17

Holandinha apresenta ônibus velho como novo em SL…

Veículo articulado, apresentado com pompa e circunstância semana passada, já tem pelo menos quatro anos de uso em Belo Horizonte, sede da empresa que o trouxe a São Luís

 

O ônibus articulado que o prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior (PTC) apresentou semana passada como novidade na capital maranhense, é, na verdade, um modelo velho, já com anos de uso em Belo Horizonte (MG).

Holandinha

O usadão com o qual Holandinha tenta impressionar a população de São Luís…

O veículo foi registrado em 2010 pela empresa Rodopass, do mesmo grupo que controla em São Luís as empresas Primor e TCM. Para vir a São Luís, foi repintado e dado como novo pelo prefeito, uma espécie de engodo à população.

Holandinha

…E o mesmo usadão rodando com outra cor em Belo Horizonte, desde 2010

documento

Documento comprova placa e ano de fabricação do ônibus

O presidente da Comissão de Transportes da Câmara Municipal, vereador Fábio Câmara (PMDB), pretende usar a tribuna, hoje, para denunciar que não apenas o articulado, mas também outros ônibus apresentados como novos por Holandinha, já têm, pelo menos,  quatro anos de uso.

– Os veículos que não serviram mais para a capital mineira chegaram a São Luís com quatro anos de uso – revelou Câmara.

Segundo o vereador, o grupo Primor/TCM, trouxe os ônibus recauchutados para São Luís por que perdeu a concessão em Belo Horizonte.

A prática de usar ônibus velhos em São Luís não é nova. Mas, pela primeira vez, isso vem à tona com provas consubstanciadas.

Holandinha se comprometeu com o Ministério Público a renovar pelo menos metade da frota até janeiro de 2015.

Mas ônibus velhos não renovam frota alguma…

Marco Aurélio D'Eça

17 Comments

  1. Aliás, usar fotos creditadas sem citar referências ao local de obtenção destas e a citação de seus detentores de direto autoral pode gerar problemas. Mantenha os créditos das fotos referentes aos autores das mesmas, é legal. E garantido em lei

  2. Pra princípio de conversa esses carros estão mais inteiro do que os ditos novos. Segundo, não foram apresentados como novos. Terceiro, operavam em linha de fretamento exclusivo para funcionários de governo. Quarto, são para testes, a empresa não tem muito interesse em manter articulados. Se assim quisesse, aqui em BH teremos eles, porque tem linha para isso. No minimo fora solicitado os testes pelo órgão gerenciador. E só. E o Grupo Rodopass tem a melhor gestão de manutenção aqui em BH.

  3. Eu acho até pouca a diferença de idade desses aí kkkkk Desde a epoca de Tadeu Palacio tem onibus com mais de 10 anos rodando na cidade. Espero que o Holandinha leve mesmo essa historia a frente e resolva.

  4. Tem que ver isso. Que eu saiba esses dois onibus ai nao fazem parte da leva dos novos veiculos que estarão a disposição do povo… eram só pra um estudo de como seria a demanda e tal.

  5. Eles não anunciaram como novos não. Eles só disseram que eram dois onibus articulados que seriam usados pra saber como seria a demanda em Sao Luís. Não era definitivo

  6. Marco pelo o que eu soube estes onibus aí são apenas de teste, alias esses testes ja estao rolando ali na area itaqui bacanga faz um tempo. Os novos virão em outra leva, como os 30 que chegaram em novembro.

  7. É só ser esperto, pq essa armação antiga é feita pelas empresas de ônibus.
    Cantei essa bola em um comentário aqui!

  8. Ate hoje a ICN ainda não pagou 2 meses de salários do servidores que prestao serviços a SEMUS a icn alega a falta de repasse da prefeitura. Agora resta saber que está falando a verdade. Marcos da uma averiguada
    ai. E divulga no blog

  9. A essa manobra, dar-se o nome de Corrupção das partes. Empresário e Prefeitura.

  10. AÊ! Valeu a correção. Agora o comentário sobre o tal “busão”:
    O tipo de veículo se usado em grandes avenidas é show de bola! Poupa espaço na via publica, pois transporta quase o dobro de passageiros.
    Por já ter 4 ou 5 anos… bem, os demais tem quantos anos mesmo?
    Quanto ao “papo” de ser teste… HAHAHA! Isso parece ser mais uma cartada para mostrar que as empresas “se preocupam com o cidadão”; engodo puro!
    Mas eu quero mesmo é ver o prefeito ter peito para fazer as licitações do transporte publico de forma beeeem transparente.

  11. Além de ser ônibus usado, repito, esse modelo já foi utilizado pela empresa Taguatur na década de 90, se não me engano, e não vingou.

  12. Bi = dois, logo, bi-articulado = duas articulações…
    Corrija pelo amor de Deus, todos os blogs estão colocando errado. É um ônibus articulado e ponto.

  13. Marco, sou assíduo leitor de seu blog e compartilho c vc muitos de seus pontos de vista, mas neste post acho que vc forçou a barra. veja:
    1-Esse veículo não é BI-articulado, não possui 2 articulações, apenas UMA.(sanfona)
    2-Ele está em TESTE, EU não compraria um ônibus NOVO tão caro, sem antes ter a certeza que a cidade tem condições de receber um. eu iria antes testa-lo concorda?
    3-Ele, apesar, de ser 2010, tem apenas 4 anos de uso, e pertence a viação Primor/TCM, que como todos sabem tem o melhor serviço de transporte de SL, com uma frota nova, que é renovada em média de 4 em 4 anos(eu entendo bem do assunto, acredite), ele está muito melhor, em condições muito superiores aos que existem em circulação na cidade.
    Mas como vc não deve usar diariamente o nosso transporte público, que é sem dúvida, dos piores, do Brasil, fez esse post baseado em opiniões que colheu em diversos outros lugares por aí. Acredito que vc tambem não viu de perto este veículo, então acabou indo na onda do Maria-vai-com-as-outras. Repito; Eu conheço bem do assunto, não estou apenas sendo contrário à sua opinião. Esse empresário pelo menos, está tentando melhorar seu serviço, é apenas teste, se não der certo… pronto.

  14. Assim que vi a foto desse ônibus que na verdade é um articulado e não um biarticulado como estão comentando em todos os noticiários, fiz alguns comentários em alguns blogs e no face de que esse modelo seria um modelo ultrapassado porque os modelos atuais tem um design mais arrojado não esse quadradão apresentado, vi logo que seria mais uma manobra do prefeito com o empresário que mais investiu em sua campanha, porque todos viram os ônibus da Primor e da Maranhense maquiados na campanha do holandinha, isso é uma vergonha ou melhor mais uma GRANDE VERGONHA.

  15. Tenho vergonha de ter votado nesse sujeito, que eleito com o discurso da “mudança” e do “jeito novo de…” até o presente não disse a que veio, quando faz alguma coisa demonstra total despreparo e falta de visão para conduzir os destinos de uma cidade que há décadas padece da falta de uma administração que a coloque nos trilhos do desenvolvimento.
    Só tenho é que lamentar por ter ajudado a eleger um despreparado e não me resta outra alternativa que não seja aguardar 2016 para dá um basta nisso tudo.
    Lamentável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *