do PT têm o condão de unificar o país – não de dividir.

De garantir acesso de todos a tudo o que for de bom para o conjunto da população.

Mas as elites, as categorias corporativistas e os segmentos segregacionistas se incomodam com essa unidade, não aceitam a ideia de dividir seus privilégios ou espaços.

Por isso tentou-se, nesta eleição, a divisão entre classes, entre raças e entre regiões.

Felizmente, venceu as ideias de unidade e não aquelas que separam.

E o Brasil continuará um só, cada vez mais beneficiando mais gente; cada vez mais unificado em seus benefícios.

Gostem ou não os separatistas, racistas e preconceituosos…

Marco Aurélio D'Eça

8 Comments

  1. Pois é! Mais um post carregado de discriminação e generalização. Quem te afirma que todo evangélico votou no PSDB? E o que o faz pensar que todo patrão é “psdbista”. Você se diz jornalista. Para mim jornalista deve ser imparcial. Parabéns pelo preconceito encubado.

  2. Prezado Marco,
    Não sou muito de comentários e muito menos separatista, mas temos de convir que passada a eleição algumas verdades precisam ser ditas, sem rodeios, direto ao ponto.
    O discurso da luta de classes, do “candidato dos ricos” versus a “candidata dos pobres”, propagada por Lula e toda a campanha e militância do PT serviu ao propósito da campanha, ao objetivo maior de manter o poder.
    Mas há de se constatar que todo aquele ódio visto em comícios em que se falava que o candidato era “moleque”, “cheirador de pó”, “agressor de mulheres” e “cafageste”, que o PSDB tinha o candidato das elites que se incomodavam com a ascensão dos pobres, que a patroa se incomodava com a empregada poder comprar o perfume francês, poderia encontrar terreno fértil em mentes vazias…
    O Paladino da Moral do PT – Sr Luis Inácio Lula da Silva – precisava incendiar a militância com discurso populista, mesmo que ao final do comício fosse com sua comitiva para o Copacabana Palace degustar um Blue Label e pegar o jatinho no dia seguinte… Afinal ” vocês não sabem do que eu sou capaz para nos manter no poder “.
    A responsabilidade de apagar esse triste capítulo da história da memória dos brasileiros deveria estar no colo de quem estimulou tudo isso, disseminou na militância aguerrida este embate ao vivo, em redes sociais o que mais pudesse…
    O discurso da DESCONSTRUÇÃO serviu bem a Lula, Dilma e o PT para defenestrar Marina e depois Aécio conforme a orientação de João Santana… Espero e rogo que tenham a mesma habilidade para RECONSTRUIR um país dividido SIM, por várias diferenças culturais e sociais que sempre existiram e vinham progressivamente sendo atenuadas pela maturidade de uma democracia ainda jovem e claramente frágil, diferenças que eram sabidas e conhecidas mas que não precisavam ficar em carne viva…
    Os meios nem sempre justificam os fins.

  3. Olha o que você colocou abaixo da foto!!! Esta me prejudicando!

    Resp.; Ok! Tem razão. Vou tirar.

  4. Muito lúcido o seu comentário, Marco. Nasci em um povoado no interior do Maranhão com cinquenta casas de palhas de babaçu. Vi muitos amiguinhos meus morrerem de fome. Uma coisa é racionalizar a fome, outra é sentir o estômago vazio e a morte te dilacerando por dentro no mais absoluto abandono. Todas as aspirações humanas, da filosofia às lutas de classes, veem muito depois da fome. Que todos os irmãos brasileiros reflitam sobre isto, mesmo que estejam no confortável ar condicionado de um paradisíaco shopping center.

  5. Marco, eu sou o Igor Fernandes , dono do instagram que você colocou o print , se você for olha meu instagram que é aberto eu não postei a foto como forma preconceituosa, é que fiquei indignado com as coisas que via de preconceito e só quis mostrar uma das coisas que estavam falando do Nordeste, não me associa ao preconceito ao nordeste pois eu jamais faria uma coisa dessa. Pois amo onde eu moro, e não trocaria pelo sul do país !

    resp.: A imagem não associa você a nada, meu caro. AS imagem serve apenas para mostrar a divisão do voto, cerne do debate sobre preconceito. Só isso.

  6. Você celebrou a reeleição de Dilma? Os mensaleiros da papuda tambem. O Brasil acordou de luto, ao menos o Brasil descente do povo trabalhador e honesto que rejeita a roubalheira e corrupção do atual governo. E repugnante ver um população de 70% de preguiçosos e acomodados subservientes adeptos do medriocre discurso do “rouba mas faz” se manchete nacional,Lula em sua suite de 300 metros quadrados no melhor hotel de São Paulo tomando seu vinho de R$ 8.0000,00 a garrafa e fumando seu charuto cubano esta as gargalhadas agradecendo a boa vida.Tenho vergonha nesse momento de ser maranhense e dou razão aos sulista, afinal eles que acordam cedo e trabalham gerando a riqueza deste País para manter um população de parasitas de programas assistencialistas que são mantidos em nos rincões e a cada quatro anos são tangidos como gado para urnas para manter uma estrutura onde se rouba bilhões nos altos escalões e distribui centavos a peble. Só o PIB de Belo Horizonte é maior que o PIB do Estado do Maranhão, quem trabalha para manter quem??? Eles tem razão

  7. O muro está errado. O ilustre Igor, no Instagram, esqueceu de incluir Minas Gerais, estado governado pelo “melhor governador que Minas já teve”, “aprovado por 92% da população”, e o Rio de Janeiro no lado de cima, junto com o Norte e o Nordeste.
    Como sempre digo – o preconceito e a ignorância são irmãos siameses.

  8. Parabéns, Marco Aurélio. Você, como sempre, continua um articulista perspicaz, lúcido, brilhante. Forte abraço. Anibal Lins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *