4

PMDB e eleição…

A decisão do senador Lobão Filho, de não concorrer às eleições de 2016 – como revelou O Estado em sua edição de ontem – abre uma perspectiva de intensa articulação no PMDB de São Luís.

O partido já sabe que, provavelmente, não terá a governadora Roseana Sarney como candidata nas eleições municipais, uma vez que ela já decidiu não concorrer mais a nenhum cargo eletivo. O nome de Lobão Filho seria o natural para a disputa, até pela expressiva votação na capital maranhense nas últimas eleições. Sem Lobão, caberá ao PMDB investir em outros nomes.

É preciso lembrar, porém, que o PMDB é o segundo maior partido do país, atrás apenas do PT, com o qual divide o comando do país desde 2010. Tem o segundo maior tempo na propaganda eleitoral, bancada expressiva de senadores e deputados federais e um sem-número de governadores.

É, portanto, uma potência eleitoral em qualquer circunstância.

Além da governadora Roseana e do senador Lobão Filho, o PMDB dispõe do ex-secretário Luís Fernando Silva, dos deputados estaduais Ricardo Murad e Roberto Costa, e do vereador Fábio Câmara como opções para 2016.

Todos eles calçados em uma estrutura partidária poderosa e com um tempo de televisão cobiçado por qualquer candidato.

E é exatamente o tempo de TV outro ponto forte do partido, que dá a ele condições de negociação como nenhuma outra legenda no estado.

Não se descarta, portanto, que a legenda possa discutir também uma aliança forte, com parceiros já tradicionais, como o PT, ou mesmo com outros partidos – incluindo adversários como PDT, PSB ou mesmo o PPS.

Fato é que, com ou sem candidato próprio, o PMDB está no centro das articulações para a sucessão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC).

Da coluna Estado Maior, de O EstadoMaranhão

Marco Aurélio D'Eça

4 Comments

  1. Marcos, tudo vai depender da gestão do Governador…é claro que Holandinha tem uma rejeição elevadíssima e não deverá se capitalizar para mudar as coias. Ocorre, que os aliados de outrora serão candidatos no futuro, e tudo pode acontecer. Já no PMDB e aliados as coisas estão piores ainda. pois, todos que foram pisados e machucados por Ricardo, jamais votariam nele ou em alguém indicado por ele…

  2. Você esqueceu de citar o maior time de blogueiros, todos financiados pelo PMDB/Mirante, agora, contar com o PT, apoiando Ricardo Murad é viagem de LSD/COCAINA/CRAQUE.

  3. Blogueiro Marco Deça, parece que se esqueceram do deputado Gastão Vieira que teve mais votos do que Lobão Filho. Pela sua performance na eleição senatorial Gastão pode ter mais condições de concorrer à Prefeitura de São Luís do que todos os outros citados. Luís Fernando foi “queimado” pelos próprios companheiros. Ricardo Murad a despeito de ter muito dinheiro, parece não ter chances na capital maranhense pelo seu passado. Roberto Costa e Fábio Câmara sem chances de conquistar a maioria dos eleitores. Além de ser um bom técnico e bom político, Gastão é da ilha. Quem pensa que a eleição está muito longe, está enganado. As peças já estão se mexendo.

  4. COM ESSE APARATO TODO LOBINHO 30% NÃO GANHOU IMAGINA SEM A COBERTURA DO ESTADO COMO VAI FICAR, OUTRO COISA, RICARDÃO ESTARÁ COM SEUS DIREITOS POLÍTICOS SUSPENSOS, NENHUM DESSES OUTROS TEM CACIFE PARA ENFRENTAR O PREFEITO, FABIO CÂMARA NÃO GANHA MAIS NEM PARA VEREADOR, É SÓ AGUARDAR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *