2

O xadrez e a oposição

De O EstadoMaranhão

Teve intensa repercussão na imprensa maranhense a nota “movimentos de xadrez”, publicada ontem na coluna.

No mesmo dia em que se revelou movimentos que podem ocorrer no caso de a governadora Roseana Sarney (PMDB) renunciar ao governo antes do fim do mandato, a oposição reagiu.

http://4.bp.blogspot.com/-1Yntc_Sm4mw/UczfsQUrmYI/AAAAAAAAJXU/HufMaYgbHXw/s428/oposicao.jpg

Oposicionistas reagiram ao xadrez governista

Na nota de ontem, a coluna cita a possibilidade de eleição indireta para o Governo do Estado e de uma eleição para a presidência da Assembleia ainda na atual legislatura – que termina em fevereiro de 2015 – caso Roseana decida mesmo se afastar.

Reunidos na Assembleia Legislativa, os deputados de oposição informaram, inclusive, que estão dispostos a também movimentar suas peças no xadrez da sucessão-temporã.

– Entendemos que não deva haver eleição indireta para governador. Mas, na hipótese disso ocorrer, teremos candidato – afirmou o deputado Othelino Neto (PCdoB), um dos líderes oposicionistas.

Mas neste jogo, o governo ainda tem as melhores peças na mesa e pode dar o xeque-mate se souber jogar, entendem os governistas.

Tudo depende do jogo de cintura da “rainha”, que ainda pode se movimentar para onde quiser, a hora que quiser e quantas casas quiser no tabuleiro.

E dela depende o futuro rei, que pode se transformar em Torre, andando na diagonal, ou até mesmo em mero peão tarefeiro.

Da coluna Estado Maior, com ilustração do blog

Marco Aurélio D'Eça

2 Comments

  1. Há uma questão moral a ser debatida pelos deputados: a aposentadoria do Arnaldo como governador, caso ele “puxe” 30 dias de governo Roseana. Essa a questão mais séria a ser enfrentada…

  2. Graças a Deus, que é pai e é misericordioso, incompetência em política e em jogo de xadrez não é privilégio exclusivo de meu grupo político!
    Não acredito que essa ideia de ter um candidato a governador em uma eleição indireta, para um período de pouco mais de 30 dias tenha saído da cabeça de Flávio Dino, Marcelo Tavares ou Marcio Jerry. Isso é coisa de deputado que esta pensando com o umbigo, atirando acima do alvo para tentar acertar em uma mosca imaginária, a primeira vice-presidência da ALM ou numa secretaria de estado.
    Vão perder tempo e se desgastar com isso não!!! A nova composição da ALM é mais fácil de conversar!!! Não vai ficar bem antes mesmo do novo governo começar, ele já perder de cara um embate na Assembleia! O governador verdadeiro vocês já elegeram, o que mais vocês querem!?
    Foi por coisas como essa que eu alertei durante a campanha politica que esse negócio de mudança era conversa pra boi dormir. Desse jeito eles provam que não mudou nada, nem mesmo no tocante a tolices políticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *