1

Dino já criou quatro novas pastas; muito para quem prometeu enxugamento…

Flávio Dino: inchaço do governo

Flávio Dino: inchaço do governo

O governo Flávio Dino (PCdoB) terá nada menos que quatro novas pastas em sua estrutura: as secretarias de Agricultura Familiar e de Transparência, a Empresa de Transportes e a Assessoria de Imprensa.

Para quem prometeu enxugar a máquina administrativa do governo é um número alto de novas despesas, sobretudo por que, até agora, nada indica que ele extinguirá outras pastas.

E todas estas novas áreas de atuação do governo são desnecessárias por que se sobrepõem a estruturas já existentes ou se imiscuem em ações que não são da competência do Governo do Estado.

A Secretaria de Transparência, por exemplo, a ser chefiada pelo advogado Rodrigo Lago, filho do indefectível ex-deputado Aderson Lago, vai fazer – se fizer – exatamente o mesmo que já fazem a Controladoria-Geral do Estado, a Auditoria-Geral do Estado e a Corregedoria-Geral do Estado.

Criar uma pasta específica para a agricultura familiar é abrir conflito com a pasta da Agricultura.

O mais correto é ter uma Secretaria de Agricultura, com sub-secretarias nas áreas da agricultura familiar e do agronegócio, sob comando forte, e não apenas para abrigar aliados de campanha.

A empresa de transportes criada por Dino é uma usurpação de competência das prefeituras.

Cabe às gestões municipais a regulamentação e o gerenciamento do sistema de transporte. A menos que Flávio Dino queira governar no lugar dos seus aliados prefeitos, como Edivaldo Júnior (PTC) em São Luís.

Por fim, a mais nova invenção de Flávio Dino: a assessoria de imprensa.

Com a nova estrutura, tendo ou não status de secretaria, ele manterá dois setores do governo – Assimp e Secom – fazendo coisas que poderiam ser atribuídas apenas a uma delas.

Se não confia o bastante em Robson Paz a ponto de tê-lo como companhia nas entrevistas coletivas e no agendamento de entrevistas, então que nomeasse Aline Louise para a Comunicação. Se, pelo contrário, não se sente seguro o bastante com a comunicação sob o comando da ex-assessora de campanha, então que nomeasse Paz e deixasse a ele as atribuições inerentes à comunicação, incluindo a assessoria de imprensa.

Flávio Dino tem tudo para fazer um bom governo, por que as circunstâncias o favorecem, desde que não tente inventar, como parece estar inventando.

E como se aprende na caserna, inventor começa com I e termina com R.

Nunca chega a B…

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

  1. O Maranhão tem que ser reinventado mesmo, pois do jeito que esse governo que está de saída o deixou… Meu Deus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *