0

FAMEM adere à campanha “Novembro Azul”…

Entidade municipalista está apoiando ações desenvolvidas pela Fundação Antonio Dino, mantenedora do Aldenora Bello, de combate ao câncer

 

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) aderiu à campanha “Novembro Azul” da Fundação Antonio Dino, mantenedora do Hospital do Câncer Aldenora Bello, iniciativa que visa conscientizar os maranhenses sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer masculino.

Gil Cutrim com os prefeitos Djalma e Beto e o vice-presidente da Fundação Antônio Dino.

Gil Cutrim com os prefeitos Djalma e Beto e o vice-presidente da Fundação Antônio Dino.

– Além de incentivar a compra das camisas por parte dos nossos associados, também iremos contribuir divulgando as ações da campanha e o importante trabalho desenvolvido por todos que fazem o Hospital Aldenora Bello – afirmou o presidente da entidade municipalista, prefeito Gil Cutrim (São José de Ribamar), que, nesta sexta-feira (21), esteve reunido com o vice-presidente da Fundação, Antonio Dino Tavares.

Também participaram do encontro os prefeitos Djalma Melo (Arari) e Beto Pixuta (Matinha).

Antonio Dino agradeceu a parceria da FAMEM e elogiou a iniciativa do presidente Gil Cutrim.

De acordo com ele, somente unindo forças será possível fazer com que as informações necessárias sobre o combate ao câncer masculino cheguem ao maior número possível de maranhenses.

– A FAMEM possui contato direto com os municípios, seus gestores e agentes administrativos. Essa parceria, tenho certeza, fará com que as informações sobre a campanha e as nossas atividades cheguem mais rápido a todos os cantos do Estado. Nós, da Fundação e do Aldenora, só temos a agradecer a iniciativa do presidente Gil – afirmou Dino.

Programação

As atividades da campanha “Novembro Azul” da Fundação Antonio Dino terão continuidade neste domingo (23) com a realização da “Corrida Azul: uma corrida pela vida”, voltada para a conscientização e prevenção e diagnóstico precoce do câncer masculino. O percurso de 5km terá início às 7:00 da manhã, com concentração na Praça do Pescador, na Avenida Litorânea.

No próximo dia 26, das 8h às 11h no Aldenora Bello, será promovido o “Atendimento Aberto à População Masculina”.

Os consultórios do Hospital estarão voltados para a ação social que busca conscientizar a população sobre a importância do exame precoce para prevenção e controle do câncer.

Já no dia 27 será realizado o “Almoço para Homens”, no Restaurante Sal e Brasa, a partir das 12:00h, cuja renda será destinada ao atendimento dos pacientes da unidade especializada de saúde.

Câncer

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, estima-se a ocorrência de 302.350 casos novos de câncer em homens no Brasil no ano de 2014. Esses valores correspondem a um risco estimado de 309,53 casos por 100 mil habitantes.

O câncer de próstata é o câncer mais comum entre os homens em todo o mundo. Cerca de 1 em cada 6 homens desenvolverão câncer de próstata durante sua vida. Esse é um tipo de câncer com elevadas chances de cura quando diagnosticado e tratado em estágios precoces. No Brasil e Maranhão, as estatísticas confirmam que o câncer de próstata também é o câncer mais frequente entre os homens.

Estima-se 68.800 casos novos no Brasil em 2014, com um risco estimado de 70,42 casos novos a cada 100 mil homens. No Maranhão, estima-se a ocorrência de 910 casos durante todo o ano.

O câncer de pênis representa outro tipo de câncer masculino com estatísticas preocupantes. É um tumor altamente prevenível com medidas simples, como higiene adequada da região íntima e, em geral, é doença bastante rara. Apesar disso, o Brasil é um dos países com maior incidência de câncer de pênis, que corresponde a 2% de todas as neoplasias em homens.

E o Maranhão é um dos estados com a maior incidência de câncer de pênis no Brasil.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *