4

A reforma política e os principais partidos…

Abaixo, uma síntese do que pensam PT, PSDB e PMDB – principais partidos políticos brasileiros – sobre a reforma política, cujo debate foi iniciado pela presidente Dilma Rousseff

 

ptPT – Para o PT, o ponto fundamental é aprovar o financiamento público das campanhas ou, pelo menos, a proibição de doações empresariais – como defendeu Dilma no último debate do segundo turno, e como prevê a proposta da Coalizão pela Reforma.

PMDB_LogotipoPMDB – O PMDB é contra o financiamento 100% público ou aberto apenas a pessoas físicas. “O único partido que se beneficiaria é o PT e nenhum outro”, afirma o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

tucano_psdb_g1PSDB – O PSDB vincula o fim do financiamento privado à implementação do voto em lista para o Congresso – em vez de votar nos candidatos, os eleitores votariam nas listas preestabelecidas pelas legendas.

Marco Aurélio D'Eça

4 Comments

  1. Acho esses partidos politicos verdadeiras facções crimonosas, onde eles ditam as leis e colocam partidarios a serem aapreciados pela sociedade, excuindo assim o direito de ser eleito, conforme prevê a constituição, onde diz que todo cidao brasileiro tem tal direito de ser elito, respeitado os pressupostos- maioridade, alfabetizado, tec…, mas no Brasil que quiser disputarum cargo majoritario, precisa da anuencia de uma dessa facções, digo, partidos. ISSO NAO É DEMOCRACIA!

  2. Na minha humilde opinião, acho que o partidos políticos deveriam ser patrocinados(financiados) pela própria classe, usar dinheiro público para fazer campanha é um absurdo. Enquanto vivemos desprovidos de políticas públicas em todos segmentos, querem surrupiar o erário. Paciência………

  3. Eu nunca li que o psdb defenda isso. Já vi muito a defesa do voto distrital.

  4. Votar em listas preestabelecidas pelas legendas é a mais cínica das propostas até agora elencadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *